2 Dicas de Investimentos Para Quem Teme a Bolsa de Valores
Iniciantes do mundo dos investimentos costumam ter vrias dvidas:
Como, quando e onde investir? Qual o melhor investimento? Vale a pena
investir na bolsa de valores? arriscado? Quanto eu posso ganhar? Quanto eu posso perder?
Para ajudar esses investidores, escrevo este artigo com 2 dicas de investimentos perfeitos para iniciantes.
Dica Conservadora
Se voc deseja comear a investir mas tem um pouco de medo da bolsa de valores, no se preocupe. Ainda assim possvel encontrar investimentos lucrativos que possam te satisfazer.
Aonde?
Na renda fixa!
O investimento mais popular da renda fixa o Tesouro Direto, criado pelo Tesouro Nacional. Esses ttulos pblicos apresentam rendimentos muito superiores s cadernetas de poupana ao mesmo tempo em que mantm o baixo risco das poupanas.
Porm, existem vrias opes de ttulos do Tesouro, ento, qual escolher?
Eu gosto dos LTN's e dos NTN-B's.
Com um LTN, o investidor sabe EXATAMENTE quanto ir receber e em que dia. Se voc comprar um ttulo que gere 12% ao ano, poder ficar seguro de que ele render 12% ao ano at que o ttulo atinja a maturidade, seja recomprado pelo Tesouro e voc receba o seu investimento original mais os lucros dos anos em que seu capital manteve-se aplicado.
J os NTN-B's acompanham a inflao. Ou seja, se acontecer alguma catstrofe no mundo e a inflao atingir nveis picos, ainda assim o seu dinheiro estar 100% seguro e ser corrigido pelo prprio Tesouro Nacional. Os rendimentos dos NTN-B's costumam ser um pouco menores do que os dos LTN's, porm esse o preo que o investidor paga por ter uma segurana grande perante inflao.
Quanto eu posso ganhar?
Com os LTN's, por volta de 10-12% ao ano sem contar a inflao e com os NTN-B's, 5-6% acima da inflao.
Quanto eu posso perder?
O Tesouro Nacional guarda o seu dinheiro. O capital do investidor fica seguro e bem guardado. Sendo assim, voc s ir perder alguma coisa se o Brasil for falncia. E como isso est muito longe de acontecer, podemos concluir que totalmente seguro investir no Tesouro Direto.
Como investir?
Para iniciar os seus investimentos no Tesouro Direto, contate a sua corretora de valores preferida ou ento, fale com um corretor de sua confiana.
Dica Arrojada
Aqueles que desejam rendimentos maiores do que os dos ttulos pblicos mas ainda tem medo de
investir na bolsa de valores, podem aplicar suas economias nos Exchange Traded Funds, mais conhecido como ETFs.
O que so ETF's?
Eles so fundos de aes negociados como aes comuns na bolsa de valores. Enquanto um investidor tpico compra papis de uma empresa como a Petrobras pelo Home Broker, um investidor de ETF's compra cotas de um fundo da mesma maneira, tambm utilizando o Home Broker.
As vantagens dos ETF's so muitas. Em primeiro lugar, o investidor que no sabe exatamente onde investir encontrar nos ETF's a segurana da diversificao que ele tanto precisa. Isso acontece porque um ETF no nada mais do que uma parcela de um fundo que gerencia vrios ativos diferentes ao mesmo tempo.
Alm disso, muitos desses fundos seguem ndices brasileiros de aes. Portanto, se voc investir num ETF, estar diversificando seu investimento enquanto mantm uma alta rentabilidade e ainda investe em vrias empresas brasileiras ao mesmo tempo. Voc estar praticamente investindo no Brasil.
Mas em qual ETF eu devo investir?
No Brasil, os melhores e mais recomendados so os fundos de ndice da BlackRock e o fundo PIBB11. Pessoalmente, gosto dos fundos da BlackRock. Se eu pudesse escolher um especfico, ficaria com o SMAL11. Este fundo segue um ndice de small caps da bolsa de valores brasileira, a Bovespa.
E porque escolher um fundo de empresas pequenas? Apenas pelo fato de empresas pequenas terem um maior potencial de crescimento. Existem outras opes claro, mas comear pesquisando estes fundos citados uma tima idia.
Quando eu posso ganhar?
possvel fazer at mais de 100% ao ano. Porm, como um fundo ETF ainda faz parte da renda varivel, difcil dizer com exatido.
Quanto eu posso perder?
Existem chances de voc perder algum dinheiro no curto prazo. Mas como voc estar investindo em vrias empresas brasileiras ao mesmo tempo, o seu dinheiro s deixar de voltar para voc com altos lucros no futuro, se o Brasil passar por gigantes dificuldades financeiras.
Mas se voc manter o seu investimento por vrios anos, a tendncia que ele renda cada vez mais.
Como investir?
Assim como no caso do Tesouro Direto, eu aconselho que voc contate a sua corretora de valores ou um corretor de confiana :)
-
Acredito que iniciantes receosos de investirem diretamente em aes, encontraro nesse artigo dicas importantes e vlidas para comear a investir com o mnimo de medo e o mximo de retorno possvel.
2 Dicas de Investimentos Para Quem Teme a Bolsa de Valores
Por:
Mario TakashiwaPerfil do Autor
Mario Takashiwa um Agente Autnomo situado em Pedreira - So Paulo que descobriu
como investir na bolsa de valores em 1998 e nunca olhou para trs desde ento. (Artigonal SC #3223122)
Fonte do Artigo -
http://www.artigonal.com/investimentos-artigos/2-dicas-de-investimentos-para-quem-teme-a-bolsa-de-valores-3223122.html
Great Things about Cheap International Calls The Importance Of Pediatrician Continuity Updated Facts Delay Ejaculation - And Please Your Partners In The Bedroom Know something more About LASIK surgery before getting it Finding Your Identity In Starcraft The Importance of Stretching After You Run Toyota Etios To Go On Trial Production From Next Month Resident Evil Afterlife brings back the Familiar Mutated Faces Special Advantages of Air Bearings New Tips Some Tips For Getting Back Together After Breaking Up - Ways To Get My Ex Back Excellent Info Longer In Bed - How To Last Longer In The Bedroom Cleaning the Uniforms Refinishing Travertine Dallas Made Easy - Travertine Refinishing