Welcome to YLOAN.COM
yloan.com » misc » A Galiléia é o Centro Acadêmico de Jesus
Gadgets and Gizmos misc Design Bankruptcy Licenses performance choices memorabilia bargain carriage tour medical insurance data

A Galiléia é o Centro Acadêmico de Jesus

Como se pode comprovar, de acordo com a profecia de Isaas 8.23

, citada abaixo, esta regio est na mente e no corao de Deus. vital que o ministrio de Jesus se inicie nesse lugar Galilia para cumprir o que est escrito nas Escrituras. Neste estudo so apresentados argumentos que servem para avaliar e entender o por qu da escolha da Galilia, sem a preocupao de exaurir o assunto.

No haver mais escurido para o pas em angstia. Em tempos passados, o Senhor humilhou a regio de Zabulo e a de Neftali[1]. Mas, no futuro, cobrir de glria o caminho ao longo do mar, o pas a leste do Jordo e a Galilia dos estrangeiros (Is 8.23).

A obra de Schmitt, ainda que fico, elucidativa quanto dominao romana e o desejo de independncia que movia os galileus.

Foi nessa poca que os romanos passaram pela Galilia e que eu descobri que era judeu. Judeu, era preciso que eu o recebesse como insulto para me dar conta disso. Em Nazar, eles s estacionaram pelo tempo de uma parada para beber, mas o fizeram com a arrogncia, escarro nos lbios, daqueles que se julgam superiores, daqueles que se consideram nascidos para dominar. Das outras aldeias nos chegava o barulho de seus feitos, o nmero de patriotas mortos, as moas violentadas, as casas saqueadas. Nosso povo sempre foi submetido a mltiplas invases, dominaes, tutelas, como se nossa condio mais comum fosse de ocupados. Israel tem a memria dessas infelicidades e eu chego a me dizer, em algumas noites tristes, que, se Israel no tivesse sua f, talvez no fosse mais do que a memria de suas infelicidades. Quando os romanos atravessaram e humilharam a Galilia, eu me tornei um verdadeiro judeu. O que quer dizer que me pus a esperar. Esperar o salvador. Eles humilharam nossos homens, humilharam nossa f. Para a vergonha que sentia, eu s encontrava essa resposta ativa: esperar o Messias.

Os messias pululavam na Galilia. No se passavam seis meses sem que aparecesse um. Invariavelmente, o salvador chegava sujo, descarnado, a barriga vazia, o olhar fixo, e dotado de uma tagarelice de se fazer ouvir pelos insetos. No o levvamos muito a srio, mas o escutvamos mesmo assim, "no caso de", como dizia minha me (Schmitt, 2002, pp. 19,20).

De acordo com Horsley (2004, pp.21-28) tanto as tradies bblicas hebraicas, como a literatura judaica recente, apresentam o povo da Galilia como ardentemente independente. A Galilia, na parte norte da terra de Cana, sempre lugar de habitao de vrias tribos. Desde a antiguidade palco de luta por independncia dos supostos governantes. A primeira referncia literria da Galilia encontra-se em Juzes 5.18, e ajusta-se bem a esse cenrio de independncia, porque caracteriza a tribo de Zebulo como "povo que exps a sua vida morte, como tambm Naftali, nas alturas do campo".

Salomo d a Hiram vinte cidades na regio da Galilia (I Rs 9.11) junto com a populao que as habitam, naturalmente, porque as receitas tributrias se mostram insuficientes para pagar a madeira e o conhecimento tecnolgico, para a construo do Templo. No possvel determinar a instabilidade gerada por essa deciso.

A Galilia passa por vrios perodos de dominao: Jerusalm, Samaria, Assria, Prsia, Ptolemaida e os selucidas. Depois de oito sculos, a Galilia passa novamente ao domnio de Jerusalm, pelos irmos asmoneus de Judas Macabeus. Quando os asmoneus perdem o controle da regio para Roma, a Galilia se torna um reduto de explorao dos grandes projetos de Roma, por situar-se nos caminhos das naes. um perodo caracterizado pela conquista romana e reis nomeados.

Essa regio uma encruzilhada de imprios que procuram domin-la. Desta forma os galileus pagam alto preo por sua submisso ao domnio estrangeiro. No entanto, os galileus mantm uma paixo pela independncia e libertao desse domnio.

[1] Regio de Zabulo e Neftali: duas tribos israelitas instaladas a oeste do lago de Tiberades, na parte superior do rio Jordo. Este territrio tinha sido anexado pelos assrios entre 734 e 732 a.C., como tambm o territrio a oeste do Jordo e da Galilia. O caminho ao longo do mar ligava o Egito Sria, ao longo da costa palestinense. Sobre 8.23 e 9.1 ver Mt 4.15 - 16 e Lc 1.79. (BibleWorks, 2006)

A Galilia o Centro Acadmico de Jesus

Por: Marco Rocha

Perfil do Autor

Bacharel em Teologia da Escola Superior de Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. E Bacharel em Administrao de Empresa pelo Centro Universitrio Unisantanna. (Artigonal SC #3151992)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/religiao-e-esoterismo-artigos/a-galileia-e-o-centro-academico-de-jesus-3151992.html
Details About The Heated Blanket Do You Wear A Uniform At Your Job? If So, Check This Out What Do You Know About Metal Detector Tools Roger Waters Tickets - Reunited With Pink Floyd, For The Moment La Ley De Atracción Y La Balanza De Lo Que Pensamos Diferença Regional na Galiléia LANGTANG TREK Time To Create The Bath You Always Wanted Simão, Chamado Pedro Oral Thrush Mouth Ulcers New York Giants Tickets - Manning Gives Back To Alma Mater Attracting Many To Colorado
print
www.yloan.com guest:  register | login | search IP(216.73.217.108) California / Rosemead Processed in 0.017882 second(s), 5 queries , Gzip enabled , discuz 5.5 through PHP 8.3.9 , debug code: 28 , 5040, 85,
A Galiléia é o Centro Acadêmico de Jesus Rosemead