CULPAR OS OUTROS PELOS MEUS ERROS E FRACASSOS
O ser humano sempre quis culpar os outros pelo seu fracasso. So poucos os homens que culpam a si mesmo por ser um fracassado na vida. Quase sempre ele diz que algum tem culpa quanto aos seus erros e defeitos.
Os primeiros a levarem a culpa so os pais. No colocaram os filhos na escola, no lhes deu uma boa formao, no se lhe chamou a ateno, no lhe indicou os melhores caminhos e assim sucessivamente. Muitas vezes os filhos tm a cabea to dura que recusam qualquer orientao. No querem ir escola, preferem dormir at tarde, ficam a noite inteira no computador ou ouvindo msicas e maiorzinhos vo para a farra e s voltam de madrugada.
Quanto a religiosidade as coisas so mais complicadas ainda. At aos 5 anos ainda muito fcil os pais conduzi-los a uma igreja. Depois disto um Deus nos acuda. No h quem consegue lev-los a uma igreja. Dizem que uma coisa chata, coisa pra gente velha e da para frente.
Quando esto velhos que vo ver a grande besteira que fizeram. Ento eles culpam algum pelos seus fracassos. Como no podem mais culpar o Joo, a Maria ou a Teresa ento eles criaram um tal de diabo. E assim tudo o que de ruim que ele criou pra ele mesmo, ele culpa o diabo. O diabo isto, o diabo aquilo e assim por diante. O homem at que queria fazer as coisas bem certinhas, mas o diabo...
Por isto o diabo existe mesmo e foi criado pelos homens. Cada pessoa criou um diabo a seu modo e gosto. Cada um atenta de um jeito. Tem um que criou o diabo do sexo. O coitado do homem quer evitar, mas no pode ver uma mulher que o diabo atenta; outro criou o diabo da bebida,o coitado do homem quer evitar a cuja, mas o diabo atenta; outro criou o diabo da ganncia, o pobre do homem no quer surrupiar o bem dos outros, mas o diabo... Na escola os alunos criaram o diabo contra o estudo. At que os alunos gostam de estudar, mas o diabo...
J quase comum ouvir alguns comentrios idiotas por a, principalmente em certas igrejas que dizem: tem um anjinho do lado direito que s fala pra fazer coisas boas, mas h um capetinha do lado esquerdo que s incita a fazer o mal. O coitado de homem fica no meio dos dois e no toma nenhuma atitude. S faz aquilo que um dos dois ditarem. a tal da burrice pura. claro que sofremos alguma influncia tanto do lado bom ou do lado mal, mas temos o nosso livre arbtrio para fazer o que for melhor. Acontece que parece ser muito mais fcil, mais econmico, melhor fazer o mal que o bem. As conseqncias viro com certeza.
Somos os nicos culpados pelos nossos erros, no temos que culpar a seu ningum pelos erros e os fracassos que passamos nesta vida. Ao chegarmos do outro lado ningum vai nos perguntar qual a religio que professamos, onde foi que trabalhamos. No. Nada disto ser perguntado, mas perguntar-se-: O que fizemos de bom? Teremos ento que mostrar tudo de bom que fizemos, sem culpar a esta ou aquela pessoa.
claro que muita gente pode nos prejudicar sim, mas eu sempre tenho maneira de tomar posies para no continuar sofrendo permanentemente. E eu vou agir conforme o que estou sofrendo. Quem faz o mal vai pagar por isto, mais cedo ou mais tarde, mas a eu fazer um mal maior, assumo todo o risco de me perder.
Conheo uma pessoa que encontrou um agiota que lhe fez uma tentadora proposta. Ela fosse trabalhando e lhe dando o dinheiro como emprstimo. Com este e outro dinheiro ele montou uma financeira e emprestava dinheiro a juros altos. No princpio rendia um excelente juro e ele ia pagando direitinho. Na nsia de ganhar mais dinheiro esta pessoa foi trabalhando e repassando tudo o que ganhava ao tal agiota. Queria ter dinheiro para ter uma aposentadoria feliz e sem trabalho. Depois de 20 anos o agiota sumiu com todo o dinheiro e a pessoa ficou desesperada. Procurou o cujo por todos os meios, procurou autoridade, gastou ainda mais para recuperar o montante. Como no encontrou esta pessoa, no mais comia, nem bebia, no dormia, emagreceu, ficou doente e queria se matar. Foram 20 anos de trabalho e mais de 200 mil dados ao agiota. Culpa de quem? De Deus? Do Diabo? Do Agiota ou da pessoa?
Uma rapaz encontrou uma moa e passou a am-la sinceramente. Queria se casar com ela. A moa tambm amava muito a este rapaz e os dois resolveram se casar, mas os pais da moa no aceitaram o rapaz porque ele era pobre. Tudo foi feito para que o casamento se realizasse. Como no havia jeito mesmo, os dois se suicidaram. Culpa de quem? Do rapaz? Da Moa? Dos pais da moa?
Joo marido de Sebastiana. Ele no trabalha, vive de bicos, mas passa fome porque os bicos so raros. Joo no deixa Sebastiana trabalhar de jeito nenhum. muito ciumento. Para sobreviver os dois acabam roubando? Culpa de quem?
Uma famlia era muito feliz e um dia todos saram para fazer um bom passeio. Ento eles se divertiram muito, comeram, beberam, farrearam. Tarde da noite resolveram voltar para casa e qual no foi a surpresa? Tinham perdido a chave da casa. No podiam entrar nem mesmo no quintal, j que havia um muro muito algo. Culpar a quem?
So situaes que acontecem com todas as pessoas. Devemos encontrar solues e no passar a culpar este ou aquele pela tragdia.
Se um dia eu for para o umbral, ser por culpa nica e exclusiva de mim mesmo. No posso culpar a ningum por estar l no inferno. Afinal eu tive muitas e muitas oportunidades de me melhorar, mas eu continuei fazendo o mal, portanto devo arcar com as conseqncias. O nico responsvel pela minha felicidade sou eu mesmo, seja neste ou no outro mundo.
Por:
Henrique Pompilio de ArajoPerfil do Autor
(Artigonal SC #3265202)
Fonte do Artigo -
http://www.artigonal.com/relacionamentos-artigos/culpar-os-outros-pelos-meus-erros-e-fracassos-3265202.html
Safa Masjid in Goa – Appease Your Mind When Needles Hurt Беседка Является Неповторимым Элементом Дизайна Любой Территории Desligue seu Chuveiro no Verão!! CAD Conversion Choosing The Correct Magician For A Birthday Party Magic Show In Brisbane Is Feeding A hermit Crab Really That Difficult? Fight Night In Bangkok Why Do I Want To Be A Brisbane Magician? Formula 1 Betting - The Formula One Защитные Материалы Для Дерева Control Traffic Speed With Traffic Speed Bumps What Type Of Brisbane Magician Shall I Be?