Feliz Ano Novo
Feliz ano novo! Certamente, a frase mais ouvida s 00:00h do dia 1 de janeiro de 2010
. A chegada de um novo ano sempre nos enche de esperana e perspectivas de que dias melhores viro. O que passou, passou, o ano que se anuncia ser muito melhor. Adeus ano velho, feliz ano novo! Roupas novas, todos felizes, de branco para atrair a paz. Na mesa de boa parte da populao, uma ceia farta. Muita comida e bebida. Abraos carinhosos, felicidade, alegria e muita emoo. A fraternidade parece tomar conta de todos. Pena que, como em um conto de fadas, a euforia iria acabar no dia posterior com a seguinte notcia: Deslizamentos de terra causaram dezenas de mortes na madrugada do dia 1 em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. No centro de cidade, uma encosta cedeu e deslizou por cima de casas no Morro da Carioca. Na Ilha Grande, o deslizamento por conta das chuvas durante a madrugada encobriu a pousada de luxo Sankay, lotada de turistas, e mais sete casas, na enseada do Bananal. Cerca de 120 homens da Defesa Civil, dos Bombeiros e da Marinha participam do resgate. Equipes de busca j encontraram 39 corpos de vtimas dos deslizamentos de terras causados pelas chuvas em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, informaram autoridades na tarde deste sbado (02/01). De acordo com nmeros da Defesa Civil, 61 pessoas morreram no Estado devido s chuvas desde a ltima quarta-feira (30/12). (Fonte: Notcias. Terra). De acordo com Aristteles, a felicidade o bem maior a que todos almejamos. J hoje em dia - de acordo com a cultura instituda pelo capitalismo voraz, esse sentimento (felicidade) estaria intimamente relacionado ao consumo - ao poder de compra, como por exemplo: trocar de carro, comprar roupas novas e, preferencialmente de alguma grife bem-conceituada ou comprar a to sonhada cobertura de frente para a praia, em uma rea nobre do Rio de janeiro. Capitalismo que nos torna egostas e incapazes, at mesmo de olharmos para o lado. Como ser o novo ano para os familiares das vtimas desse deslizamento ocorrido em Angra dos Reis RJ? Problemas como esses se repetem todos os anos e providncias nunca so tomadas? Como desejar feliz ano novo aos nossos irmos africanos - torturados at a morte pela fome e pela misria? Como fazer votos de felicidade em 2010 para o povo iraquiano e para os soldados americanos sob ordens de um presidente que qualifica de justas guerras de ocupaes genocidas? (Frei Betto) Como pensar em celebrao com a tragdia ocorrida no Haiti de acordo com o premi, Jean-Max Bellerive, em entrevista concedida nesta quarta-feira (13), rede CNN, o nmero de mortos pelo terremoto que atingiu o pas poder superar 100 mil pessoas. Sei que para muitos as minhas expresses podero parecer pouco simpticas. Todavia, apesar disso, gostaria de enfatizar que quando desejamos feliz ano novo para algum, esperamos que esse algum, realmente seja feliz. No falo de uma pseudo-felicidade momentnea, ocasionada por uma conquista material, influenciada por uma poltica consumista, egosta e desigual que insiste em nos alienar. A verdadeira felicidade no uma conquista nica uma aquisio de todos. A sua Ferrari do ano custa o preo da misria de algum. O seu casaco de pele custa vida de milhes de animais (na Frana, por ano, 70 milhes de coelhos so mortos para esse fim). Peo desculpas aos meus leitores pela emoo do meu texto, mas infelizmente, a fonte de inspirao dessa vez no foi das mais animadoras. Estava assistindo ao noticirio, quando vi uma cena muito chocante e que me abalou profundamente: uma me haitiana, que j padece por viver no pas mais pobre da Amrica Latina; agora, ainda ter um sofrimento muito maior o de recomear sua vida sem suas filhas, que foram mortas pelo terremoto. Como ser seu ano novo? Acredito que muitos pais, que tambm perderam seus filhos, independentemente dos motivos, sabem muito bem como ser o ano de 2010 para essa me. Portanto, s teremos um feliz ano novo quando aprendermos a superar todas as barreiras do ano velho. Quando abandonarmos, principalmente, nosso egocentrismo e, em seu lugar, deixarmos florescer um altrusmo verdadeiro, entendo que felicidade nunca foi e nunca ser uma conquista nica. Feliz ano novo, com muito amor, paz, igualdade e fraternidade. Lembrando sempre que a verdadeira felicidade deve ser vivida em conjunto.
Feliz Ano Novo
Por:
Andr ReisPerfil do Autor
Acadmico de Direito no Centro Universitrio So Camilo - ES, empresrio h vinte anos e escritor de artigos.(Artigonal SC #1722806)
Fonte do Artigo -
http://www.artigonal.com/desigualdades-sociais-artigos/feliz-ano-novo-1722806.html
The True Strength of Steel Arlington Cemetery Iecont Dll File Missing - Beware ! Варикозное Расширение Вен - Как С Ним Бороться Cargo Control Chains Everything you should know about Passwords C079 Failed To Load Dynamic Library ? - Watch Out ! Xlive Dll Not Found ? - Fixing Tip ! youth of this modern materialistic world. The Benefits Of A Kettlebell Workout Get Chicken Coup Ideas Dll Failed To Register ? - It Can Be Fixed Now ! No Going Back
www.yloan.com
guest:
register
|
login
|
search
IP(216.73.216.6) California / Anaheim
Processed in 0.017719 second(s), 7 queries
,
Gzip enabled
, discuz 5.5 through PHP 8.3.9 ,