Heterarquia, Redes E Locações
Author: RINALDO BARROS
Author: RINALDO BARROS
De repente, neste limiar de ano novo, dei-me conta que minha produo intelectual tem sido fortemente crtica e voltada para a desconstruo do atual status quo. Dei-me conta de que tenho informaes capazes de contribuir para o incio de um debate do que seria efetivamente inovador na esfera poltica, pelo menos, aqui no patropi. Vejamos o que seria, de fato, inovao. Ensina o professor Bresser Pereira que uma poltica realmente inovadora exige a capacidade de seus formuladores de reduzir as desigualdades sem prejudicar as oportunidades de investimento dos empresrios. Para isso, precisa, de um lado, promover o aumento dos salrios com a produtividade e estimular a produo de bens de consumo bsico, e no de luxo; e, de outro, distinguir empresrios, cujos lucros devem ser satisfatrios, dos juros e aluguis dos rentistas, que devem ser moderados. 1) Heterarquia ensina a antroploga Karen Stephenson, em seu excelente Redes Humanas que as organizaes deveriam ser formadas por uma nova governana: hierarquias diferentes de forma a cooperar entre si para atingir objetivos comuns coletivos que no poderiam ser alcanados pelas mesmas organizaes individualmente, tal como ocorre atualmente. Ou seja, a colaborao sem abrir mo da competio entre organizaes ser fundamental para que a gerao de inovao para a sustentabilidade acompanhe a velocidade imposta pela transformao do planeta. Para que isso acontea, no entanto, lderes devero estar dispostos a um exerccio de desapego do ego organizacional, possibilitando que as organizaes evoluam de uma simples co-existncia, para a co-operao, para a co-ordenao, para a colaborao e, em ltima instncia, para a co-propriedade de idias. Dou em exemplo: recentemente, a revendedora de eletroeletrnicos Best Buy e a fbrica de motos Brammo, ambas dos EUA, anunciaram um consrcio para o desenvolvimento da Enertia, um novo modelo de motocicleta movido por baterias de ltio-fosfato recarregveis com eletricidade. Outro caso: a Basf e uma produtora de energia sustentvel dos Emirados rabes anunciaram parceria para a construo de uma cidade totalmente sustentvel; a qual servir como laboratrio para testar muitas solues para o futuro. Quanto mais diversa e criativa for a experincia, mais valiosa ela ser. Na verdade, o que quero deixar claro que a sustentabilidade no pode e nem deve ser pensada de acordo com padres antigos. uma nova lgica de atuao e por isso requer uma reinveno do modus operandi das organizaes, pblicas e privadas. Mais do que reinventar, a humanidade precisa reconhecer e se espelhar nos processos naturais. Ou seja, falo da criao de uma nova lgica para a cadeira de suprimentos e para os processos de manufatura que respeitem a vida no planeta ao substiturem a lgica do bero ao tmulo pela lgica do bero ao bero. preciso substituir gradativamente o atual sistema consumidor e gerador de resduos num entrelaamento de redes que celebre a abundncia natural, econmica e cultural. 2) Sociedades em Redes - segundo Manuel Castells, socilogo espanhol, as redes constituem a nova morfologia social de nossas sociedades. Ou seja, a difuso da lgica de redes modifica essencialmente a operao e os resultados dos processos produtivos e de experincia, poder e cultura. A sociedade em rede passar a ter uma capacidade infinitamente maior de circulao de informaes, um elemento fundamental na comunicao de estratgias para a busca de solues coletivas de longa durao. 3) Alugar em vez de comprar - por ltimo, existe uma pergunta que parece comear a iluminar, no apenas o final do tnel, mas o tnel inteiro: por que vender (ou comprar) se eu posso alugar ou simplesmente recarregar? Por que comprar um bem mvel ou imvel, se eu posso alug-lo e, ao usufruir da sua utilidade, resolver problemas e melhorar minha qualidade de vida e a do meu entorno. Imagine, caro leitor, uma sociedade onde a propriedade sobre os bens se torne relativa, e as empresas obtenham os seus lucros como rendimento de locaes, e no mais a partir da venda dos seus produtos. Uma sociedade onde o Estado construir, por exemplo, moradias, no mais para vend-las via financiamentos, mas para que sejam ocupadas mediante arrendamento, sob compromisso do usurio (depositrio fiel) para ser responsvel por sua manuteno e guarda. Imveis sem proprietrios, mas com dficit habitacional zero. Voc faz questo de ser proprietrio, ou prefere morar bem com sua famlia? A responsabilidade do caro leitor muito grande, pois s no existe o que no pode ser imaginado.About the Author:
Rinaldo Barros professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1988.
Atualmente, ocupa a Diretoria Cientfica da FAPERN Fundao de Apoio Pesquisa do Rio Grande do Norte, onde busca contribuir para que a disseminao do conhecimento cientfico e a prtica da pesquisa se tornem mecanismos de desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
Does The Magic Of Making Up Really Work - What are the Facts? Mistakes That Can Ruin Your Thesis Magic Of Making Up Second Chance Letter - What are the Facts? The Magic Of Making Up Book - What are the Facts? What To Look For In A Liposuction Doctor What Tools And Techniques Are Used During Liposuction? How To Get Well By Reducing Stress The American Quarter Horse: Faster Than A Speeding Thoroughbred What Causes Sciatica What Size Of Bowie Knife Is Best For Me? Grow Taller Secrets That Will Help You Quickly Increase Your Height! What is glucosamine sulfate? What is a Folate?