Meu Pai, Perfeito como eu
skip to main | skip to sidebar
skip to main | skip to sidebar
H algum tempo, aos noventa e trs anos, ele partiu para uma viagem sem volta ao encontro de minha me, com destino eternidade. To agarrado vida, uma vida que lhe foi to rdua, to sofrida, to cheia de altos e baixos.
To frgil, to submisso, to entregue; ele que foi na vida fortaleza, disciplina, hombridade, sistemtico, liderana e inteligncia.
No morreu nos meus braos como talvez fosse a vontade dele, morreu ao lado de uma minha irm que lhe deu mais amor do que qualquer um de seus filhos que so muitos. Findou-se como uma chama que vai se enfraquecendo lentamente atravs dos anos derradeiros at que, em certo momento, bruxuleia, treme, perde lentamente o restinho de fulgor e finalmente se extingue e parte na direo do infinito.
Ao seu lado estava ela, a filha que mais sofreu sua perda, a que deixava tudo para acudi-lo, para assisti-lo com infinita pacincia, dedicao e eficincia. Foi talvez por isso que Deus a escolheu para o angustiante momento do desenlace.
S Deus sabe o porqu de suas decises!
No podendo medir seus temores, seus horrores, suas fraquezas ou sua fortaleza; no posso analis-lo, pai, sem ser injusto e impreciso.
Para mim voc sempre foi e ser um forte; um esteio de minha existncia. Um pai enrgico, capaz de corrigir e at ser injusto, mas que sempre me norteou e, com maior ou menor punio era o muro onde meus erros esbarravam e se desfaziam. Acertadas as contas com voc, eu estava certo com o mundo. Voc cuidava de minha vida.
Voc foi estruturado num mundo de ascetas. De muito fazer, pouco ter, obedincia silente e respeitosa, de achar tudo justo.
O rigor com que a vida o tratou, as asperezas de seus caminhos, os intransponveis obstculos diante do menino que no podia se desviar nem desistir, no tinham como no marcar-lhe a alma profundamente.
O cdigo de tica da sociedade de sua poca e do interior de Gois; as tradies de famlia que impunham uma hierarquia forte, dura, imutvel e vigilante.
O Deus da poca que vigiava e punia a todo instante e em qualquer lugar; as assombraes que aterrorizavam; os demnios que cobravam sua parte em qualquer prazer experimentado; tudo oprimia e enrijecia as gentes.
Sua Inteligncia invejvel devia lev-lo a muitas interpretaes de tudo que o cercava; de tudo o que lhe impingiam, mas no havia parmetros alcanveis, mundos para serem comparados visto que a comunicao era exgua: nem TV, nem rdio, rarssimos jornais. Nas escolas ainda no se discutia a vida, mas to somente se decoravam coisas; meio de transporte rudimentar e vagaroso eram o carro de bois, a carroa e o cavalo. Os horizontes eram, assim, muito limitados e de difcil transposio.
Viver do prprio trabalho, embora os adultos no reconhecessem, era desde o momento em que as foras j dessem para fazer alguma coisa e a mente capacitasse a obedecer.
Uma criana de oito anos, ou menos, j trabalhava do nascer ao por do sol.
Punies vinham a toda hora.
Elogios s para o trabalho e a obedincia cega.
Opresso para idias, palpites e criatividade.
O homem tinha que ser macho a toda prova, mas sexo era indecncia, pecado, falta de carter.
Sim, meu pai, esse era o seu mundo com suas regras.
Aos quatorze anos voc viajava sozinho montado em um cavalo indo de cidade em cidade levando correspondncias, fazendo entregas. Viagens com chuva ou sol, frio ou calor, noites escuras como breu e dias de chuva ou de sol, mas sempre com muito cansao e grande solido.
Imagino voc num mundo cheio de fantasmas, capetas, onas, lobos, e mesmo pequenos animais que sem serem perigosos surgiam na noite, de repente, causando grandes sustos. O cavalo refugava, o corao dava saltos no peito; a mente chamava desesperada algum santo do cu estrelado; mas o medo era engolido e voc seguia em frente, impregnado de cansao, animado pela vontade de chegar ao pouso, no mais das vezes apenas um rancho sem ningum dentro e onde barbeiros e morcegos esperavam impacientes.
Mais do que ser forte, corajoso e tenaz; era necessrio ser imbatvel e ter orgulho do que fazia.
Mais tarde, com menos de vinte anos, voc comandava tropas levando bois de Palmeiras a Barretos; setecentos quilmetros, ou mais ; percorridos cavalo, lidando com gente, disciplinando, administrando e cuidando de tudo para manter o grupo em harmonia e fazer a entrega na data marcada.
Voc conseguia porque era exemplo em sua conduta obstinada e rgida, mais consigo mesmo, do que com o restante da tropa.
Depois veio o exrcito no tempo da ditadura Vargas, onde ptria, hierarquia, disciplina e honra vinham antes de tudo. Ptria era algo concreto que no dependia de se impregnar o indivduo da necessidade de am-la. Os outro itens eram pregados, ditos, repetidos e exigidos at que se tornassem parte do pensamento, da conduta, da prpria vida.
Ento, um dia, surgiu minha me com sua doura, sua beleza, sua meiguice e o encantou. Tambm ela encantou-se com sua fora, seu porte fsico, seus olhos azuis. Minha me era a ternura, a doura que precisava de uma mo forte para ampar-la. Voc, o homem enrijecido pelo tempo e a vida, precisava da afabilidade e a ternura daquela morena de cabelos negros e ondulados e de sorriso encantador e que alm de bela e graciosa, era inteligente e culta.
Dessa unio nasceram onze filhos entre homens e mulheres, dos quais nove sobreviveram. No fao a menor idia de como seria possvel criar to numerosa prole nos dias de hoje e menos ainda naqueles dias.
Foram muitos os percalos, os momentos felizes e os de dificuldade e at de desespero.
No dia em que minha me morreu, o mundo ruiu. Ruiu para mim, para todas as pessoas da casa e ruiu para voc. Esse verbo muito mais suave quando o lemos do que quando o vivemos. Cada um de ns foi destrudo social e psiquicamente. Voc tambm foi. No h como qualquer um de ns aquilatar o quanto essa falta foi capaz de destroar o corao e a alma de cada um; de infelicitar irremediavelmente pelo resto da existncia, cada um de ns; de fragilizar, de deprimir, de desanimar, de desesperar, de desamparar.
Cinqenta anos se passaram e eu ainda no voltei a ser o mesmo. No posso, pois, exigir isso de ningum.
Agora que voc partiu, e passado algum tempo, parei para essa reflexo e gostaria de ter-lhe dito muito mais vezes que o amei e amo com o amor do filho que tudo fez para brilhar, para merecer sua admirao e seu orgulho. Depois que vivi e fui intensamente testado pela vida; sofri e vi pessoas sofrerem, ganhei, perdi, tive xitos e falhas; depois de um amadurecimento ocorrido a durssimas penas; sou capaz de imaginar o quanto a vida foi dura com voc.
Quero guardar de ns dois, na lembrana, os melhores momentos nossos. As pescarias, os casos que voc contava de sua vida, os bons momentos de voc com minha me e ns; as vezes em que eu o visitava na sua casinha, j na sua viuvez, a euforia que vivi ao enviar-lhe o telegrama dizendo que eu passara no vestibular de medicina e o dia em que voc foi ao baile de minha formatura numa noite fria na beira do lago do Parano.
Talvez Deus exista e conceda-nos um reencontro numa outra dimenso onde com minha me e todos nossos entes queridos conheamos a convivncia plena onde o amor se expresse pela alegria irradiada em cada gesto, em cada riso, em cada olhar; pelo prazer de estarmos juntos.
Rilmar agosto de 2010 (Blog do Rilmar.com)
Meu Pai, Perfeito como eu
Por:
Rilmar Jose GomesPerfil do Autor
(Artigonal SC #3198767)
Fonte do Artigo -
http://www.artigonal.com/cronicas-artigos/meu-pai-perfeito-como-eu-3198767.html
What to Look for in the Nursing Uniforms How To Get Rid Of Pests & Bed Bugs Nothing Is As Good As International Calling Cards For Cheap Calling Rates Raschig Rings Make Binding So Easily A stroll around the Port Harcourt City Long-term Results Of Lasik Get The Most Reliable Remote Tech Support For Your Pc The Importance Of Shingle Roof Replacement Cold Sore Cure: What You Need To Do Now To Get Rid Of Cold Sores Hummer limo los angeles A Fleet of Different Limousine Limo rentals Santa Monica – Choose The Limosine You Want to Hire Limousine rentals Ventura County- A Perfect Way to Party Rental limousine Brentwood - Economy limousine