Welcome to YLOAN.COM
yloan.com » misc » PRECISAMOS MUDAR NOSSO JORNALISMO " URGENTE"
Gadgets and Gizmos misc Design Bankruptcy Licenses performance choices memorabilia bargain carriage tour medical insurance data

PRECISAMOS MUDAR NOSSO JORNALISMO " URGENTE"

Oh! Pobre jornal tu no s mais o mesmo

Oh! Pobre jornal tu no s mais o mesmo. Lembro-me que entrei na redao de um jornal, o diretor me pediu para fazer uma reportagem policial numa determinada delegacia, fui investigar, descobri que a reportagem que ele me pediu j tinha sido noticiada a dois dias atrs.; legal eu descobri o fato , o diretor gostou e me colocou como reprter policial ( foca linguagem jornalstica) a partir daquele dia, vejam fui buscar a noticia na sua origem, passei horas a fio tentando descobrir um caso passado. Para mim o jornalismo isso investigativo, descobrir a noticia, informar bem ao povo e acima de tudo ser tico., pois sua funo para informar ao povo . O jornalismo atual est fundamentado numa retrica dos filsofos sofistas "Por isso, Para se relacionarem com o mundo e com os outros humanos, os homens devem valer-se de um instrumento - a linguagem, para persuadir os outros de suas prprias idias e opinies. Scrates, Aristteles e Plato, foram contra as idias sofistas que criaram sua tica prpria ao mudar comportamentos. Como se pode observar, senso moral e conscincia moral so inseparveis da vida cultural, uma vez que esta define para os membros de uma cultura os valores positivo e negativos que devem respeitar e desejar ou detestar e desprezar. Para que haja conduta tica preciso que exista o agente consciente, isto , aquele que conhece a diferena entre o bem e mal, certo e errado, permitido e proibido. A pessoa moral , s pode existir se preencher as seguintes condies: " Ser consciente de si e dos outros, isto , ser capaz de reflexo e de reconhecer a existncia dos outros como sujeitos ticos iguais a si. Ser dotado de vontade, para controlar e orientar desejos, impulsos e tendncias. A tica do jornalista a mesma do cidado. O jornalismo participa da construo social, por isso entre vrios fatos apurados s alguns sero publicados ou veiculados, levando em considerao critrios com a caracterstica do veiculo. Suas rotinas de produo e a prpria presuno de quem o seu pblico. Portanto no tratamos a realidade objetivamente como alguns acreditam. No jornalismo, a objetividade no surgiu para negar a subjetividade, mas sim reconhecer a sua inevitabilidade. Seu verdadeiro significado est ligado idia de que os fatos so construdos de forma to complexa e subjetiva que no se pode cultu-los como expresso absoluta da realidade. Pelo contrario, preciso desconfiar desses fatos e propor um mtodo que assegure algum rigor ao report-los. Com esse esprito foram criadas as tcnicas do LEAD E DA PIRMIDE invertida na virada do sculo 19 para o 20. Elas substituram o jornalismo opinativo pelo factual, priorizando a descrio objetiva dos fatos. Mas, conforme deixou claro o jornalista americano WALTER LIPPMANN, que sistematizou essas tcnicas em 1920, no livro PUBLIC OPINION, "o mtodo que deveria ser objetivo, no o reprter".Vivemos numa sociedade onde as reportagens viraram manipulao da opinio publica As normas jornalsticas tem muito mais importncia do que preferncias pessoais na seleo e filtragem de noticias. A objetividade surge porque h uma percepo de que os fatos so subjetivos, ento podemos concluir que eles so mediados por indivduos com interesses, carncias, preconceitos e, inclusive ideologias. Nesse sentido inevitvel a existncia de batalhas ideolgicas nas redaes, mesmo que amenizadas por um conjunto de procedimentos profissionais. O bom jornalismo se caracteriza pela eficiente administrao e respeito tica. Palavra grega ethos significa aquilo que predominante nas atitudes e sentimentos dos indivduos de um determinado meio, mas tambm o esprito que move o coletivo. Ou seja, H sempre uma ligao vital entre o individuo e a comunidade, que haja mais respeito pelo publico e construam um bom Jornal.

PRECISAMOS MUDAR NOSSO JORNALISMO " URGENTE"

Por: Jose Silveira de Oliveira

Perfil do Autor

Jos Silveira de Oliveira - Formado Teologia/Filosofia - Faz parte da Arquidiocese Militar do Brasil. (Artigonal SC #2919259)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/precisamos-mudar-nosso-jornalismo-urgente-2919259.html
Five Ways to Stop Snoring Tonight Is Fasting Extremely an Effective Manner to Lose? What Oil is Best for My Skin - Take a Guess? Coconut Oil! Podium Steps For That Competitive Edge Much Ado About Sugar -- Getting Rid Of Your Sweet Tooth 3 Ways To Prepare For December 21, 2012--The Last Day Submission: The Wrong Way What You Can Do to Help Your Dry Skin Feel Alive What is Enjoying Between Your Ears Achieve Top Rank By Combining Css With Seo Why You Should Use A Cast Iron Skilet Prostate Problems -why Do I Need To Go To The Toilet So Much? Where Do I Sell My Timeshare Now
print
www.yloan.com guest:  register | login | search IP(216.73.216.41) California / Anaheim Processed in 0.027618 second(s), 5 queries , Gzip enabled , discuz 5.5 through PHP 8.3.9 , debug code: 10 , 4416, 85,
PRECISAMOS MUDAR NOSSO JORNALISMO " URGENTE" Anaheim