Welcome to YLOAN.COM
yloan.com » misc » VEDANTA E CRISTIANISMO
Gadgets and Gizmos misc Design Bankruptcy Licenses performance choices memorabilia bargain carriage tour medical insurance data

VEDANTA E CRISTIANISMO

ENSINAMENTO DE CRISTO

ENSINAMENTO DE CRISTO

Domingos Vieira

Vejo o ensinamento de Cristo da seguinte maneira: em primeiro lugar, procuro ver a mensagem em si, desvinculada do Cristianismo, at onde isso possvel. Apenas uma das formas do Cristianismo foi aceita quando da sua oficializao como religio do imprio, na poca de Teodsio, por motivos polticos, sociais e econmicos. As outras formas foram banidas, proibidas. Dos ensinamentos que chegaram aos nossos dias, inclusive os contidos nos evangelhos apcrifos, destaco trs afirmaes, que, para mim, so fundamentais.

1 Buscai o reino de Deus e sua glria, e todas as outras coisas vos sero acrescentadas (Mateus 6:33);

2 O reino de Deus est dentro de vs (Lucas 17:21);

3 Vs sois Deuses. (Joo 10:34 Cristo cita Salmos 82.6)

A primeira afirmao a de que se deve buscar o reino de Deus em primeiro lugar. Essa a principal coisa a ser feita na vida. No significa isso negar o buscar os meios de sustento, a sade, constituir ou no uma famlia, gerar ou no filhos. Na nossa sociedade atual, lutar pelo ganho do sustento, pela profisso e, se possvel, por sucesso, posio, prestgio, tornou-se a busca principal para a maioria.

A segunda afirmao a de que o reino de Deus est dentro de cada um. Essa frase j foi transformada para "o reino de Deus est entre ns", etc. O reino de Deus est dentro de vs, entre ns e em toda parte. O reino de Deus a totalidade da vida, manifesta e imanifesta. Mas deve-se buscar o reino no "lugar" mais prximo possvel dentro de vs. Se busco a fonte de mim mesmo, tenho de encontrar a minha origem em Deus. No h outro criador. Eu surjo de Deus.

A terceira afirmao a de que "vs sois Deuses". O Cristo disse isso citando Salmos 82:6. Se fosse dizer a mesma coisa a apenas uma pessoa, o Cristo teria de dizer: "Voc Deus".

O Cristo no disse: "Busque primeiro uma igreja, ou uma comunidade religiosa, ou um livro sagrado, ou um mosteiro, ou uma orao, ou fazer boas obras". Ele disse: "Buscai primeiro o reino de Deus".

A palavra "Deus" vem do snscrito "Dyaus", que significa o espao exterior, os cus. Dyaus, Zeus, Deus, Cus.

Quando Moiss, de acordo com "xodus", perguntou a Deus quem ele era, a resposta foi a frase "Ehyeh Asher Ehyeh", que traduzida como "Eu Sou esse Eu Sou", "Eu Sou quem Eu Sou", ou "Eu Sou o que Eu Sou". Existem alguns que traduzem como "Eu serei o que serei". A meu ver, essa traduo no se aplica, porque "eu serei" implica tempo, e Deus atemporal. Deus o presente atemporal. O suposto tempo pertence criao. Mesmo com a criao, Deus continua sendo atemporal.

O tetragrama judeu para o nome de Deus "YHWH". Quando Moiss perguntou a Deus qual a resposta que deveria dar quando lhe inquirissem quem o enviou a seu povo, Deus respondeu: "Diga que 'Eu Sou' lhe enviou". Portanto, Deus est chamando a Si prprio de "Eu Sou". Assim, o tetragrama YHWH tem de significar "Eu Sou", o nome de Deus. A pronncia parece se aproximar de Yahu, que originou Jah e outros nomes do Ser Supremo. Acrescentando-se vogais ao tetragrama, formou-se a palavra "Yahweh", que modificou-se para "Jav" e "Jeov".

Ramana Maharshi, um dos maiores Mestres espirituais de todos os tempos, para quem a descoberta da Verdade a principal ao a ser empreendida pelos seres humanos, a que est em primeiro lugar e acima de todas as outras, recomenda que a investigao seja feita voltando-se a ateno, em primeiro lugar e sempre, para o sentimento "Eu Sou", presente em cada um.

Uma pessoa diz, p.ex., "eu sou brasileiro". Mas, o que dizer de um indivduo que nasceu neste mesmo territrio antes de ter sido nomeado de "Brasil", por causa de uma rvore da cor da brasa?

Um indivduo se forma em economia, p.ex., e diz "eu sou economista"; digamos que depois ele se forma em histria a ele diz "eu sou economista e historiador"; posteriormente, ele se forma em psicologia agora ele diz "eu sou economista, historiador e psiclogo".

Um indivduo cristo e diz "eu sou cristo". Depois se converte ao Islamismo; agora ele diz "eu sou muulmano". Ou o contrrio.

Portanto, ser brasileiro, economista, historiador, psiclogo, cristo, muulmano, etc., so coisas circunstanciais, acrscimos. Acrscimos a qu? A "Eu Sou". "Eu sou" o que permanente, estvel. "Eu sou isso, eu sou aquilo" o ego. O puro "Eu Sou", sem misturas, sem acrscimos, Deus. Deus est em cada um. Cada um, verdadeiramente, Deus. "Vs sois Deuses". "Voc Deus". A libertao consiste na descoberta individual dessa verdade.

Ramana Maharshi recomenda que se preste ateno a esse sentimento de "Eu", de "Eu Sou", de Existncia-Conscincia. "Eu" conscincia; "Sou" existncia. A existncia conscincia. Essa Existncia-Conscincia ilimitada, atemporal. S quando se acrescenta alguma coisa "Eu sou isso", "Eu sou aquilo" que se limita, aparentemente, a Existncia-Conscincia.

As idias, as imagens, os conceitos, necessrios para se viver em sociedade, no mundo, se tornam um empecilho quando se quer descobrir a Verdade. Nesse campo, toda a atividade de ideao, toda "episteme" (literalmente "sobreposio"), tem de se aquietar. "Aquieta-te e sabe que Eu Sou Deus". J que Deus disse a Moiss que ele, Deus, "Eu Sou" ("Eu Sou esse Eu Sou"), pode-se dizer tambm: Aquieta-te e sabe que "Eu Sou" Deus.

Os conceitos, as imagens, as idias, encobrem a Verdade, encobrem o "Eu Sou", encobrem Deus. Mas s encobrem aparentemente, assim como a mo colocada na frente do rosto encobre, aparentemente, o sol. Na verdade, a mo interposta ao sol e aos olhos no encobre realmente o sol. E para que a mo e o que pode ser percebido em torno possam ser vistos, preciso que haja a luz do sol. No se pode cobrir o sol.

Ramana Maharshi, pois, recomenda que se preste ateno ao "Eu Sou", que se d ateno ao verdadeiro Si Mesmo. Para facilitar a auto-ateno, ele recomenda que sejam feitas as perguntas: "Quem sou eu?"; "De onde surge o pensamento 'eu'?"; "Qual a fonte do pensamento 'eu'?"; "O que isso que aparece como 'eu'?" Essas perguntas ajudam o indivduo a voltar a ateno para o "Eu Sou" sem acrscimos, sem misturas, sem conceitos, "Eu Sou" Deus. Eu no sou as idias que tenho a respeito de mim mesmo, pois a idia no a prpria coisa. Quem sou eu?

Para os que no conseguem fazer essa investigao direta, Ramana Maharshi diz que podem fazer um pouco de exerccios respiratrios, um pouco de repetio de mantras, de cnticos, de adorao, ou qualquer outro tipo de prtica de natureza religiosa, at que a mente tenha fora suficiente para a auto-indagao, quando ento essas outras prticas podem ser abandonadas.

Paulo: "No sou eu quem vive, mas o Cristo que vive em mim". O Cristo aparece em cada um depois que o ego morre. O Cristo j est ali, mas o ego funciona como a mo interposta ao sol e aos olhos. Para que os conceitos, as idias, as imagens, as representaes sejam vistas, preciso que haja a luz do "Eu Sou", a luz da Existncia-Conscincia. Morre o "homem velho" e fica o Cristo, filho de Deus.

Inquirido sobre o significado da crucificao, Sri Ramana respondeu: "O corpo a cruz. Jesus, o filho do homem, o ego, ou a idia eu sou o corpo'. Quando o filho do homem crucificado no corpo, o ego perece, e o que sobrevive o Ser Absoluto. a ressurreio do glorioso Si Mesmo, do Cristo, Filho de Deus".

Ramana Maharshi diz que a ateno voltada para o "Eu Sou" faz com que os conceitos definhem, o ego se dissolva, e fique existindo apenas como uma corda queimada, que, embora mantenha aparncia de corda, no serve para amarrar mais coisa alguma.

Fala-se sobre a salvao. De que que temos de ser salvos? Evidentemente, temos de ser salvos da iluso, da perdio, de estarmos perdidos na iluso, da iluso de estarmos perdidos, salvos da ignorncia, salvos da vida que no plena e que , portanto, sofrimento, medo, angstia, banalidade, insuficincia interior, vazio, morte.

Quem Jesus? O que significa Jesus? O nome "Jesus" uma modificao decorrente das transformaes para o grego e o latim do nome original, "Yahushua", formado a partir do tetragrama YHWH, Yahu, acrescido do verbo "salvar". A palavra "Jesus", Yahushua no original, significa, portanto, que o "Eu Sou" que salva. Quem salva o "Eu Sou". "Eu Sou" a salvao. O "Eu Sou" o Cristo em ns. O "Eu Sou" Deus. Ns somos esse "Eu Sou". "Eu e o Pai somos Um".

assim que vejo o ensinamento de Cristo. A discusso sobre a existncia da figura histrica de Jesus irrelevante, porque Yahushua (O que salva o "Eu Sou").

VEDANTA E CRISTIANISMO

Por: Domingos Vieira

Perfil do Autor

(Artigonal SC #3202387)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/religiao-artigos/vedanta-e-cristianismo-3202387.html
Abc Of Getting An International Driver Permit Install Soffit Vents For Optimum Temperature Control 5 Ways To Curb Your Bridezilla Impulses The Shining Path Movement in Peru Встраиваемые Светильники В Современных Интерьерах Советы По Набору Мышечной Массы Landlord Responsibilities - What Are A Private Landlord's Responsibilities? Substance Abuse Is A Treatable Dis-ease! CPA Instruments by Ritoban Charkrabarti Быть Собой, Быть Вместе (Автор - Святослав Лецкий) Взламывая Материальный Мир (Автор - Лецкий Святослав) Key Considerations when Selecting an LMS Benefits of a Person's Membership in an Alumni Association
print
www.yloan.com guest:  register | login | search IP(216.73.216.114) California / Anaheim Processed in 0.019907 second(s), 5 queries , Gzip enabled , discuz 5.5 through PHP 8.3.9 , debug code: 67 , 9024, 85,
VEDANTA E CRISTIANISMO Anaheim