o quê Eu sou?
"Eu cantei o amor e a vida, e
"Eu cantei o amor e a vida, e
Busquei na poesia, expressar a paixo maior.
Dediquei os meus sonhos, os sentidos e a lida,
Para provar de uma existncia melhor.
Eu lutei, s vezes, quase morri nas muitas batalhas vividas.
Derramei lgrimas sentidas de tanta alegria e de infindvel dor.
Porm, cada lgrima chorada, lavou-me as feridas, que curadas, deixaram apenas marcas, como pegadas para um tesouro de raro esplendor.
Nas lgrimas de alegria, chorei o pranto quente do amor, seiva da vida; revelando-me a grandeza divina que sou.
Nas lgrimas infindveis de dor, chorei o pranto descrente, porm foi este quem me revelou o Criador.
Mas, somente ao fim desta vida, minha vida, saberei, com verdade, o que fui e o que fiz de bom."
(Life)
Tenho respostas para os problemas, mesmo que no sejam as solues. Mas, se estiverem recheadas de dvidas, perguntas, com certeza, sero a sada: reflexo e ao. Assim, s sei que quase nada sei, quando me deparo com o novo, em confronto com o questionamento alheio, ou com a ocorrncia dos fatos inusitados, descubro, percebo que algo existe em mim, como parte de um todo, que o reconheo com o biolgico, ou com o gentico, com o psicolgico, sem entender quando, como, quanto e porqu, sei apenas que estava l, informao pronta a ser usada, estimulada, ampliada, contextualizada, emersa, praticada... Sinto que aprendi, compreendi e apreendi.
s vezes penso em buscar a origem, o momento do gnesis... Pergunto-me: ser que li, sonhei, escrevi, fiz, vivi?
A cabea como uma casa com muitos cmodos, mveis e compartimentos que precisam de manuteno e conservao; precisa da prtica diria e constante do questionamento, da reflexo. Quando a simples manuteno no basta, torna-se necessrio uma arrumao, faxina, seleo dos bens que ficam, dos bens que sero reformulados ou descartados para outros lugares. A reforma da mente o reconhecimento da necessidade de adequao ao tempo e ao espao, para uma melhor qualidade de vida que seja reflexiva no coletivo, mesmo enquanto apenas pensamos ou agimos sozinhos. Essa reforma envolve o reconhecimento das coisas, dos fatos, dos valores, dos sentimentos, das aprendizagens com os erros e com os acertos. O esvaziamento das aes e emoes no deve existir, nem de contedos e, principalmente, nem de intenes. preciso deixar a conscincia agir, necessrio e urgente deixar o inconsciente fluir, emergindo com ele toda a natureza humana, natureza intrnseca do cosmo. As diferenas existem para o equilbrio, para o controle, para a evoluo.
A educao criou-me numa natureza fragmentada, pelas cincias, pelas informaes. Mas a minha natureza evolui, com a necessidade que se cria de interagir com polivalncia e transdisciplinaridade. A ingenuidade, a simplicidade correlaciona-se com a especialidade e com a complexidade. A minha ignorncia se esclarece na sabedoria do outro e o outro se ilumina na minha expresso, no questionamento, no esclarecimento, com elucidao.
Assim, a educao nasce, clama, por utilidade, misso, vocao e faz-se com objetivo, planejamento, com contedo, com ao em cada ato, em cada fato, em cada reflexo; mesmo de maneira informal sem burocracias; no convvio direto, indireto das relaes familiar, individual ou social. um ciclo, um cosmo, e s vezes, o prprio caos. E nesse momento que ocorre a ebulio, a gnesis de um novo processo.
Tais processos evoluem na minha mente que at parecem loucura, pois so intra, inter, extra, hiper-ligados. Como um laser que tem o poder de construir e destruir, passa, perspassa, ultrapassa o concreto, sendo abstrato. coeso, natural, tem seu objetivo, sua prpria fora, mas, como toda ao pode ser controlado, como os pensamentos, as informaes, as emoes, as reflexes.
Pude provar do ciclo natural da vida, o cosmo (o ciclo hora de chegar, hora da ao como sujeito ou como objeto, hora de acabar). Ingressei na administrao escolar para atender um aconselhamento: "Ser eterno ser til" (Frei Vitrio Mazzuco Ofm.), depois de seis meses da primeira gravidez, no via em meu filho a continuidade de sua vida, mesmo acordada, vises me perturbavam. Um trabalho foi uma sada para fazer para o outro o que o outro faria por meu filho. Depois de 14 anos registrando, acompanhando, sugerindo, instigando, inspirando, sonhando com uma ao mais concreta e evidente (que no se apalpa, mas que se integra e se reconhece na construo do outro), voltei para a sala de aula como aluna do Curso de Pedagogia. No caminho que eu percorri, sob a ao das foras da natureza, principalmente a natureza materna, com o crescimento do segundo filho (por problemas degenerao na pele e baixa imunidade) tive que deixar a administrao escolar, para garantir um equilbrio pessoal e familiar. Terminado este ciclo, quando pensei que tudo sabia, que seria apenas manter e administrar as aes, ingressei na sala de aula como professora e pude sentir em cada rosto, em cada mente, em cada desejo, em cada questionamento que a minha vez de garantir a continuidade da humanidade (no s como pensava pela maternidade), mas por uma contribuio pensada, praticada, refletida, interligada de sentidos e contedos, no s pelos meu crescimento ou interesse, mas com desejo, beleza, alegria pela continuidade dos meus dias na responsabilidade de colaborar na construo da pessoa do outro, na sua situao cidad, humana, na sua vida.
Como diz Edgar Morin(1),"potencialmente, todo sujeito no apenas ator, mas autor, capaz de cognio/escolha/deciso. A sociedade no est entregue somente, sequer principalmente, a determinismos materiais; ela um mecanismo de confronto/cooperao entre indivduos sujeitos, entre os "ns" e os "Eu".
o qu Eu sou?
Por:
roseli apda andreotti felixPerfil do Autor
Nascida em 1964, cursou Pedagogia (15 anos aps terminar o Ensino Mdio, por morar numa cidade pequena, no interior de So Paulo, que no oferecia condies de trabalho e estudo (1981). Formou-se no IMES/So Manuel (1999) e IESB Preve/Bauru (2005). Trabalhou na juventude com jornalistas, polticos e educadores. (Artigonal SC #3344210)
Fonte do Artigo -
http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/o-que-eu-sou-3344210.html
La Admiración, La Mejor Arma De Seducción The Power Of Repeat Payment Аренда Жилой Недвижимости, Советы Для Нанимателей ¿Quién Es Tu Mejor Amigo? Cuando Alejas El Amor De Manera Inconsciente Bimetallic Thermometer Remove The The Shield Deluxe 2010 - How to Remove The The Shield Deluxe 2010 right away Как Сделать Так, Чтобы Девушки На Сайтах Знакомств Самолично На Вас Бросались? Remove The AV Checker - How to Remove The AV Checker right away Cuando Alejas El Amor De Manera Incosciente What Is Right For Me Disfruta Al Máximo De Tu Soledad Удаление Вмятин Без Покраски