subject: Carta De Sr. Paulo Renato [print this page] Author: Silvana Spina Author: Silvana Spina
Recebi em minha humilde residncia uma carta dosecretrio de Estado da Educao, sr Paulo Renato. Vejam s como o professor reclama de barriga cheia. Na carta, ele diz que com muito entusiamo que ele apresenta a nova proposta de Valorizao pelo Mrito. Trata-se de um projeto que promove de forma radical as carreiras do magistrio em So Paulo. Ele pretende com isso tornar atraente a profisso e fazer a sociedade voltar a ter respeito pelos mestres como teve outrora. Paulo Renato ainda diz que est muito satisfeito com o projeto e nos pede que examinemos o material (este que j est aprovado sem a nossa opinio prvia) com esprito aberto sem pensar apenas nos benefcios econmicos, mas sim na melhoria do ensino nas escolas pblicas. Que apelo! Eu acho que os professores caem nessa, j que somos todos idealistas e no h nada que os docentes queiram mais do que melhorar a educao neste pas. A carta fala que o professor poder receberter at 100% de aumento efetivono salrio caso: 1) Faa um exame de promoo de professores (prova que o candidato dever tirar nota 6,7,8 ou 9 em cada fase consecutivamente) 2) Passe por uma anlise da vida funcional do professor. At a, sem problemas. O impasse comea quando o texto diz que s sero beneficiados em cada processo de promoo at 20% do contingente integrante de cada um das faixas. Isso significa queo docentepoder at passar na prova e ter um vida funcional impecvel que mesmo assim h chances de ele no ser promovido. demais, no acham? Vamos combinar uma coisa: Que tal se ns cidadosfizessemos um testeneste mesmos moldesnos polticos (esses mesmos que fazem tantas leis absurdas que s nos "desbeneficiam"), s que um mais fcil, porque vocs sabem, dependendo da demanda, precisamos baixar o nvel de exigncia. Ser que algum deles conseguiria receber esse aumento? No sou contra o projeto, acho-o at interessante, mas est parecendo a lenda do pote de ouro no fim do arco-ris... Vocs conhecem a lenda eo que acham?About the Author:
Sou professora h 16 anos e na tentativa de no enlouquecer com tamanhos absurdos que acontecem no "planeta escola", resolvi comear a escrever textos sobre educao. Estou escrevendo para convidar-lo a ler os meus textos, pois afinal esta a idia: soltar o meu brado na tentativa de ser ouvida. Escrevi-me neste espao tendo como objetivo divulgar idias, trocar informaes e discutir assuntos importantes.