Board logo

subject: Uma Alternativa À Demência Do Ter [print this page]

Uma Alternativa À Demência Do Ter

Author: Renato Arajo
Uma Alternativa À Demência Do Ter

Author: Renato Arajo

Fao uma pequena retrospectiva da histria do Movimento Ecolgico Gacho. Tudo comeou nos idos de 1940 com Henrique Luiz Roessler, em So Leopoldo, Rio Grande do Sul. Roessler era um gacho que lutava ativamente contra a caa ilegal de animais silvestres. Atuando fortemente com propaganda de educao ecolgica, ele considerado o primeiro ecologista do Brasil. Posterior a ele, e por sua influncia, Augusto Carneiro tornou-se tambm um ecologista. Advogado que funcionrio pblico, atualmente com 86 anos, foi responsvel por grande parte do sucesso de Lutzenberger. Era o Carneiro que tratava dos problemas burocrticos para Lutz. Foi o verdadeiro mentor da AGAPAN (Associao Gacha de Proteo ao Ambiente Natural), com ajuda de Lutzenberger. O Carneiro e o Lutz desencadearam uma evoluo na luta ecolgica, no s brasileira, mas tambm mundial. Isso por volta dos anos 70 e 80. J nos anos 90 houve a tomada da AGAPAN por uma figura controvertida chamada Giovane Gregol. A partir da, a AGAPAN deixa de ser a referncia de entidade ecolgica, como era quando Lutzenberger estava na direo. E hoje, j no sculo XXI, o movimento ecolgico est em uma fase latente. Tem muita energia em potencial, resultado de indignao reprimida. O caos ecolgico abrange o econmico, o social e o poltico. Sem uma conscientizao, que a meu ver conscincia mais ao, o movimento ecolgico continuar latente e no manifesto. nessa conjuntura que estou inserido no Movimento Gacho em Defesa do Meio Ambiente (Mogdema). E uma de minhas proposies a elaborao do Eco Manifesto Gacho. Pois, um movimento social, para atingir seus objetivos, primeiro tem que saber claramente quais so seus objetivos, alm de sistematizar uma metodologia de ao a longo prazo. Todas as teras-feiras Mogdema se rene. Tenho muita esperana nesse movimento, mas minha esperana pr-ativa. Eu fao e depois pergunto se concordam, e o que propem caso no concordem. Espero que funcione assim. A sociedade est mesmo um caos. O sistema de valores e o comportamento so pautados por uma patologia que chamo de Demncia do Ter. Tudo est focado no consumo. Desde sonhos, sonho de consumo, at pessoas, minha namorada, meu filho. Da que a funo de um movimento social, como o Mogdema, de unificar as pessoas, criar uma coeso e assim gerar uma energia gregria capaz de promover uma verdadeira evoluo social. Uma evoluo pautada na compreenso de que agir utilizando a razo, a emoo, e a intuio de forma equilibrada s trar resultados mais sbios. uma viso holstica do ser humano. Holos do grego todo. Uma percepo sistmica da realidade. Totalmente naturalista, que atribui lei da causalidade uma importncia fundamental. O que impulsiona tudo isso a indignao, e o que mantm acesa a chama da batalha o Amor.About the Author:

Renato Arajo ecologista gacho formado em tcnico em Meio Ambiente, atuando como voluntrio na Fundao Gaia - Legado Lutzenberger

welcome to loan (http://www.yloan.com/) Powered by Discuz! 5.5.0