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subject: Espiritualidade Ou Mundanismo [print this page]


Author: Antonio Paiva Rodrigues
Author: Antonio Paiva Rodrigues

ESPIRITUALIDADE OU MUNDANISMO Os padres atuais do mundo muda no compasso de uma fora voraz, qual um furaco destruindo uma cidade. Muito tem se falado em mundo mundano em detrimento da espiritualidade. A espiritualidade para o homem algo de belo, proveitoso, inspirador, que enleva seu Esprito a uma escala bem mais alta, em comparao aos que ainda no adotaram de vez essa prtica ferica, divina e abenoada por Deus. Algum motivo, ou nuanas diversas tem levado o homem a esquecer-se dos benefcios da religio em troca dos prazeres terrenos, que no frigir dos ovos so diretrizes perniciosas que o direcionam ao vicio, as drogas, a violncia, ao uso da fora para aniquilar seu irmo e quem se intrometa em sua vida. O instinto tem dominado o ser humano de uma maneira to genica que os atos praticados por eles muitas das vezes nos levam a acreditar que foi ao de um animal irracional, ou uma monstruosidade sem limites que s podemos qualificar de bestialidade. O homem um ser imperfeito bem verdade, mas o Pai Amantssimo deu-lhe todas as ferramentas para torn-lo bom e consciente do que faz. Verdade espiritual ou ttica mundana? A doutrina da infalibilidade papal refora a batalha do Papa contra as foras da democracia e do liberalismo. Os padres e os parmetros do mundo no devem ser aconselhados, conforme afirmou Paulo. O Papa Pio X no queria faz-lo, quando o mundo se transformava mais secular, nacionalista, e antipapista. Em 1864, ele condenava os erros perniciosos como o progresso e a civilizao moderna e nos idos de 1870, o Conclio Vaticano I inseriu a armadura antiliberal do Papa a doutrina da infalibilidade papal. Esse dogma quando a chefe da Igreja Catlica de refere ex-cathedra, no exerccio de sua responsabilidade como pastor e mestre de todos os cristos (catlicos) como tambm de sua autoridade apostlica suprema sobre assuntos de f ou morais, sua viso incontestvel. A doutrina foi promulgada em 18 de julho de 1870 em meio a acontecimentos que tirariam do Papa grande parte de sua autoridade em Roma. Isso aconteceria no como uma nova descoberta, mas como uma afirmao atemporal. verdade que muitos papas que fizeram a histria da igreja catlica no se comportaram como deveriam e os fiis ao catolicismo ainda sofrem discriminaes por esses atos desabonadores da conduta de diversos papas durante o decorrer da histria. Alm da vida desregrada de alguns papas, outros criaram dogmas que ainda so praticados nos dias atuais. Em 709, o Papa Constantino, que era de nacionalidade Sria, instituiu o costume de beijar os ps do Papa. Em 528, o Papa Flix IV, instituiu o rito da extrema-uno. Em 871, o Papa Adriano II, o ltimo Papa casado e tambm o primeiro a sugerir o casamento civil (para proteger as mulheres dos possveis abusos da parte dos homens que adotaram o costume do casa-separa), introduziu o uso do sino nas igrejas da velha Europa. Segundo sua opinio, os ecos do sino serviriam para espantar os demnios. Continuando sobre Pio IX ele se tornou Papa em 1846, uma escolha que causou muita surpresa. O lder austraco Metternich, ironizando afirmava: Estvamos preparados para tudo, menos para recebermos um Papa liberal. Acontece que no ano de 1848 surgiram muitas revolues violentas e a perda dos Estados papais para o novo reino da Itlia em 186 foi inevitvel. Em julho de 1870 as tropas francesas foram retiradas de Roma, com isso a cidade Eterna passou a ser a capital da Itlia. Houve uma ciso entre germano-falantes, mas a maioria dos catlicos aceitou a doutrina, usada sempre com raridade. Com o poder do Papa enfraquecido, no ano de 1871, ele ocupava uma determinada rea de 44 hectares de Roma, no entanto o poder espiritual aumentou sobre os fiis. Voltando na histria em 325, no Conclio de Nicia (hoje uma cidade da Turquia), 318 bispos reuniram-se para debater as mais polmicas questes concernentes igreja, como o dogma da Trindade, o Credo dos Apstolos e a expulso do primeiro herege de peso, rio de Alexandria. No ano de 400, no Conclio de Toledo, dado ao bispo de Roma, pela primeira vez, o ttulo de Papa. O nome de derivao grega papai, termo carinhoso para os ancios. Na histria da Igreja Catlica muita gua correu por debaixo da ponte, mas poucos sabem destas nuanas, somente estudiosos e historiadores conhecem com detalhes. Existem os perodos conturbados do sculo I ao IV que formou as bases do que mais tarde seria conhecida como Igreja Catlica Apostlica Romana. Como impossvel separar a histria dos Templrios, Druidas, Ctaros e outros hereges da histria da Igreja Catlica Apostlica Romana, pode ser Intercalado um estudo a respeito de cada igreja ou religio. bom que se frise que: Uma das coisas importantes que devem ficar bem claras que os mrtires acreditavam na Reencarnao, de maneira muito semelhante aos espritas dos dias de hoje. Por esta razo deixavam-se martirizar com tamanho afinco. Eles diziam que no importava quantas vezes os romanos os sacrificassem, eles retornariam para continuar pregando. Mais tarde, quando a Igreja Catlica Apostlica Romana absorveu esse bnus de 400 anos no catolicismo, ela transformou esses mrtires em santos e defensores do catolicismo. Os papas Estevo I e Sisto II passaram praticamente seus mandatos enfrentando os Novacianos e os romanos e no tiveram tempo hbil para organizar outros projetos. Pinamos o seguinte: Entre outros descalabros, conta a histria de um Papa que na verdade era uma mulher disfarada, Joana. Ela teria engravidado de um servial, Floro, e dado luz em plena procisso at o Palcio do Latro, sendo morta e atirada no Rio Tibre em seguida. E por a vai o desfiladeiro de Papas gays, ninfomanacos, ladres, fraticidas e cheios de filhos bastardos, por sculos a fio. Repito: acredite se quiser (mas no deixa de ser uma leitura curiosa). Pena que no fiquei com um exemplar. No Cear, talvez muito mais que em outros estados nordestinos, o catolicismo ainda um poder de fato - como j foi no Sudeste, at h 50 ou 60 anos. O calendrio catlico lei e as pessoas so sinceramente beatas, muitas vezes fanaticamente. Grande parte dos homens com mais de 50 anos fatalmente foi interno de seminrios na infncia ou adolescncia.

Palavra de cardeal ou bispo, l, vale tanto (ou mais) que a do governador e a do presidente. Por isso, essa proliferao de escritores cearenses malhando a igreja catlica dessa forma, e com tal rigor, no de se espantar. No estamos a malhar ningum estamos repassando o que aprendemos com estudo mais apurado das religies, pois os cristos de hoje s estudam a Bblia e nada mais. E mesmo assim a maioria s a entende pela parte literal sem a retirada de uma vrgula. O que est aposto aqui no foram acontecimentos criados por ns e sim o que aprendemos atravs de estudos e pesquisas, mas no podemos imputar culpa aos catlicos por erros cometidos pelos que comandaram a religio no decorrer dos tempos, por isso nominamos a matria de Espiritualidade e Mundanismo. O Grande Joo Paulo II foi o nico Papa que teve a simplicidade de beijar o solo que pisava e pedir perdo pelos erros de sua igreja no passado, e era um homem abenoado e espiritualizado. ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DA ALOMERCE E DA AOUVIRCEAbout the Author:

Jornalista, Radialista,Gestor de Empresas(Administrao), Bacharel em Segurana Pblica, Acadmico de Letras, Membro da ACI(Associao Cearense de Imprensa)e da Associao De Ouvintes de Rdio(AOUVIR/CE) esprita por convico, gosto de escrever crnicas, poesias, contos, fao resenha de livros, comento, fao novelas de rdio e agora pretendo compor letras de msica, gosto de leituras e escrevo uma mdia de trs matrias dirias e j tenho mais de 1.000 publicadas.Lancei recentemente o livro;80 Anos da ACI(Associao Cearenses de Imprensa) e Detalhes sobre a Histria do Rdio no Cear, Brasil e no Mundo.




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