subject: Educação À Distância [print this page] Author: Valria Arajo Cavalcante Author: Valria Arajo Cavalcante
EDUCAO A DISTNCIA (EAD) A educao distncia ou EAD um termo usado para se referir formao ou aprendizagem cuja mediao estudante-professor-contedo atravs de alguma tecnologia de informao e comunicao. Seu principal diferencial em relao ao modelo clssico a forma no presencial de aprendizagem. Os termos mais usados so educao a distncia (EAD), Formao distncia (FAD) e Aprendizagem aberta distncia (AAD). Os termos e a prpria escrita dessa modalidade educacional j falam por si, no h como separ-la do meio de entrega do contedo e da forma de interao, ou seja, as Tecnologias da Informao e Comunicao (TICs). Existem vrios modelos de EAD, aqueles que se utilizam da internet, como na Educao on-line, outros modelos de EAD que oferecem cursos semipresenciais e/ou que se utilizam de outras mdias alm da internet, j existem outros com tecnologias U-learning, sem fio (GPRS, 3G, I-Mode, WAP, Wifi) onde se pode acessar os contedos, fazer atividades pelo celular. A EAD est sob a gide do decreto n 5622 de 19/12/2005, que regulamenta o art. 80 da lei n 9.394 (Lei das Diretrizes e Bases da Educao Nacional) de 20/12/1996, em que se estabelecem as diretrizes e bases da educao nacional. Segundo o citado decreto, caracterizada como modalidade educacional em que a mediao didtico-pedaggico nos processos de ensino e aprendizagem ocorre por meio do uso de tecnologias de informao e comunicao. Nesta modalidade, alunos e professores desenvolvem atividades em lugares e tempos diversos. Esta caracterstica, aliada aos avanos tecnolgicos da informao e comunicao tem contribudo de sobremaneira para a crescente procura por cursos distncia, muita embora ainda haja bastante preconceito. Porm, o EAD tem-se constitudo numa verdadeira ferramenta de rompimento de barreiras para a educao, permitindo maior acesso, independente de lngua, espao geogrfico e tempo. Na medida que dinamiza os modos de ensinar e aprender, estimula a criatividade e a interao pedaggica entre os envolvidos no processo, tambm se desenvolvem paralelamente formas mais acertadas de aplicao dessa modalidade dentro do contexto brasileiro. Apesar da formalizao do da educao distncia s ter ocorrido pela lei 9493/1996, iniciativas neste sentido ocorriam desde muito cedo. Alguns eventos so considerados como pioneiros na rea, entre eles a Fundao da Rdio Sociedade do Rio de Janeiro em 1923( Roquete Pinto e Henrique Moritz), a doao da mesma rdio por Roquete Pinto para o Ministrio da Educao e Sade passando a se chamar Rdio-Escola Municipal do Rio de Janeiro em 1934, criao do Servio de Radiodifuso Educativa do Ministrio da Educao em 1937, criao do Instituto Rdio Tcnico Monitor em So Paulo em 1939, fundao do Intituto Universal Brasileiro em 1941, lanamento de cursos bblicos por correspondncia pela Igreja Adventista Brasileira em 1943, criao do Sistema Radioeducativo Nacional em 1957 e o Servio de Assistncia Rural-SAR em 1958. Depois desse perodo inicial, e em especial depois da LDB/1996 e seu art. 80, acompanhado do aumento do uso das TICs, a educao a distncia vem se expandindo no Brasil. A Secretaria de Educao Distncia (SEED) foi criada pelo MEC atravs decreto n 1917/1996, surgindo neste mesmo ano, o programa TV Escola. A partir de ento foi criado o Programa Nacional de Informtica na Educao - ProInfo (Port. MEC n 522), o Programa de Apoio Pesquisa em Educao a Distncia Paped em 1997 e a regulamentao da educao a distncia no pas pelo dec. N 2494/1998. Atravs da Portaria n 301/1998 foram normatizadas as formas de credenciamento das instituies de ensino para oferta de cursos distncia, em nvel de graduao e educao profissional tecnolgica. No ano de 2000 surgiu a UniRede, um desdobramento do Consrcio Interuniversitrio de Educao Continuada e a Distncia-Brasilead, termo de adeso ao consrcio UNIREDE assinado por reitores e diretores de instituies federais, estaduais e centros de educao tecnolgica. Nesta data, o MEC e a UniRede assinavam convnio para realizao do curso de extenso a distncia. Ainda no ano de 2000, o Ministrio da Cincia e Tecnologia-MCT, por meio da port. N 129/2000 constituiu grupo de trabalho para elaborar projeto de infra-estrutura tecnolgica com o objetivo de implantar a Universidade Virtual Pblica do Brasil. Esse projeto foi concludo em 2005 e entre seus objetivos est a articulao e integrao de um sistema nacional de educao superior a distncia, em carter experimental, visando sistematizar as aes, programas, projetos, atividades pertencentes s polticas pblicas voltadas para a ampliao e interiorizao da oferta do ensino superior gratuito e de qualidade no Brasil. Na viso do MEC a Universidade Aberta do Brasil (UAB) um modelo de sistema, um projeto pra ser desenvolvido, que necessitar de parcerias na forma de consrcios nas trs esferas de governo, com a participao das universidades e outras organizaes interessadas para ter sucesso. A UAB, j conta atualmente com conta com parcerias com o Banco do Brasil, Instituies Federais e Estaduais de nvel superior e Cefets. O modelo tradicional de educao, que o presencial, caracteriza-se, pelo comparecimento presencial s aulas, que ocorrem em horrios e turnos pr-determinados, contando com a presena fsica do professor que faz a exposio da matria em mdia de 45 a 50 minutos por aula. Logicamente, esse professor pode se utilizar de apresentao de slides, apresentao de filmes relacionados ao assunto abordado, promover debates em sala, enfim, usar de diversos meios para tornar sua aula dinmica e atrativa. Porm, o que se observa na grande maioria das vezes uma mera exposio do contedo, sendo o aluno um mero receptor. Dentre as limitaes do ensino presencial a oferta dos cursos em horrios fixos, na maioria das vezes comercial, ou s diurno ou noturno, dificultando o acesso do aluno que trabalha em determinados ofcios. Outra questo, que muitos cursos no so ofertados em determinadas regies dos estados ou municpios brasileiros, constituindo mais uma dificuldade de acesso aos mesmos. O modelo de ensino distncia, torna o aluno mais responsvel pelo seu nvel de aprendizado, visto que o prprio modelo o estimula pesquisa. Um diferencial bastante determinante a forma de interao, que apesar da distncia mais atraente pela prpria dinmica da forma como so entregue os materiais e feitas discusses em fruns, levando ao aluno a desenvolver a habilidade de se expressar e interagir com os colegas do o tutor, quebrando barreiras de distncia e tempo. A flexibilidade de horrios que dispe o aluno, facilita que pessoas com determinadas ocupaes no se privem de cursos que desejam fazer por conta da incompatibilidade de horrio. O modelo de ensino a distncia abre um leque de oportunidades, porm necessrio prim-la e estar atento a sua qualidade, para que esta formao no venha a no futuro prximo a cair em descrdito. Para isso, o preparo de tutores, formadores e a participao ativa dos alunos so fundamentais. Dependendo do tipo de EAD, o suprimento da ausncia fsica do professor ser feita por meio de comunicao e interao virtual, como por exemplo, participao em fruns, bate-papos, email, udio e videoconferncia. O restante do tempo livre ser destinado a atividades, pesquisas, trabalhos acadmicos, atividades dirigidas pelo professor, leitura de materiais da biblioteca virtual, entre outros. No modelo pedaggico andraggico aquele em que, o adulto tem autonomia com relao ao seu aprendizado, sendo ele gestor do seu tempo e ritmo. Devido as caractersticas do pblico alvo e do perfil deste, se percebe que o modelo andraggico se aplica mais ao EAD. Na EAD, a didtica assume os mesmos princpios da didtica geral e das disciplinas, pois para cada disciplina/contedo, seja presencial ou a distncia, um modelo de didtica aplicado. No entanto, como a comunicao pedaggica mediada por dispositivos tecnolgicos, requer alguns processos metodolgicos oriundos de outras reas disciplinares, como gesto de projetos, engenharia, tecnologias sncronas e assncronas, entre outras. De qualquer modo tudo passa pelo planejamento, que a previso das aes e procedimentos que o tutor vai realizar junto a seus alunos, e a organizao das atividades discentes e das experincias de aprendizagem, visando atingir os objetivos estabelecidos. Os princpios bsicos da didtica so os elementos do planejamento: estabelecimento de objetivos, seleo dos contedos, escolha das estratgias de ensino, dos recursos didticos e da forma de avaliao. Ao se planejar o ensino, deve-se, antecipar de modo organizado todas as etapas do trabalho escolar. Assim, numa disciplina se tem uma viso global de todas as fases e etapas a serem seguidas, de modo que qualquer que seja a amplitude, a natureza ou o contedo da disciplina, o planejamento o mesmo. Os alunos de EAD podem dispor de diversos materiais para auxili-los nas pesquisas, como: Cd-Rom, material impresso e contedos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem AVA, outros recursos como vdeo-aula, videoconferncia podem ser usados pelos tutores de modo extra com estratgias didticas, devendo o contedo estar em harmonia e entrelaado entre as mdias. Tcnicas que podem ser usadas em sesses de aulas presenciais ou distncia envolvem bastante diversidade. As estratgias que mais favorecem a interao no sistema EAD so: discusses individuais ou em grupo via espao off line ou on line, avaliao se a quantidade do contedo pode ser transmitido de modo eficaz no tempo proposto, diversificar e estabelecer etapas para as atividades do curso evitando exposies longas, alternar exposies do contedo com discusses e exerccios, estar ciente do ritmo e estilo diferenciado dos alunos e estimul-los, humanizar o curso, usar sempre que possvel exemplos e casos localmente relevantes para auxiliar os alunos na compreenso e na aplicao do contedo do curso, fazer perguntas diretas, personalizar o envolvimento, ser atencioso quando procurado, enviar mensagens de estmulo e lembranas dos prazos da tarefas. Algumas tcnicas podem ser exploradas no EAD, so elas: o questionamento, como forma de expandir um determinado tpico e dar ao tutor a noo de absoro do contedo pelo aluno; estudo de caso, onde uma situao colocada pelo tutor para avaliao e apresentao de relatrio individual pelo aluno; as discusses orientadas ou painis de discusses, til no recolhimento de opinies ao mesmo tempo que revisa a matria; os exerccios ou prticas individuais ou em grupo; atividades em campo; o brainstorming (tempestade de idias) onde se abre espao para o mximo de solues de problemas; painel de reaes, onde se estimula a participao da audincia (alunos, professor e convidados), que so instrudos a fazerem perguntas ou apresentar caminhos alternativos durante uma apresentao e a demonstrao.About the Author:
Sou formada e ps graduada na rea de sade. Por realizar treinamentos na rea de segurana do trabalho tenho desenvolvido trabalhos e pesquisas recentes neste campo, inclusive um curso a parte nessa rea. Ministro aulas em ps-graduao de Medicina Intensiva e Terapia Intensiva e estou atualmente me preparando para cursos de EAD. Gosto de escrever, inclusive tenho poemas e crnicas publicadas. Na rea educativa tenho materiais como vdeos, Cds e apostilas. No momento preparo um livro na rea de UTI para publicao, penso num futuro prximo.