Board logo

subject: CONSULTORIA ON LINE - DINÂMICA DE GRUPO - CORPO REAL, CORPO IDEAL [print this page]

DINMICA DE GRUPO - CORPO REAL, CORPO IDEAL

Recentemente recebi um e-mail de um colega que adquiriu alguns CDs e um dos Livros que editei. No texto, ele solicita algumas elucidaes sobre determinada dinmica. Transcrevo nosso dilogo para que voc tambm possa aproveitar as dicas.

Eis o e-mail:

----- Original Message -----

From: Marcos

To: marisej@terra.com.br

Sent: Tuesday, August 03, 2010 2:25 PM

Subject: Informao Dinmica

Marise, boa tarde!

Em julho de 2008 adquiri alguns CDs e o livro Vivncias para Dinmica de grupos.

Estou desenvolvendo um treinamento com os gerentes da empresa onde trabalho, e vou aplicar uma das dinmicas que voc apresenta o no teu livro (acima mencionado), que est no captulo 1: Vivncia 8: Corpo. Quero te pedir uma orientao sobre a aplicao da dinmica.

Pelo que li da dinmica ela esta alinhada com o foco do treinamento que estou desenvolvendo, ou seja, vou reunir neste treinamento todos os gerentes da rea administrativa da empresa e os gerentes das unidades. O que pretendo com a aplicao dessa dinmica evidenciar a viso que eles tem da empresa como um todo.

Minha dvida com relao aplicao da dinmica : quando dividir o grupo em 03 subgrupos, eu devo informar, separadamente, aos subgrupos que eles vo desenhar a cabea, o tronco e os braos, e as pernas e ps que representa a empresa? E pedir para que eles conversem e decidam nos respectivos subgrupos como vo retratar a empresa, conforme a parte do corpo que cada subgrupo vai desenhar? Ou no falo nada e apenas passo a tarefa na hora que o subgrupo entrar na sala para executar a atividade?

Penso que se pedir para os subgrupos se organizarem com antecedncia como iro retratar a empresa atravs do desenho, uma forma de estimular o dilogo, o planejamento e a discusso em grupo para executarem a atividade. Acredito que assim fica mais prxima do objetivo que quero atingir com a aplicao desta dinmica, ou seja, evidenciar como o grupo enxerga a empresa atualmente, reforar a importncia de mudarem suas posturas e enxergarem a empresa como um corpo organizacional, como um todo e que todos trabalham em na mesma empresa, apesar de estarem em unidades/locais diferentes.

Marise, obrigado pela ateno.

Cordialmente,

Marcos

Segue a resposta:

Perfeito!

A tua fala est to continenti com a dinmica contida em CORPO IDEAL, CORPO REAL de meu outro livro "Jogos e Vivncias nas Empresas" (pg 106). Ao final, transcrevo-a para que a conheas melhor.

Podes dividir em 3 subgrupos - Cabea, Tronco, Membros - ou, dependendo do nmero de participantes e dos objetivos, em 05 subgrupos - Cabea, Braos, Tronco, Pernas, Corao - que fica bem interessante, tambm, pois trabalha a questo da emoo e de como as pessoas se tratam, a qualidade do relacionamento interpessoal em si.

"Devo informar, separadamente, aos subgrupos que eles vo desenhar a cabea, o tronco e os braos, e as pernas e ps que representa a empresa?"

Sinto que bem mais efetivo colocar as palavras em um saquinho e deixar que cada subgrupo retire "na sorte" a palavra que constitui a tarefa - E pedir para que eles conversem e decidam nos respectivos subgrupos como vo retratar a empresa, conforme a parte do corpo que cada subgrupo vai desenhar? Ou no falo nada e apenas passo a tarefa na hora que o subgrupo entrar na sala para executar a atividade? A dica que passo no livro - e que adoto - a de deixar o grupo livre para a sua produo. Anuncio o objetivo da vivncia e deixo que construam.

Caso algum j conhea a dinmica, pode tentar "convencer" os demais para que seja efetuado um trabalho conjunto. Caso isso acontecer, o Facilitador ir elogiar, mais tarde, a iniciativa do gestor em "vender know-how" com vistas a melhores resultados e tambm elogiar aos demais, por terem aceito a sugesto e no ficar "batendo cabea" inutilmente.

Pode acontecer de ele, mesmo sabendo e passando a dica, no ser aceito e cada subgrupo, igual, ficar tentando sozinho. Isso demonstra a pouca qualidade da comunicao existente entre o time e a necessidade de aprimorar os relacionamentos e aceitao de idias.

Em qualquer uma das situaes - desenho em conjunto ou desconexo, a anlise ser sobre o produto final (bem melhor quando colado na parede) e pedir a eles que digam o quanto esta figura retrata ou no a realidade empresarial.

O que precisa ser melhorado.

Em que j esto fortes.

"Penso que se pedir para os subgrupos se organizarem com antecedncia como iro retratar a empresa atravs do desenho, uma forma de estimular o dilogo, o planejamento e a discusso em grupo para executarem a atividade."

Minha prtica tem mostrado que, quando produzem assim mais "emocionalmente" fica mais rico para analisar e processar, depois, mais "logicamente". Trazem mais situaes reais de seu dia a dia. O dilogo se estimula em cima do produto, fazendo com que lembrem de situaes e fatos. Acredito que assim fica mais prxima do objetivo que quero atingir com a aplicao desta dinmica, ou seja, evidenciar como o grupo enxerga a empresa atualmente, reforar a importncia de mudarem suas posturas e enxergarem a empresa como um corpo organizacional, como um todo e que todos trabalham em na mesma empresa, apesar de estarem em unidades/locais diferentes. Este o prprio objetivo da dinmica.

Uma das minhas experincias:

Certa vez, apliquei esta dinmica com os gestores de uma empresa de exportao.

Acesse o blog e conhea a experincia e o passo-a-passo da dinmica mencionada.

CONSULTORIA ON LINE - DINMICA DE GRUPO - CORPO REAL, CORPO IDEAL

Por: Marise Jalowitzki

Perfil do Autor

Gacha de Crissiumal-RS-Brasil, 57 anos, me, av e todos os demais parentescos, todos amorosos. Educadora, ps graduada em RH pela FGV-RJ, International Speaker pela IFTDO (Virginia-EUA).

Livros publicados: Manual Comentado de Jogos e Tcnicas Vivencias, Jogos e Vivncias nas Empresas, Vivncias para Dinmica de Grupo (A Metamorfose do Ser em 360 Graus), Lidando com o Vampirismo nas Relaes Interpessoais, Perdendo o Medo, ganhando Motivao!, Postura do Facilitador de Grupos nas Organizaes. (Artigonal SC #2955166)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/psicologiaauto-ajuda-artigos/consultoria-on-line-dinamica-de-grupo-corpo-real-corpo-ideal-2955166.html

welcome to loan (http://www.yloan.com/) Powered by Discuz! 5.5.0