subject: Condicionantes Da Qualidade Do Aprendizado [print this page] Author: Carlos Henrique Arajo Author: Carlos Henrique Arajo
Condicionantes da qualidade do aprendizado. *Carlos Henrique Arajo Os condicionantes da qualidade do aprendizado escolar so mltiplos e alguns so de difcil apreenso. Educao uma dimenso complexa e, como sistema de ensino, envolve interesses diversos e conflitantes. A conscincia sobre a complexidade do fenmeno levou o campo cientfico a desenvolver ferramentas estatsticas capazes de isolar variveis do desempenho escolar e estudar os seus efeitos. H na literatura pedaggica inmeros exemplos de pesquisas que trabalham nesta perspectiva. Pelos resultados destas, sabe-se que os condicionantes referem-se s caractersticas dos alunos e ao funcionamento das escolas. Sobre os alunos, os fatores de mais impacto no desempenho so o seu nvel socioeconmico e a escolaridade dos seus pais. As evidncias empricas mostram que familiares mais escolarizados atribuem maior valor educao de suas crianas, acompanham e incentivam os seus filhos, inclusive em tarefas do cotidiano escolar. evidente que uma criana ao conviver com familiares de alta escolaridade tem mais oportunidades de aprender satisfatoriamente. O acompanhamento escolar por parte da famlia uma das estratgias que melhor influenciam o aprendizado. Ademais, o acompanhamento to importante que h evidncias de que mesmo pais com baixa escolaridade, por vezes analfabetos ou iletrados, ajudam na melhora da proficincia dos seus filhos quando demonstram interesse pelas atividades escolares e incentivam o sucesso. O que parece fundamental o apoio emocional, a cobrana serena por resultados, a valorizao e o incentivo aos estudos. Os condicionantes do ambiente escolar dizem respeito ao trabalho do professor, ao estilo de aula, competncia da gesto escolar e ao resultado positivo do clima de aula, ou seja, das interaes sociais e intelectuais entre alunos, professores e funcionrios escolares. Por exemplo, escolas em clima de conflito, sejam por aspectos disciplinares ou de violncia, seja por falta de coordenao do trabalho docente, pouco contribuem para o bom aprendizado dos estudantes. Os professores precisam dominar os contedos escolares, obedecer a um planejamento estruturado de aula, dominar algumas ferramentas de avaliao educacional, alm de serem assduos e projetarem expectativas positivas em seus alunos. A despeito dos determinantes originados nas caractersticas individuais do aluno e de seu ncleo familiar, possvel melhorar a qualidade da educao por meio de uma orientao de poltica focada na escola, notadamente uma gesto voltada ao objetivo central de fazer com que a escola ganhe em eficincia de aprendizado, que seus alunos tenham sucessivos xitos no desenvolvimento de habilidades e competncias a partir do contedo ministrado. Uma boa escola caracteriza-se por ser eficaz no ensino e atrativa aos alunos. A escola deve ser agradvel, segura e dispor de insumos visando ao desenvolvimento fsico, emocional e cognitivo dos estudantes (que vo desde a oferta de merenda escolar aos materiais didticos adequados). Um sistema de ensino fragmentado e distante das escolas, como o caso brasileiro, sem foco e objetivo, leva duplicao de esforos e ao desperdcio de recursos. As polticas pblicas em educao devem ser sempre programadas, articuladas em seus programas, projetos e aes e alcanar a escola para dar as condies materiais, burocrticas e tcnicas para que as mesmas sejam eficazes. Pode-se, ento, afirmar que o objetivo central de toda a gesto educacional deve ser o de promover os alunos com ganhos sucessivos de conhecimento e autonomia. A escola bem gerida, orientada por resultados de avaliao educacional, com um bom clima e prxima s famlias de seus estudantes, certamente, pode transformar os indicadores macro-educacionais de forma robusta, pois nesta instituio onde se d o aprendizado. * Mestre em Sociologia, Consultor em Educao, ex-Diretor de Avaliao da Educao Bsica Inep/MEC. chfach@gmail.com.About the Author:
Mestre em Sociologia, Consultor em Educao, ex-Diretor de Avaliao da Educao Bsica Inep/MEC. chfach@gmail.com.