Board logo

subject: Por Uma Verdadeira Carreira Dos Professores [print this page]


Author: Carlos Henrique Arajo
Author: Carlos Henrique Arajo

Por uma verdadeira carreira dos professores Por Carlos Henrique Arajo No haver transformao da educao brasileira sem as solues para os problemas que afligem os profissionais de ensino do Pas. Alguns entraves culturais precisam ser enfrentados: desresponsabilizao do trabalho escolar, excessivo corporativismo, greves freqentes, carreira no atrativa em termos salariais e de progresso funcional, desvalorizao da autoridade do professor e falta de formao. No se trata de considerar o professor um coitadinho ou qualquer coisa que o valha, como ocorre no Brasil. Em nome de uma suposta pobreza econmica dos professores, as aes so sempre tomadas em nome da categoria e nunca para efetivamente melhorar o trabalho dos mais de 2,5 milhes de docentes do ensino bsico. Temos, recentemente, a instituio de um piso salarial nacional dos professores. uma poltica exemplo de equvoco e de falta de prioridade. A carreira pensada somente pela tica do salrio e nunca da qualidade e da valorizao do mrito. Certamente, no produzir resultados efetivos a mera implementao de um piso salarial. Alis, digamos que um governante resolvesse aumentar os salrios dos professores em duas, trs ou quatros vezes, provavelmente nada aconteceria com a qualidade da educao. Nenhum impacto seria registrado. Nos ltimos anos, os salrios foram em muito aumentados e a distribuio de diplomas tem sido farta para o professorado nacional. Em paralelo, o sistema nacional de avaliao da educao tem atestado fracassos e falta de aprendizado. Foram acrescidos os rendimentos e os diplomas, porm, o ensino nacional continua de baixa qualidade. Estudos internacionais tm demonstrado que no existe uma relao direta entre qualidade da educao e salrio dos docentes. Este um fator importante, mas, alm do nvel salarial, contam a consistncia da formao, as condies de trabalho, a estruturao da carreira com premiao para o progresso em funo de critrios objetivos de avaliao, a valorizao profissional e a auto-imagem dos profissionais. Todos estes so fatores chaves para se ter professores motivados e competentes.

O que se recomenda que o norte da carreira dos professores tenha como objetivos a diminuio da repetncia e a elevar as mdias de desempenho dos alunos nos exames padronizados externos. A valorizao e os ganhos salariais dos professores devem se dar em funo da qualidade de seu trabalho. Em sentido geral, deve-se fundar uma verdadeira carreira dos profissionais de ensino. O esforo deveria ser concentrado para que os docentes no sejam vistos como coitados, e sim como peas fundamentais do progresso das naes, resgatando o respeito dos alunos e da sociedade. A verdadeira docncia exige pessoas talentosas, vocacionadas e preparadas adequadamente para auxiliar na aprendizagem dos indivduos. Professores que apresentam de forma organizada o contedo, fazem transies claras entre os tpicos de ensino, utilizam linguagem clara e simples, apresentam sempre exemplos variados e significativos, repetem os pontos importantes, demonstram humor e entusiasmo, do conhecimento a todos dos objetivos a serem alcanados e avaliam o contedo ministrado durante o aprendizado.

A perpetuao da viso de que o professor um coitadinho a principal metfora de nossa falta de qualidade educacional. Uma profisso nobre, edificante e vibrante foi reduzida, desvalorizada e cooptada pelo sindicalismo grevista. uma lstima que isto tenha acontecido.About the Author:

Mestre em Sociologia, consultor em Educao, ex-Diretor de Avaliao da Educao Bsica Inep/MEC. chfach@gmail.com




welcome to loan (http://www.yloan.com/) Powered by Discuz! 5.5.0