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subject: Liderança Empática [print this page]


Author: Minoru Ueda
Author: Minoru Ueda

Numa tarde, a caminho de uma reunio, ao parar em um semforo, olhei para o cu e percebi a formao de nuvens de chuva. Alm da preocupao com o possvel congestionamento no trnsito, uma ideia me surgiu: as velozes nuvens como uma metfora para a globalizao.

Assim como a chuva repentina exige atitudes instintivas pelo fato de criar um cenrio de tumulto, a globalizao produz dificuldades devido s mudanas que a seguem. Se pensarmos nas fuses de grandes empresas, por exemplo, encontramos quatro pontos de dificuldade para o lder:

1. Choque de culturas No necessrio que uma empresa v a outro pas para que haja choque cultural. Simplesmente pelo fato de cruzar comportamentos, os funcionrios tm a sensao de compartilhar o lar com estranhos.

2. Falta de sintonia Nesse lar compartilhado, provvel no ocorrer sintonia, os ambientes passam a ser campos de batalhas ou demarcao de territrios. Os funcionrios no se enxergam como peas moventes de instituies.

3. Disputas veladas Nessas disputas, a instituio fala mais alto que o ser humano. O que passa a existir entre as pessoas a relao dominado x dominador.

4. Atritos e falta de flexibilidade Os maiores desentendimentos so as posturas fechadas, tanto de lderes como de funcionrios. A produo de atritos justamente o fechamento do pensar novos horizontes, a empatia. Por que o outro no pode ser bem-vindo? O esforo em responder essa questo , para o lder, um precioso mecanismo para incentivar sua equipe a aceitar as diferenas.

Solues e dicas de liderana emptica Delimitados o cenrio globalizado e as dificuldades por ele trazidas, proponho aos lderes e colaboradores o conceito de empatia da minha recente monografia de MBA. Defendo cinco competncias emocionais, baseadas nos trabalhos de Daniel Goleman: autoconhecimento, autocontrole, automotivao, empatia e habilidades sociais.

Essa pesquisa, feita principalmente com secretrias, detectou que autoconhecimento e autocontrole tm um bom ndice de ocorrncia, com 25% e 24%, respectivamente. Empatia, porm, no to frequente, com apenas 14%.

Empatia se tornar sensvel aos aspectos sociais e ter conscincia da situao antes de ser entendido. Na prtica, abrir em ns mesmos uma perspectiva de recepo em relao s novas regras e procedimentos, ou seja, ao processo de mudana. Cabe agora falar de um estilo de liderana pela empatia. Reconhecendo que as fuses e aquisies so fatores corriqueiros, devemos conhecer tendncias comportamentais, por exemplo, a gerao Y, selecionar o que potencial e entender que a mudana produz atritos no somente negativos.

Tcnicas para liderar com empatia: 1. Ter viso de conjunto do funcionrio.

2. Possuir viso global da empresa.

3. Mudar com as mudanas.

4. Valorizar os pontos positivos das diferentes geraes.

5. Estabelecer a frmula competncia + entrega = empatia.

6. Resolver conflitos comportamentais.

7. Fazer o outro deixar de ser pedao da instituio.

Dessas sete tarefas para o lder, acredito na ltima como dispositivo de ao para as anteriores. Somente quando reconhecermos o outro como parte integrante de nossa humanidade que as desavenas institucionais deixaro de existir. Mais que uma concluso para este texto, o conceito de empatia ou o se colocar no lugar do outro tarefa que o lder deve ter sempre em mente para uma gesto voltada sustentabilidade das relaes dentro e fora das organizaes.

(meu artigo, publicado na Revista Liderana, edio 63, janeiro/10)About the Author:

Professor da Fundao Instituto de Administrao (FIA-USP). Docente e consultor pelo SENAC. Palestrante no tema Inteligncia Emocional na FEA-USP. Participa como mentor do Programa de Mentoring, um projeto da Associao dos Engenheiros Politcnicos (AEP) em parceria com a POLI-USP e desenvolvido pela FEA-USP. Conferencista na rea comportamental.




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