subject: portugues eo meu grande amor na vida [print this page] Escrever um bom artigo bem mais fcil do que
a maioria das pessoas pensa. No meu caso, portugus foi sempre a minha pior matria. Meu professor de portugus, o velho Sales, deve estar se revirando na cova.
Ele que dizia que eu jamais seria lido por algum. Portanto, se voc sente que nunca poder escrever, no desanime, eu sentia a mesma coisa na sua idade.
Escrever bem pode ser um dom para poetas e literatos, mas a maioria de ns est apta para escrever um simples artigo, um resumo, uma redao tosca das prprias idias, sem mexer com literatura nem com grandes emoes humanas.
O segredo de um bom artigo no talento, mas dedicao, persistncia e manter-se ligado a algumas regras simples. Cada colunista tem os seus padres. Eu vou detalhar alguns dos meus e espero que sejam teis para voc tambm.
1. Eu sempre escrevo tendo uma ntida imagem da pessoa para quem eu estou escrevendo. Na maioria dos meus artigos para a Veja, por exemplo, eu normalmente imagino algum com 16 anos de idade ou um pai de famlia.
Alguns escritores e jornalistas escrevem pensando nos seus chefes, outros escrevem pensando num outro colunista que querem superar, alguns escrevem sem pensar em algum especificamente.
A maioria escreve pensando em todo mundo, querendo explicar tudo a todos ao mesmo tempo, algo na minha opinio meio impossvel. Ter uma imagem do leitor ajuda a lembrar que no d para escrever para todos no mesmo artigo. Voc vai ter que escolher o seu pblico alvo de cada vez, e escrever quantos artigos forem necessrios para convencer todos os grupos.