subject: Mundo Blogal [print this page] Author: Jorge Andr Irion Jobim Author: Jorge Andr Irion Jobim
Por mais mrbido que possa parecer, tudo comeou durante o velrio de um msico que me acompanhou durante muito tempo. Como costuma acontecer nestas ocasies, acabamos encontrando pessoas com as quais convivemos intensamente durante algumas fases da vida e das quais, por diversas circunstncias, acabamos nos separando. Estabelecem-se longas conversaes, j que as histrias a serem contadas so muitas, principalmente quando se trata de encontro de profissionais da msica. Naquele dia, conversando com o meu velho amigo Paulo Rosa, eu lhe expus alguns pontos de vista a respeito da minha teoria da bordelizao e da carnavalizao da poltica, tudo em tom de brincadeira. Foi ento que ele me disse que eu deveria divulgar tais idias, j que, segundo ele, era uma viso diferente sobre o assunto, exposta justamente sob a tica de nossa vivncia passada como msicos da vida noturna. Meu filho, Andr Vinicius Jobim, quando me escutava conversando sobre determinados assuntos com meus amigos e vizinhos que me procuravam pedindo algum conselho ou apenas querendo uma luz sobre determinados assuntos, tambm me incentivava a divulgar minhas ideias. E foi ele quem criou para mim o meu primeiro saite que, falando a verdade, no deu muito certo devido dificuldade natural que eu tenho para lidar com estas novas tecnologias. No consegui a agilidade necessria para a rpida divulgao das novidades que iam surgindo. At que um dia, ele me disse que havia a possibilidade de se criar um blog, instrumento de divulgao de ideias muito mais rpido e eficiente, passvel de ser manuseado por um dinossauro da informtica como eu. Comecei timidamente a postar meus artigos e estudos e o resultado foi incrvel. Logo meu blog comeou a ter uma quantidade inesperada de acessos de vrias partes do Brasil e inclusive, de outros pases. Passei a receber e mails com perguntas que para serem respondidas, me obrigavam a aprofundar e estudar ainda mais do que eu normalmente fazia. E no foi s. Passei a ter contato com outros blogueiros, tambm com suas ideias novas e originais. Pude ento fugir da mdia posta, principalmente dos principais veculos de comunicao, sempre comprometidos e dependentes das verbas das grandes empresas, principalmente as transnacionais, cujos interesses eles no podem contrariar. Como os blogueiros em sua maioria, so afinados apenas com suas ideologias, pude ter um contato mais direto com a realidade, deixando de lado a verdade maquiada dos rgos oficiais e ficando cara-a-cara com a verdade real, com totais condies de fazer o contraditrio e melhor lapidar minhas opinies. Hoje, aps quase dois anos, pude dar vazo tendncia que tenho desde criana de ficar contando histrias e tambm de divulgar meus estudos jurdicos. A cada caminhada que fao, tomo contato com coisas e pessoas que acabam me inspirando e me incentivando a escrever cada vez mais. claro que muitas vezes, sou criticado, at pelo fato de que minhas opinies sempre vo de encontro aos interesses poderosos dos que tentam impingir na populao uma massificao de conduta e de pensamento com a qual eu no concordo. Atualmente, posso dizer que consegui fugir da padronizao de ideias que imposta pelo denominado mundo global e adentrei em um outro mundo mais fascinante, imprevisvel e surpreendente. Nele, eu posso ser realmente autntico e independente em meu modo de pensar. justamente aquele que, fazendo um trocadilho, podemos batizar de MUNDO BLOGAL. Jorge Andr Irion Jobim. Advogado de Santa Maria, RS http://jobhim.blogspot.com/ About the Author:
Fui msico durante mais de 30 anos. H aproximadamente 20 anos, sou advogado da rea do Direito de Famlia e eventualmente na rea criminal.