subject: Na Grande Área Do Departamento De Marketing [print this page] Author: Rogrio Ramos Author: Rogrio Ramos
Hoje definitivamente j no se joga mais futebol como se jogava antigamente. Nada do que foi ser de novo de jeito que j foi um dia... Pois ento, j foi! J foi o dia e o tempo em que futebol era jogado apenas no campo e os jogadores, por menos atlticos que fossem, eram apenas atletas e nada mais. Terminantemente o futebol mudou, est globalizado e tudo isso graas ao Marketing. Times que jogam a pases de distncia tm nossos vizinhos como torcedores. Uma prova disso o time italiano fundado em 1986 na cidade de Milo, oA.C. Milan.
Precisamente no h como contabilizar o nmero de torcedores do clube, e sim apenas seus scios. Entretanto, o que se pode perceber que essa agremiao no paixo apenas de italianos.Il mondo ama o Milan. Assim, portugueses, alemes, franceses e argentinos torcem pelo Milan. Paraguaios, chineses, coreanos, japoneses, e at mesmo ns, fazendo assim com que o mundo da bola gire na bola do mundo.
Esta no uma estratgia montada apenas para vender camisas ao redor do mundo, pois por mais que tal prtica seja responsvel por cifras significativas na receita do clube, o objetivo principal globalizar a agremiao, fazendo com que este se torne um produto internacional, uma vez que frente de clubes de futebol europeus, em especial o Milan, toda e qualquer legio estrangeira fica reduzida em sua diversidade. E o Brasil, na parte que o cabe neste latifndio, vem exportando commodities e importando produtos com valor agregado, ou seja, assim como os chineses nos compram couro e nos vendem sapatos, exportamos jogadores e compramos camisas com os nomes dos jogadores estampados, vrios produtos e acessrios esportivos, os mais diversos produtos licenciados, que vo desde flmulas porta cdulas. E tambm claro, sem que sejam esquecidos os canais por assinatura que por mais que no valham tanto, custam muito.
Sem deixar o parque de diverses oficial Mgeneration Park fora de campo, o programa de frias Milan Junior Camp, outra vertente deste jogo estratgico, desenvolvido pelo clube e praticado em todo o mundo (inclusive no Brasil) durante o perodo de frias escolares para meninos e meninas entre 8 e 13 anos de idade. Essa uma estratgia focada em futuros torcedores e j atuais consumidores que muitas vezes trocam os canais Cartoon Network, Nickelodeon ou Disney Channel, por canais como ESPN, RAI ou os nacionais Band Sport ou SporTV.
Deste modo, podemos dizer que o Marketing sem sombra de dvidas a mo invisvel deste esporte jogado com os ps.About the Author: