Board logo

subject: A Morte De Zilda Arns- O Brasil Ficou Devendo Mais Uma [print this page]

Author: Gislaine Becker
Author: Gislaine Becker

Estou, no mnimo, chocada com a morte de Zilda Arns, alis estou chocada com muitas coisas, mas este choque agarrou meu corao. De um continente distante do meu, acompanho o noticirio de outro continente anunciando a morte do grande SER humano chamado Zilda Arns. Certa vez, escrevi um artigo que mencionava a Pastoral da Criana e seus salvamentos para o povo brasileiro. A Nobre Senhora Zilda Arns catarinense, assim com eu e tantos outros catarinas, do municpio de Forquilhinha, perto de Criciuma com uma distncia geogrfica de duzentos e cinquenta quilmetros de Florianpolis, capital do estado. Mdica pediatra, desenvolveu no pas a Pastoral da Criana, programa este no qual fui voluntria por trs anos e que minha me, tambm voluntria, coordenadora na cidade onde mora. O Programa Pastoral da Criana tem como objetivo, e penso que tem conseguido de forma brilhante, acabar com a mortalidade infantil dentro do territrio brasileiro. O Programa to simples que emociona. So pessoas voluntrias, geralmente senhoras, que dedicam o seu tempo para ajudar na imortalidade infantil, dando informaes precisas e encaminhando pessoas, de casa em casa, ensinando como se alimentarem, distribuindo a farinha que salva vidas, desenvolvida pela prpria doutora Arns. Alm disso, todo ms, geralmente na ltima sexta-feira de cada ms, assim na Pastoral de Ararangu, as crianas so pesadas para saberem se est tudo conforme as orientaes. O trabalho iniciou-se em 1983, na Parquia de So Joo Batista, municpio de Florestpolis, Arquidiocese de Londrina, no estado do Paran. Este municpio foi eleito por apresentar uma alta taxa de mortalidade infantil (127 crianas para cada mil nascidas). Aps um ano de atividades, a mortalidade infantil foi reduzida para 28 crianas para cada mil nascidas. Diante do sucesso, no ano seguinte, o trabalho da Pastoral da Criana se expandiu para outras regies brasileiras com apoio dos bispos. Atualmente, mais de 260.000 voluntrios acompanham o desenvolvimento de quase 1,8 milhes de crianas de 0 a seis anos e quase 94 mil gestantes em 42 mil comunidades pobres, de 4.066 municpios, em todos os estados do pas. Desde o inicio do ano de 2008 a Pastoral da Criana est sendo coordenada pela Ir. Vera Lcia Alto, sendo por sinal a primeira sucessora da Dra. Zilda Arns Neumann. Os voluntrios da pastoral da criana, membros da prpria comunidade, acompanham as famlias assistidas. Procuram orientar sobre seus direitos e deveres, buscando uma melhor qualidade de vida. Em relao s gestantes, desenvolvem o acompanhamento do desenvolvimento do beb a cada trimestre da gravidez, identificando possveis situaes de risco gestao. Conscientiza a gestante, preparando-a para o parto e os cuidados ps-parto, informando sobre o aleitamento materno, vacinao e outros cuidados para o desenvolvimento da criana, alm de apoio psicolgico e conscientizao sobre seus direitos e deveres. O acompanhamento das crianas se d atravs de visita peridica durante as quais trabalha-se a conscientizao da famlia sobre seus direitos e deveres, sobre o desenvolvimento infantil, do apoio ao aleitamento materno, de orientaes sobre higiene e sade, vacinao, acompanhamento nutricional, preveno e tratamento da diarria e de infeces respiratrias e identifica-se sinais de risco para a sade. Sabem, quando li a notcia, fiquei como estou agora, parada, meio que sem ter o que dizer, meio que querendo chorar e no sabendo o porque. O que sinto uma dor que no minha, mas imagino que seja de todos os quais Zilda conseguiu salvar. Zilda Arns morreu, com 75 anos, trabalhando no Haiti, militante do prprio Projeto em que foi desenvolver naquele continente. Qui, para o Brasil, seja mais interessante olhar com olhos de peneira ao sol, dando uma ajudadinha aqui, outra acol para sobrar mais dinheiro para tanto roubo. Zilda Arns morreu em misso, misso de solidariedade, misso de justia, misso deamor, misso debem,misses estasque o Brasil e seus governantes jamais vo entender. *Desculpem a no correo gramatical do texto. http://illustramus.blogspot.com/About the Author:

welcome to loan (http://www.yloan.com/) Powered by Discuz! 5.5.0