subject: Os Relógios De Salvador Dalí [print this page] Voc alguma vez sentiu-se como um relgio de Dal? Eu sim, algumas vezes. E conheci pessoas que tambm tiveram essa sensao. Veja: a persistncia da memria mostra relgios moles que marcam horas diferentes (tempo catico?) enquanto o quarto relgio (o relgio vermelho) devorado por formigas. S um gnio como Dal poderia criar essas imagens que podem ser interpretadas de diversas maneiras. Crtica ao mundo moderno?... As formigas seriam os operrios. O tempo devora homens e objetos. O tempo psicolgico?... A preocupao com o tempo?... Ainda que a vida de uma pessoa esteja organizada, essa organizao provisria. J os ecologistas pensam que Dali mostrou que se o meio ambiente no for respeitado, o mundo ser convertido em um deserto. Em minha viso, muito subjetiva (ningum precisa concordar), os relgios podem ser pessoas desajustadas tentando ajustar-se ao mundo moderno (esse mundo devorado pelas formigas). E nosso mundo no est se desintegrando? Nosso cotidiano no pesado como o trabalho das formigas?... E muitos de ns no estamos fazendo esforos para ajustar nossos relgios e viver ao ritmo do mundo? As pessoas falam: j ningum faz visitas como antigamente. No h tempo. No posso olhar para os problemas dos outros, no h tempo. S posso olhar meu prprio umbigo. O que voc pensa dessa pintura, interpretada tantas vezes e de formas to diferentes? Essas imagens so realmente arquetpicas e cada pessoa pode dar uma interpretao diferente. Pois quando uma imagem fala nossa alma nossa alma expressa sua emoo. Como disse Gala, a esposa de Dal: Quien lo vea no lo olvidar jams. Dediquei alguns humildes versos a essa incrvel obra de arte: O personagem dos longos clios empurra a aldrava dos sonhos e novamente no deserto inspito perto do mar, os ternos relgios paranico-crticos tentam acertar as agulhas como pessoas despreparadas para o mundo.
Sou uma pessoa inquieta. Gosto de escrever, ler, meditar, viajar, caminhar no parque e conhecer pessoas.Tenho 20 livros publicados, entre eles: O Livro do Escritor, da editora Instituto Memria de Curitiba.(Artigonal SC #1733792)