subject: Orgulho De Ser Brasileiro [print this page] Estou h cinco dias em estado de choque com a brutalidade dos desastres haitianos, o social (sua inimaginvel misria espiritual e material, secular) e o natural, estocstico. Fitava a tela em branco, e no conseguia atinar com o contedo deste artigo. Fui salvo por uma mensagem recebida via Internet; a qual compartilho com o caro leitor. Confesso que fazia tempo que um texto no me chamava tanto ateno. Ao contrrio dos haitianos, os brasileiros temos muitas razes para elevar nossa auto-estima. Os dados so da Antropos Consulting: O Brasil o pas que tem tido maior sucesso no combate AIDS e outras doenas sexualmente transmissveis, e vem sendo exemplo mundial. O Brasil o nico pas do hemisfrio sul que est participando do Projeto Genoma. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos pases, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidria. Nas eleies passadas, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral TER estava informatizado em todas as regies do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do incio das apuraes. O modelo chamou a ateno de uma das maiores potncias mundiais: os Estados Unidos, onde a apurao dos votos teve que ser refeita vrias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo. Mesmo sendo um pas em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na Amrica Latina. No Brasil, h 14 fbricas de veculos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns pases vizinhos no possuem nenhuma. Das crianas e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% esto na escola. O mercado de telefones celulares do Brasil o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitaes a cada ms. Na telefonia fixa, o pas ocupa a quinta posio em nmero de linhas
instaladas. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISSO 9000, maior nmero entre os pases em desenvolvimento. No Mxico, so apenas 300 empresas e 265 na Argentina. O Brasil o segundo maior mercado de jatos e helicpteros executivos. Por que essa mania de s falar mal do Brasil? Por que no se orgulhar em dizer que o mercado editorial de livros brasileiro maior do que o da Itlia, com mais de 50 mil ttulos novos a cada ano? Que o Brasil tem o mais moderno e seguro sistema bancrio do planeta? Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raas, de todos os credos. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques. Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. preciso orgulhar-se de ser brasileiro! O (re) encantamento indispensvel para a construo do futuro vai precisar de nossa auto-estima elevada. Vivenciamos um momento histrico em que as condies objetivas so promissoras para a construo de uma sociedade melhor. As subjetivas, nem tanto... Todavia, certo que o sistema contraditrio e tudo ainda est por se concretizar. Se considerarmos que grandes questes sociais no so prioridade na agenda do atual governo, que a maioria dos nossos polticos no confivel e, ainda, que o mundo est em permanente (e acelerada) transformao, veremos que tambm temos muitos motivos para permanecer segurando na mo da Esperana. Estou convicto (o Haiti no me deixa esquecer) de que a causa da pobreza material a pobreza poltica, a pobreza de esprito, pois, mais grave que no ter ainda no ser. Aqui, temos a chance de construir a civilizao (luz), ou a barbrie (apago). Faamos o dever de casa!
Rinaldo Barros professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1988.
Atualmente, ocupa a Diretoria Cientfica da FAPERN Fundao de Apoio Pesquisa do Rio Grande do Norte, onde busca contribuir para que a disseminao do conhecimento cientfico e a prtica da pesquisa se tornem mecanismos de desenvolvimento do Rio Grande do Norte.(Artigonal SC #1735115)