subject: Anunciar No Google Ou Anunciar No Facebook? [print this page] Ou utilizando outros termos, pagar por clique ou por visualizao do anncio? Pagar apenas e s quando temos uma visita ao nosso site ou pagar por um nmero de impresses, termo utilizado para definir o surgir do nosso anncio no ecr do computador dos internautas? E claro, entre outras possibilidades que no vou aqui enumerar, devem as empresas anunciar no Google ou no Facebook quando decidem investir em Paid Search Marketing? Antes de continuar a emitir a minha opinio gostaria de esclarecer que no tenho qualquer relao privilegiada nem com o Google nem com o Facebook, nem ganho nada em reduzir as possibilidades deste artigo a esses dois gigantes da internet. Fao-o por uma questo de simplicidade, porque sero afinal os dois maiores gigantes actuais da internet, os locais onde os internautas passam mais tempo e porventura as duas empresas que melhor trabalham o Paid Search Marketing. Continuando, devem as empresas apostar em colocar os seus anncios no Google ou no Facebook? E devem de apostar em Pay per Click (PPC) ou em Custo por Mil Impresses (CPM)? Como sempre, depende dos objectivos de cada negcio. O Google por definio um motor de busca, ou seja, um local onde as pessoas pesquisam produtos, servios, artigos, contedos, etc. Quer isto dizer que quem vai ao Google normalmente no o faz pelo Google em si, f-lo para encontrar outros sites com o que procura na internet. O Google no mais que um intermedirio entre os sites que esto na internet e as pessoas que os procuram. Se o seu objectivo angariar visitas ao seu site, visitas de pessoas interessadas nos seus produtos ou servios, e decidiu investir em Paid Search Marketing, o melhor que tem a fazer investir no Google Adwords. A resposta aos seus objectivos directa: voc coloca o anncio, as pessoas pesquisam e encontram o seu anncio e se clicarem e forem ao seu site voc paga um valor ao Google. Simples, directo e, deixem-me dizer-vos, eficaz. O Facebook por definio um portal social, um local onde as pessoas gostam de passar o seu tempo, muitas vezes tempo de lazer. Um local onde se partilha com os amigos, se conversa e se joga. Ou seja, ningum vai ao Facebook procurar produtos, servios, empresas, outros sites. para isso que serve o Google! O Facebook um site onde cada visitante v muitas pginas, pois navegam de um lado para o outro: das pginas dos amigos para a pgina principal, para as pginas dos jogos, para os Questionrios, etc. E em muitas dessas pginas o Facebook reservou um espao privilegiado para exposio de anncios. Se o seu objectivo divulgao de uma marca, dar-se a conhecer ao pblico e criar o seu espao na sua mente, ento o Facebook pode ser uma excelente ferramenta. Como disse, ningum vai ao Facebook procurar uma empresa para comprar o que quer que seja, da mesma maneira que ningum compra um jornal para esse efeito. Mas o Facebook ptimo para se conseguirem visualizaes, pois cada pgina que carregada no Facebook uma visualizao / impresso. Tal como num jornal se considera que cada nmero vendido uma visualizao / impresso. Agora faa as contas: no Facebook possvel conseguir 100.000 impresses por 15 ou 20! E quanto segunda questo: PPC ou CPM? Na minha opinio a resposta muito semelhante que dei para a escolha entre o Google e o Facebook. Apostar em PPC quando queremos visitas ao nosso site, queremos aco imediata, converso. Apostar em CPM quando queremos notoriedade, conquistar espao na mente do potencial cliente. E neste momento os mais entendidos estaro a pensar que no podemos relacionar PPC s com o Google, pois tambm existe no Facebook. Nem CPM apenas com o Facebook pois tambm existe no Google. E tm toda a razo, mas eu acho que pela sua natureza nem o Google funciona com CPM to bem como o Facebook, nem este funciona to bem como o Google em PPC. Mas, como sempre nisto do Internet Marketing, o segredo est em arriscar, tentar e medir para avaliar os resultados. E depois agir em conformidade. Se voc acredita que uma campanha PPC pode ser rentvel no Facebook, avance, invista. E se os resultados forem positivos, excelente. O que conta isso mesmo, os resultados. De uma coisa no tenho dvidas, as empresas que decidam trabalhar Paid Search Marketing de uma forma profissional podem conseguir excelentes resultados no mercado. O segredo est em saber que meios melhor se adequam aos seus objectivos e como os utilizar correctamente.