Board logo

subject: Procura-Se Um Professor [print this page]

Vocs j devem ter visto a propaganda do MEC que diz: Seja professor. Esta uma campanha do ministrio da educao e cultura no intuito de promover esta profisso que se encontra to decadente. H mais de uma dcada os cursos de licenciatura vm parando de receber candidatos. Algumas faculdades nem abrem mais estes cursos, tendo como realidade o fechamento de algumas licenciaturas. O magistrio de longe a carreira mais desvalorizada que existe atualmente. Qualquer profissional com o mesmo nvel de estudo e em incio de carreira tem um salrio inicial maior que um professor. Isto fato. Os governantes podem at dizer que eles deram aumento e tal, mas no chega perto do salrio em outras profisses, devido a desvalorizao contnua. A remunerao, ou melhor, a boa remunerao um dos atrativos para a escolha de uma profisso, assim como,status, ambiente de trabalho, desgaste emocional e possibilidade de crescer na profisso. Nestes quesitos o professor zera, pois nada disso alcanado nesta carreira profissional. Quantas crianas ou mesmo adolescentes que voc ouviu ultimamente dizendo que queriam ser professores? Provavelmente nenhuma. E isso tem toda relao com a tentativa do MEC em fazer as pessoas acreditarem que ser professor uma ocupao prspera. Vocs viram a OAB fazendo semelhante propaganda? E o CRM? E o CREA? Com certeza no. Ser professor quase fazer caridade. J ouvi isto muitas vezes. Quando em um preenchimento de cadastro a pessoa diz-se professor, olhos de pena invadem o recinto ou, algumas vezes, expresses de coitada. J fiz o teste. Uma vez fui perguntada num consultrio mdico sobre minha profisso e menti. Respondi que era contadora (uma profisso simples, sem glamour tambm) e no recebi suspiro de piedade. Pude ento concluir que ser professor realmente um caso para se ter vergonha, segundo as pessoas comuns. Pergunto-me o porqu e no me demoro em achar a resposta. Porque as pessoas que fazem as leis e administram nosso pas desprezam a importncia de ser um mestre e no desejam um povo com cultura e discernimento, caso isso acontecesse muitos deles no estariam mais no poder.

Procura-Se Um Professor

Por: Silvana Spina

Perfil do Autor

Sou professora h 16 anos e na tentativa de no enlouquecer com tamanhos absurdos que acontecem no "planeta escola", resolvi comear a escrever textos sobre educao. Estou escrevendo para convidar-lo a ler os meus textos, pois afinal esta a idia: soltar o meu brado na tentativa de ser ouvida. Escrevi-me neste espao tendo como objetivo divulgar idias, trocar informaes e discutir assuntos importantes.(Artigonal SC #1739319)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/educacao-artigos/procura-se-um-professor-1739319.html

welcome to loan (http://www.yloan.com/) Powered by Discuz! 5.5.0