subject: Uma Nóva Prespectiva de Serviços e Produtos na Internet [print this page]
Como tinha dito em um dos meus artigos cito aqui o artigo A Cibercutura uma nva cultura ou simplemente uma subtituio da cultura que conhecemos? A Internet esta vivendo um momento de extrema asceno e cada vez mais indo em busca da sua indepndencia por cabos.
Dentro deste conceito de redes aplicados pela internet e dentro desta viso acima citada sobre a Internet milhes e pessoas e empresas esto aproveitando este momento dourado da internet para oferecer diversos tipos de servios e produtos .
Muito se fala nos dias de hoje de uma nva prespectiva de oferta de servios e produtos que a Internet est nos proporcionando trata-se da conhecida cultura do gratis ou cultura do free onde se oferece determinado produto ou servio a custo zero para o comprador.
Esta uma estratgia muito usada principalmente pela industria de software para formao ou ampliao de mercados consumidores.
Esta estratgia funciona baseada na seguinte lgica:
Oferece-se o servio ou poduto gratuito e o mesmo depois vendido ao consumidor que desejar adiquirir uma verso mais completa ou mesmo continuar usando este servio.esta estratgia e muito ultilizada em sites de redes sociais e de venda de conteudos.
Muitas pessoas fisicas principalmente oferecem servios e produtos gratuitos sem ultilizar-se desta lgica apenas como forma de colaborar com outras pessoas ou simplesmente por objetivos sociais ou seja querendo simplesmente auxiliar.
Tambem a empresas e sites que oferecem servios gratis e colocam anunciantes em seu website para o rentabiliza-lo como e o caso de muitos sites de conteudos.
Mas ai vem a questo oque melhor produto ou servio gratis ou pago?
A Internet nos trouxe a tona dois Lados opstos da compra e venda de um servio ou produto:
De um lado temos a tentadora e a primeira vista a oferta gratis de determinado servio ou produto porem para este tipo de oferta temos que avaliar alguns pontos importantes como:
Qualidade do produto ou do servios que esta sendo oferecido:Qual a qualidade do produto ou servio que esta sendo ofertado quem a pessoa que esta lhe oferecendo servio gratis.pois nem sempre oque gratis deve vir associado a qualidade de servio.
Segurana:Como ficar a questo da segurana de meus dados fornecidos a esta pessoa nesse ponto bom analisar a questo de segurana que o site esta oferecendo se oferece paginas em https entre outros mecanismos de segurana.Existe algumas pessoas e empresas que oferecem servios gratis mas que podem ser mais ou menos vuneraveis a invaso de de pessoas mal intencionadas que podem roubar seus dados.
Privacidade:Quais as garantias de privacidade que esto me oferecendo? Na verdade e bom se ressaltar uma coisa quando se fala em internet:
No h privacidade na Internet ou seja tudo oque voc esta fazendo esta sendo visto por alguem.
Porem existe a possibilidade de se usar alguns mecanismos para estar se evitando vazamento de daodos e recebimento de spams em sua caixa de correio que a prpria empresa ou pessoa que ir ofetar este servio tem que oferecer junto com o servio. avalie com certos criterios as ferramentas que a empresa que esta ofertando o servio ou produto esta lhe oferecendo e se isso realmente seguro.
importante dizer que quem esta oferecendo algum produto ou servio gratis e que no seja:
Para captar anunciantes de sites.
Para formar compradores.
ou para fins comerciais e/ou sociais.
No possui nenhum tipo de compromisso com o seu cliente pois de um lado voc no pagar e de um outro no poder reclamar a nimguem pois este tipo de produto ou servio os que no so para fins comerciais e/ou sociais no tem nenhuma garantia legal.
Pense nisso antes de contrar um produto ou servio gratis no-comercial ou seja contrar uma pessoa ou empresa que oferea determinado servio ou produto gratis sem objetivo social e/ou comercial ou seja de realmente lhe ajudar.
Mas ai vem a pergunta:
Como identificar servio gratis comercial e no comercial?
Isto seria uma tarefa um pouco complexa mas caso pesquise mais afundo sobre a empresa certamente ir encontrar esta resposta.
Produtos Pagos:Teoricamente seria produtos que voc pagaria e receberia:qualidade,segurana e privacidade certo?
Mas no assim o funcionamento deste tipo deste tipo de Servio ou Produto.Vamos aqui para melhor explicar dar m exemplo:
Primeiramente vamos supor que voc comprou um produto simplesmente guiado pelo preo que baixissimo.supondo que voc tenha feito o pedido e este produto ou servio no venha bom a sua primeira providencia sera ligar para cobrar sobre o produto.
Voc liga e descobre que esta nas mos de pessoas sem nenhuma conduta. Eaioque fazer?
A grande dica aqui e que voc sempre se guie pela referencia e pela marca da a lja e suspeite de ofertas muito abaixo do preo.
Porem e bom se destacar aqui que sempre se pode fazer excelentes negcios via Internet.
Vamos aqui fazer uma breve reflexo sobre este tema gratis ou pago?
Como vimos tudo depende com quem estamos fazendo negocios por isso o grande segredo sempre buscar referencias.
Mas ai eu lhe pergunto:
Ser que esta regra vale somente quando se fala de internet ou tambem vale para empresas locais?
Bom essa uma pergunta que vou lhes deixar para reflexo
Me chamo andr Luis sou Tcnico em Informtica,Eletronico digiital,Instalador de Linhas aereas e de voip e Webmaster e atualmente estou desenvolvendo cursos para os sites:
Buzzero.
Intercursosead.
Site universopfgti.net este de minha autoria.
Sou articulista do site webartigos e do artigonal atualmente.