subject: Tecnologia não substitui gente capacitada [print this page] Geralmente as empresas destinam entre 1% e 3% da receita anual para projetos de tecnologia. No h dvida de que indstria de TI e seus acelerados avanos pode ser atribuda grande parte do sucesso e do crescimento da economia mundial. Mas h que se considerar que nenhuma tecnologia boa o suficiente se atrs dela no houver pessoas capacitadas.
Nos ltimos 50 anos o mundo desenvolvido se sentiu desafiado a ganhar mais e mais produtividade. Chega a ser impressionante a velocidade com que o progresso bate nossa porta, muito em funo da tecnologia da informao e comunicao. Estamos ganhando uma velocidade de transformao e de criao mpares.
Mas, analisando o capital humano que lida com tamanha evoluo, percebemos que urgem mudanas estruturais nas empresas. preciso capacitar as equipes de trabalho de modo que as pessoas sejam estimuladas a desenvolver mais suas habilidades de conhecimento, anlise, intuio e criatividade.
A tecnologia da informao por si s no faz milagres. preciso ensinar as pessoas a extrarem o melhor do contexto em que esto inseridas. Vejamos: determinada empresa investe na infraestrutura de rede, contando com uma estao de trabalho para cada vendedor/atendente. Investe, tambm, em aplicativos que permitem elaborar e transmitir oramentos aos clientes em curto espao de tempo. Entretanto, ao no capacitar sua mo de obra apropriadamente, se arrisca a perder aquele cliente que faz contato por telefone na esperana de que um profissional especializado compreenda suas necessidades e possa contribuir para a realizao de uma compra acertada.
Enquanto o colaborador se preocupa com a formalizao', o cliente se frustra porque no conseguiu obter informao'. No mbito das pequenas e mdias empresas, esse tipo de relacionamento mal resolvido muito comum, gerando insatisfao. O cliente se queixa do vendedor que, por sua vez, se queixa do sistema que trouxe consigo mudanas no atendimento. Imagine o quanto seria melhor se o vendedor/consultor pudesse destinar cinco minutos daquele dia para ouvir o cliente, compreender como poderia atender quele pedido de modo que resultasse numa equao ganha-ganha', em que todos saem satisfeitos.
Numa outra situao, uma fila de pacientes aguarda com cara amarrada a volta do sistema, que saiu do ar'. De repente, os mesmos atendentes que at bem pouco tempo colhiam dados do paciente, transcrevendo tudo para o papel e repassando depois para os mdicos e para a administrao, sentem-se incapazes de resolver qualquer coisa que dependa do acesso ao computador. No fazem isso por vontade prpria, claro. Mas porque faltou direo da empresa capacit-los para que desenvolvessem o senso de oportunidade e improviso. Preferem, tambm nessa situao, arriscar o relacionamento com o cliente.
No se pode duvidar que a tecnologia nos dotou de velocidade suficiente para atender s demandas da nova economia. Mas preciso aguar o senso crtico e perceber que a tecnologia, por mais avanada que seja, ainda no substitui a tomada de deciso dos seres pensantes que fazem uso dela. O sucesso no vem fcil, mas chegar mais rapidamente se os empreendedores privilegiarem seus colaboradores e incentivarem o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e comportamentais.
*Adriano Filadoro diretor de tecnologia da Online Brasil, empresa com 17 anos de atuao na indstria de TI, com foco em Data Center Inteligente.
Tecnologia no substitui gente capacitada< br/> Por: Vtor Margato