subject: Gandhi, Kardec e o Santo de Assis [print this page] Paiva Netto Paiva Netto
O incio deste ms nos faz recordar trs luminares da Humanidade: o lder pacifista Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948), nascido em Porbandar/ndia, no dia 2; o Codificador da Doutrina Esprita, Hippolyte Lon Denizard Rivail (1804-1869), conhecido pelo nome de Allan Kardec, que veio ao mundo no dia 3, na acolhedora Lyon, Frana; e Francisco de Assis (1181-1226), que tem o seu dia celebrado em 4 de outubro. Ele o Patrono da LBV.
AOS DE BOA VONTADE
Em "Ao Corao de Deus Coletnea Ecumnica de Oraes",verso pocket, lanado na XIII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em 2007, fiz constar a "Prece dos Homens de Boa Vontade",de autoriado Taumaturgo da mbria, o qual considero o Santo do Ecumenismo. Apresento-a, a seguir, numa homenagem aos que, sem fronteiras, pelo mundo, difundem os ideais de Amor e Justia.
"Senhor!
"No silncio deste dia que amanhece, venho pedir-Te a Paz, a sabedoria, a fora.
"Quero hoje olhar o mundo com os olhos cheios de Amor.
"Quero ser paciente, compreensivo, prudente.
"Quero ver, alm das aparncias, Teus filhos como Tu mesmo os vs, e assim, Senhor, no ver seno o Bem em cada um deles.
"Fecha meus ouvidos a toda calnia, guarda a minha lngua de toda a maldade.
"Que s de bnos se encha a minha Alma.
"Que eu seja to bom e to alegre que todos aqueles que se aproximem de mim sintam a Tua presena.
"Reveste-me de Tua beleza, Senhor, e que no decurso deste dia eu Te revele a todos".
COMIT DE ESPIRITUALIDADE DA ONU
O Portal Boa Vontade informa: "O escritrio da LBV em Manhattan (situado na 36 W 44th Street Mezzanine, entre a 5a e a 6a Avenidas) foi o local escolhido pelo Comit de Espiritualidade nas Naes Unidas (ONU), em Nova York/EUA, para a primeira reunio executiva de seu novo corpo diretor. Na ocasio, todos os presentes puderam, por meio de imagens, conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela LBV nos seus 60 anos de existncia.
"A reunio foi realizada em 24/9. Um dos assuntos abordados foi a Semana de Espiritualidade, Valores e Interesses Globais, que ter sua quinta edio neste ano, entre os dias 25 e 29 de outubro.
"O comit composto por instituies internacionais com status consultivo nas Naes Unidas, afinadas com o tema. (...) A LBV cofundadora deste comit e participa do corpo executivo.
"Os presentes encantaram-se com o ambiente, destacando a vibrao de Paz do escritrio, inaugurado recentemente. Que espao lindo, fsica e energeticamente. Bnos e jbilos!', disse o rabino Roger Ross, representante do The New Seminary for Interfaith Studies.
"A presidente do Comit de Espiritualidade da ONU, Sharon Hamilton-Getz, ressaltou: O novo lar da LBV demonstra a bondade e a vontade de manifestar as boas aes. O Comit de Espiritualidade grato pela sua relao e amizade com a LBV'.
"Sobre o novo escritrio da Instituio, a vice-presidente do Comit e representante do Institute for InterBalkan Relations, Georgina Galanis, declarou: Fortaleza, unidade e abundncia so o retorno para tamanha Boa Vontade'".
URGENTE REEDUCAR!
Em fraterna correspondncia que recebi, a professora Mariana Malaman, dos Estados Unidos, relata: "Estou escrevendo para destacar o seu livro urgente reeducar!', que comprei aqui em Nova York. No posso deixar de registrar como essa literatura tem enriquecido o plano de aula que aplico s crianas para as quais leciono. Logo que o tive em mos, comecei a l-lo. Quero parabeniz-lo por esta obra de tanta importncia. No consigo deixar o livro de lado. Estou lendo e relendo. Eu o estou amando! (...) Cada vez que o leio, tenho novas ideias, me inspira. (...) Minha experincia com crianas de 3 a 5 anos de idade, e, na escola onde trabalho, usamos o currculo chamado The Creative Curriculum. Gosto muito, porque realmente bem rico, com muitas atividades para os alunos; porm, me dedico integrao dele com a Pedagogia da Boa Vontade [que prope um modelo novo de aprendizado, aliando Crebro e Corao]. Nos meus planos de aula, o Creative Curriculum somente me d a ferramenta para que possa trabalhar com a Pedagogia do Afeto. Fica bem divertido, e as crianas aprendem rapidamente porque elas o fazem brincando. (...) Por isso, sou admiradora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidado Ecumnico da LBV. Sou uma seguidora dessas ideias e, no ramo da Educao, por onde passar, o nome do educador Paiva Netto sempre ser lembrado. Esse seu livro ser meu guia pedaggico na minha sala de aula".
Professora Mariana, sua palavra idealista demonstra que estamos no caminho certo.