subject: Saber usar o twitter é o que importa [print this page] Adriano Villlela Adriano Villlela
Na noite de domingo, quando foram apurados os votos do primeiro turno das eleies brasileiras, o pleito produziu nove entre os dez termos mais usados no twitter dentre os perfis brasileiros, os trending tpics, espcie de ranking de hits do microblog. A informao, veiculada pelo jornal A Tarde de ontem, mostra mais consolida mais uma vez a fragorosa derrota no mundo digital daqueles que achavam o twitter com pouco potencial para influir nas eleies brasileiras. A ferramenta no fora o fator decisivo principal - at porque nenhum outro recurso de marketing poltico fora identificado como tal. Destacar o poder de divulgao da televiso pouco para explicar fenmenos para o bem e para o mal, como os da presidencivel Marina Silva e a chuva de votos do palhao Tiririca.
O twitter foi, sim, uma das ferramentas de destaque para mobilizao de militantes e cabos eleitorais, aproximao do candidato com o eleitor, gafes, debates e at reproduo dos programas de rdio e TV. O microblog dividiu candidatos e equipes de campanha entre aqueles que se prepararam conscientes das vantagens do twitter e quem, na dvida, esteve atento ao desenrolar das aes nesta mdia social e os outros, que por descuido ou despreso perderam timas oportunidades ofericadas pela ferramenta.
Em comunicao, especialmente numa campanha eleitoral, sair na frente sempre necessrio. Depois, quando se demora para acordar ante uma tendncia, o adversario j ocupou o espao. Basta acompanhar agora o segundo turno eleitoral. Todos, absolutamente, todos os recursos disponveis sero utilizados. Ao invs de um perfil prprio, vrios sero alimentados diariamente (pessoal, dos assessores, do partido, da militncia, por segmentos), sem contar os fakes, os perfis falsos atribuidos a celebridades com intenes nem sempre vlidas.
O que me intriga ver profissionais e supostos especialistas que s sabem criticar aquela ferramento que no domina. O papel do gestor no menosprezar caminhos, mas conhecer todas as alternativas possveis e, como conhecedor de causa, escolher a melhor opo. Na rea poltica, aqueles que resistem a twitter, orkut, facebook j so minoria. Na rea empresarial, vejo pouca utilizao destes recursos. Como mdia social, estas ferramentas trazem dos pblicos-alvo informaes valiosas para o marketing e o setor de Comunicao, ainda possibilita a resposta que a organizao ponderar como adequada. Ta na internet, e de graas. Por que no us-la? Por preguia e estudar e acompnaher melhor o microblog. Considero falta de profissionalismo esta postura. O papel de quem lida com o twitter no prever a sua importncia, mas saber como us-lo. Seno o concorrente chega antes.
Adriano Villela jornalista, especialista em Administrao, scio da Ari Assessoria e Gesto em Comunicao e produtor de contedo para internet. (Artigonal SC #3409508)