subject: Entrevista sobre Link Building com Todd Malicoat, professor na Market Motive [print this page] Prosseguindo com a srie de entrevistas realizadas pelo UOL HOST no Search Labs, nesta semana temos Todd Malicoat, conhecido como stuntdubl no mercado, renomado link builder e professor na Market Motive, sendo entrevistado por Manuela Sanches, diretora da agncia brasileira de link building Enlink.
Durante o bate-papo, Todd contou como se envolveu com SEO e Link Building e as principais dificuldades que enfrentou, falou .
Os dois falaram tambm sobre otimizaes de SEO on-page e off-page, formas de atribuir valores a links, links de sites do seu nicho e links off-topic, e mais.
Um dos destaques da entrevista a questo sobre a compra de links, confira o trecho abaixo:
Manuela Sanches: O que voc acha dos links pagos, e voc acha que funciona?
Todd Malicoat: Sim... Tento evitar este debate... Na verdade, em certo ponto em 2007 eu discuti isso com o Matt Cutts, e provavelmente foi a pior ideia da minha carreira... me levantar e exaltar as virtudes dos links pagos pelo bem da comunidade de SEO, e acho que ainda me consideram um black hatter por ter tomado essa posio, mas no o caso de forma alguma possvel ou imaginvel... alm de comprar links. O ponto que eu mantenho que todo link acaba sendo pago de alguma forma, seja com voc criando um contedo, ou fazendo link bait... de uma forma ou de outra voc est geralmente pagando por esse link. Quando um site de financiamento imobilirio, ou um de carto de crdito, ou um financeiro, realmente difcil obter links sem pagar por eles. Na verdade, eu tive uma conversa recente com o Rand, da SEOMoz, e ele basicamente disse que se o Google quisesse realmente eliminar os links pagos, ele s teria que olhar as principais palavras-chave, as principais palavras-chave competitivas, e se mais de trs ou quatro estiverem na mesma pgina, simplesmente no atribua um valor a ela, e isso basicamente mataria a maioria dos links pagos. No vejo isso acontecendo em um futuro imediato, e acho que eles realmente funcionam em certos aspectos, mas o termo "link pago" muito abrangente. Voc pode comprar um link de um site totalmente off-topic de um link broker, o que provavelmente no vai trazer muitos benefcios... Eles funcionavam no passado, mas com o tempo tendem a no funcionar tanto; ou voc pode ir direto ao dono de um site e dizer: "Posso comprar um link no seu site?", ainda melhor se voc diz: "Posso comprar publicidade?", algo assim; voc pode dar um nome bem diferente de "links pagos", mas para mim sempre ser compra de links. Para algum que vem dessa rea de comprar links, sempre ser compra de links, seja como relaes pblicas, seja como public outreach, seja e-mail, voc pode dar o nome que quiser, seja como desenvolvimento de negcios, para mim ainda compra de links; por isso sempre vou defender at a morte o ato de comprar links, mas certamente no de link brokers.
MS: Certo, mudando...
TM: Sim, obrigado!
MS: ...de assunto.
TM: Obrigado, voc pode perceber que ainda um tema delicado.