subject: Hamburg Süd realiza teste com combustível de baixo teor de enxofre em Santos e no Golfo do México [print this page] Pela segunda vez este ano, a United States Environmental Protection Agency (EPA), com apoio da Hamburg Sd, obteve dados importantes sobre a possvel reduo de contaminao na navegao martima. No final de agosto, o Low Sulphur Marine Gas Oil (LSMGO), um combustvel com contedo de enxofre de 0,1%, foi usado no navio porta-contineres "Cap San Lorenzo", utilizado no servio entre Golfo dos Estados Unidos e Caribe/Costa Leste da Amrica do Sul, quando o navio estava entrando e saindo do Porto de Santos.
De acordo com a EPA, foi o primeiro teste do tipo a ser feito em Santos. O uso do LSMGO tinha sido testado anteriormente no "Cap San Lorenzo" em abril de 2010 nos portos de Veracruz, Altamira e Houston, no Golfo do Mxico.
"Reconhecemos e aplaudimos os esforos dos armadores, como a Hamburg Sd, que se engajaram voluntariamente em estratgias para reduo das emisses como a troca de combustvel", afirma Gina McCarthy, administradora- assistente da EPA USA para Ar e Radiao.
"A EPA estima que um navio possa conseguir uma reduo de 95% em dixidos de enxofre, e de 85% em partculas finas quando utilizam combustveis com baixo teor de enxofre", diz.
Uma srie de reas com limites rgidos de enxofre, conhecidas como Emission Control Areas (ECAs), esto sendo definidas obrigatoriamente. Desde janeiro, por exemplo, os combustveis usados em portos dentro da Unio Europia s podem conter no mximo 0,1% de enxofre. A partir de agosto de 2012, somente combustveis com contedo de enxofre de 1,0% sero permitidos no Atlntico norte-americano e na Costa do Pacfico, assim como na Costa do Golfo dos Estados Unidos.
"Estamos felizes porque este projeto de troca de combustvel vai render dados sobre as emisses para mostrar aos legisladores dos EUA, Mxico e Brasil que possvel conseguir redues reais ao se utilizar combustveis com baixo teor de enxofre em seu litoral," observou Michelle DePass, administradora-assistente da EPA USA para International and Tribal Affairs, destacando a importncia dos testes. Juntamente com a Hamburg Sd, esses testes tambm foram apoiados pela U.S. Maritime Administration, a agncia ambiental mexicana Secretara de Medio Ambiente y Recursos Naturales (SERMANAT), assim como pelos portos de Houston, Veracruz, Altamira e Progreso.
"Imediatamente apoiamos as experincias da EPA," comenta Dr. Ottmar Gast, presidente do conselho executivo da Hamburg Sd. " fato que a proteo do ambiente e dos recursos naturais faz parte de cada deciso empresarial e organizacional que tomamos. S raramente a proteo ambiental considerada nos grandes progressos trazidos pelas revolues tecnolgicas. Ao contrrio, a soma de muitas pequenas medidas que resultam em melhorias. E precisamente o que queremos conseguir com os testes em nossos navios", finaliza o executivo.
Sobre a Hamburg Sd
Fundada em 1871, a Hamburg Sd um dos maiores grupos operando no transporte martimo e est presente nas Amricas, Europa, frica, sia e Oceania, seja diretamente ou atravs de empresas coligadas. A Hamburg Sd, adquirida pelo Grupo Oetker no fim da dcada de 40, tambm um dos maiores especialistas no transporte de cargas congeladas e refrigeradas com tecnologias inovadoras.
Em 2009, a empresa movimentou 2,3 milhes de TEUs. O maior fluxo de mercadorias concentra-se nos trechos Brasil e Argentina para a Europa. Nesta rota, os produtos mais transportados so caf, tabaco, autopeas, carne, frango e frutas. Na rota inversa aparecem os produtos qumicos e autopeas.