subject: Pós venda como diferencial competitivo [print this page] A grande maioria das empresas concentram seus esforos em vendas. Em outras palavras, toda sua artilharia est apontada at o momento em que a venda fechada. No entanto, o que essas empresas no esto levando em considerao so as vantagens competitivas em estender um atendimento e os servios aps a venda propriamente dita.
Para GIULIANI, (2003), muitos vendedores acham que a venda termina quando o pedido levado para a empresa. preciso que seja estendido esse atendimento, agregando valor ao atendimento e aos produtos ou servios com garantias, manuteno, programas de trocas, servios, assistncia tcnica, etc.
necessrio implantar o ps-venda de forma que o consumidor sinta segurana em estar adquirindo um produto ou servio de determinada empresa. As empresas devem passar a ver a venda no apenas como uma venda isolada, mas sim como um inicio de uma serie de outras vendas.
Dessa forma, GIULIANI, (2003), coloca que a venda deixou de ser um ato praticado por um vendedor e passou a ser um processo que tem de ser praticado por todas as pessoas da empresa, o que ele chama de marketing integrado.
O ps-venda vem se mostrando como um diferencial bastante apreciado pelos consumidores e uma forma de atendimento que podemos dizer um tanto quanto pouco freqente entre as empresas. Outra contribuio nesse sentido de GIULIANI, (2003), que segundo estudos, 85% das mudanas de opo entre um produto e outro se do em decorrncia da insatisfao com o produto ampliado, ou seja, ao que est ligado ao produto ou servio, como atendimento e ps-venda, por exemplo.
O ps-venda est ligado ao intangvel e por sua vez tudo que intangvel difcil de ser copiado pela concorrncia e esse esperado pelo consumidor. Assim, GIULIANI, (2003), conclui que o cliente espera, cada vez mais, receber mais do que um produto tangvel, seu maior desejo o de superar ass expectativas e anseios.
Possui Graduao em Administrao de Empresas pela Universidade de Sorocaba, Especializao em Finanas, MBA em Gesto Estratgica de Negcios e Mestrando em Administrao pela UNIMEP com Extenso Em Marietta College Ohio - EUA. Tem experincia na rea de Administrao, Marketing, Negociao, Compras, Vendas, Suprimentos, Logstica e Planejamento. Tem desenvolvido pesquisas com os temas Marketing, Administrao de Vendas, Programas de Fidelizao de Clientes, Logstica e Produo, alm de Lecionar essas disciplinas em Graduao e Tcnico. fundador da S.I. Inteligence Soluttion - Empresa de Consultoria Empresarial com atuao em empresas dos mais variados segmentos. Tambm palestrante In Company e promove cursos de curta durao junto a instituies de ensino. (Artigonal SC #3401821)