subject: A Importância do Supply Chain Management – SCM [print this page] Entre as dcadas de 1980 e 2000 ocorreram grandes transformaes nos conceitos gerenciais, com destaque a funo de operao. Com a chegada da qualidade total nas empresas e seus programas de engenharia, veio tambm um avano no que diz respeito a qualidade e a produtividade das empresas. Assim, apareceram dois conceitos em relao a produo que vem sendo utilizado pelas empresas com bastante intensidade.
O primeiro deles trata-se da logstica integrada que despontou por volta de 1980 e ganhou velocidade e crescimento ao longo dos anos sendo puxada pela revoluo tecnolgica e pelo aumento do nvel de exigncias de desempenho em termos de distribuio e qualidade.
O segundo conceito o Supply Chain Management SCM, ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos GCS, que comeou a se desenvolver por volta de 1990, no entanto, ainda hoje so poucas as empresas que conseguiram evoluir e implementar de forma completa e com sucesso. Em termos acadmicos um tema ainda em desenvolvimento, apesar de encontrar muitos artigos sobre o tema.
Conforme Pires (1998), essa nova abordagem tem trazido enormes benefcios para as empresas de diversos setores, principalmente para a automobilstica. A indstria automobilstica tem servido como setor de impulso nas questes relacionadas administrao da produo e gesto da cadeia de suprimentos, com destaque para a produo enxuta.
Para entender melhor o SCM, preciso entender o que um canal de distribuio e quais suas funes. Primeiramente o canal de distribuio ganhou bastante nfase tendo sua utilizao dentro do marketing, sendo uma ferramenta de eficincia, podendo ser estratgica, na comercializao e distribuio de produtos e servios. Com o passar dos anos esse canal de distribuio foi se tornando mais complexo ao mesmo tempo em que seu controle diminua. Diante do surgimento de complexidades e do ambiente cada vez mais competitivo e exigente, o SCM surgiu para atuar de forma sistmica e abrangente em toda a cadeia empresarial.
Lambert e Cooper (2000), definem a SCM ou GCS como sendo a integrao de processos de um negocio, tendo como ponto de partida o consumidor final at os fornecedores iniciais da cadeia desses produtos, informaes e servios, sendo que acrescentem valor para o comprador.
Dentro desse ambiente de mudanas e de competio, segundo Christopher (1997), tem ocorrido uma transformao dentro desse ambiente competitivo, de maneira que a competio passou a acontecer no mais entre empresas de forma isolada e sim entre cadeias inteiras. Isso levou a integrao de setores dentro e fora das empresas.
Nesse sentido, em conseqncia da integrao de vrios setores, dentro e fora das empresas, para Pires (2004); Cooper, Lambert e Pagh (1997), entende-se que as empresas devem estar dispostas a cooperar, para que haja um fluxo de produtos e de informaes de forma eficiente.
Na linha de cooperao, verifica-se um crescimento de parcerias estratgicas, muitas vezes em forma de alianas, entre empresas dos mais diferentes ramos de atividade. Para Pires (1998), as empresas precisam esquecer a antiga forma de fazer negcios, onde havia uma simples ligao de compra e venda sem nenhuma colaborao entre as empresas e praticar um relacionamento mais cooperativo e estvel com seus fornecedores.
Segundo Cooper, Lambert e Pagh (1997), essa a diferena entre SCM e a logstica integrada. Em outras palavras, a diferena est no relacionamento entre empresas e fornecedores e nas alianas e parcerias formadas entre empresas.