subject: Esporte Prejudica A Sade!! [print this page] Carssimos leitores, como esto? Vamos dar continuidade ao tema que abordamos no nosso ltimo encontro? Para relembrar falamos que Esporte no Sade, muito pelo contrrio e eu tambm disse que comearamos tratando do tema Esporte.
A Escola de Educao Fsica e Esporte da USP vanguardista no assunto j que separou na dcada de 90 os cursos de Educao Fsica e o de Esporte. Este ltimo referente sempre ao alto rendimento, tendo como pblico alvo o atleta.
No estamos falando do atleta de fim de semana ou aquele que gosta de jogar vlei duas ou trs vezes por semana. Estamos tratando de profissionais que treinam de 4 a 8 horas dirias e que situaes como dores insuportveis, leses, escoriaes, sesses de fisioterapia, bolsas de gelo e claro, uma carreira relativamente curta em comparao s outras profisses algo comum.
Anncios Google
Tambm estamos tratando de um grande volume em dinheiro. Patrocinadores no fazem caridade, eles querem associar suas marcas a campees. Minutos na televiso valem verdadeiras fortunas e no possvel que todo o investimento de vrios milhares fique a merc da vontade do atleta.
O Atleta um funcionrio que deve ir at (ou alm) do seu limite. Os estudos da fisiologia, nutrio, bioqumica, marketing e outras disciplinas prprias da rea, so estruturados para essas pessoas. Eu disse pessoas? Muitas vezes os clubes esquecem que so pessoas e as
tratam como mquinas.
impossvel pensar em sade em situaes como esta. No o bem estar e a qualidade de vida que est como objetivo. Ao invs de sorrisos e brincadeiras, geralmente encontramos pessoas com expresses de dor e de raiva, revidando a entrada mais brusca do companheiro" de profisso.
Vejam, no estou tratando do fenmeno esporte. Esse um tema bastante instigante.
Quem o espectador desses jogos?
Qual a razo de seu comportamento frente a um esporte?
Para quem realmente so os jogos olmpicos e o campeonato mundial de futebol masculino?
Como sugestes procurem artigos da Profa. Katia Rubio da EEFE-USP. Ela e seu grupo de
estudo pesquisam sobre o olimpismo.
No nosso prximo encontro comearemos a falar sobre a sade de maneira ampliada. At l e espero que tenham gostado.
Douglas Cerqueira Ferdinando professor de educao fsica do Servio de Geriatria do
Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP (Brasil), mestre em Sade Pblica e proprietrio da SUPERAO Prticas Corporais para a Sade.