subject: Ser Empregado ou Ser PatrĂ£o? [print this page] Trabalhar em Empresas e Trabalhar por conta Prpria
Vamos Tratar hoje sobre um assunto que nos trazem dvidas.
Melhor ser Patro ou ser Empregado?
No tempo que eu era criana ser empregado ainda tinha suas vantagens , pois o mercado de trabalho no era globalizado e terceirizado como hoje.
Eu sempre ouvia minha me comentando com os vizinhos e amigos , que existia uma espcie de procura desesperada das empresas por futuros empregados e havia at anncios em Kombi recrutando trabalhadores . Isso em meados de 85 mais ou menos, a oferta de empregos eram maiores, e poucas exigncias de experincia e escolaridade.
Uma vez na aula de Secretariado do meu curso a professora havia comentado que seu primeiro emprego foi na rea comercial isso em 87 , e que ela no tinha nenhuma experincia , mesmo assim conseguiu o cargo.
Hoje at um simples emprego de gari , necessita do ensino mdio.
A minha maior preocupao com quem no tem experincia.
Esses dias conversando com uma pessoa , ela falava que sua filha est com dificuldades para arrumar o primeiro emprego , com 19 aos. Tinha cursos e j estava com ensino mdio concluido.
Ela at comentou que sair para procurar emprego a filha chegava s agncias para entregar seu currculum , as selecionadoras colocavam o documento numa caixinha separada , simplesmente porque a moa no tinha experincia.
Eu acho isso lamentvel , pois as pessoas sem experincias so excludas do mercado de trabalho , na verdade as pessoas sem experincias so melhores de gerenciar do que as que possuem experincia, e a mesma atende rapidamente a poltica interna que a empresa almeja.
Trabalhar como empregado tem seus prs e contras.
Mesmo tendo direito a receber fundo de garantia , seguro desemprego.
Hoje ningum pode garantir que ao acordar estar empregado , e quando chegamos ao final do expediente , recebemos aquela bendita cartinha de aviso prvio , nossa...parece que eu adivinhava , quando algum me chamava , com a famosa frase...Venha aqui um pouco...
muito desagradvel ser demitido...
E em contrapartida eu sempre tive o sonho de possuir um negcio prprio , que eu pudesse gerenciar , na verdade nunca gostei muito de receber ordens , pode ser tambm por causa do sangue, pois meu pai era micro empresrio, e eu sempre sonhei, em ter algo meu , mesmo que o retorno no fosse a curto prazo.
Hoje eu posso dizer para vocs que um dos melhores prazeres para mim , poder fazer o que eu gosto.
Algo que me traz conhecimentos todos os dias , onde eu encontro pessoas maravilhosas, e essas pessoas me proporcionam conhecimentos e alegria.
O Conselho que dou para cada um de vocs.A sua atividade profissional tem que primeiro gerar satisfao e alegria para voc.Pois nenhum ser humano tem sucesso sem motivao.
O Dinheiro no pode estar acima disso , pois no estando satisfeito , seu trabalho no ser executado com qualidade.
E voc tambm precisa de paz espiritual pois,estresse , e outros malefcios tambm no traz 100% de satisfao, nem para voc e nem para a empresa.E Muito menos para sua sade.