Board logo

subject: MÃES MENININHAS [print this page]

J no me causa mais admirao ver meninas recm sadas da infncia, ficarem grvidas precocemente e totalmente despreparadas para a maternidade. Ainda ontem, eu vi passar na frente de minha casa, mais uma delas, com no mais do que 14 anos, carregando uma barriga que deixava clara a gravidez em estado bastante adiantado.

Pensei comigo mesmo em como o tempo passa depressa. Afinal, anteriormente, eu vi a me dessa menina passar na mesma calada, grvida tambm, e sabem de quem? Isso mesmo. Dela, da menina a que estou me referindo e que por acaso, ainda beb de colo, foi minha cliente representada pela me e pela av, na busca de uma penso alimentcia a ser paga por um pai ainda adolescente e totalmente desprovido de qualquer condio financeira.

Lembro-me que em audincia de conciliao, o jovem pai, por no nenhuma espcie de ganho ou de qualificao para obter um emprego, restou condenado a pagar uma penso alimentcia no valor mnimo que os juzes da nossa comarca costumam fixar em tais casos, ou seja, 30% do salrio mnimo nacional. Evidentemente, a me e a av, ficaram zangadas com tal deciso, eis que entendiam ser uma quantia irrisria que no daria para "criar uma filha", conforme suas prprias palavras. De nada adiantou eu tentar explicar-lhes a respeito do famoso binmio possibilidade/necessidade. Elas entendiam que o juiz deveria ter condenado o rapaz a pagar uma quantia maior e ele que "se virasse" para pagar.

Acabei entrando em desacordo com elas e encerrei por ali a minha relao de trabalho com as duas (trs, na verdade). Tempos depois, fiquei sabendo que em virtude do pai, agora com dezoito anos, no ter efetuado os pagamentos da penso na data aprazada, elas buscaram a defensoria pblica que ingressou com uma ao de execuo de alimentos e ele, em no tendo como pagar, acabou indo parar na priso.

L dentro, acabou ficando "escolado" e aprendeu tudo o que era necessrio para iniciar uma vida voltada para o crime. Soube de todos os contatos necessrios para comprar armas, adquirir drogas para revender, pessoas que fazem o transporte e outras "cositas mas".

Ao sair, o fato de ter estado preso, fez com ele "subisse no conceito", conforme se diz na gria dos criminosos. Despreparado para obter qualquer tipo de emprego e com a mcula de ter sido presidirio, ele no pensou duas vezes: iniciou seu negcio de vender drogas e em breve, j estava com uma moto e um local bastante freqentado por carros de luxo. Evidentemente, este fato acabou chamando a ateno das autoridades que acabaram fazendo uma "batida" no local e o rapaz acabou preso, acusado e condenado por trfico de drogas. Triste final para algo que comeou com um simples amor de adolescentes.

que apesar de todos as informaes que os jovens recebem hoje em dia, parece que nada adianta: a sexualidade ainda praticada sem qualquer cuidado para evitar as doenas sexualmente transmissveis e a gravidez. E assim, temos uma sucesso de meninas gerando outras crianas, sem terem condies econmicas ou psicolgicas para tanto.

Com pais e mes ainda no preparados para criarem um filho e com avs que precisam se ausentar o dia inteiro para obterem o sustento da famlia, eu fico me perguntando como que essas crianas crescem. Quais os valores que acabam dirigindo suas vidas? Quais sero suas referncias diante do fato notrio de que a famlia que deveria ser para elas um ambiente de proteo integral, no vem mais cumprindo sua principal funo que justamente a de lhes dar o aporte afetivo necessrio para o seu desenvolvimento saudvel, despertando-as para os principais valores ticos e de conduta socialmente aceitos?

Fica bem evidente que, em sua maioria, os modelos que elas iro seguir, so aqueles ditados pelas ruas, pela falsa malandragem, pela pequenez de objetivos e de perspectivas e em breve, elas continuaro dando seqncia ao ciclo iniciado pelas suas geraes anteriores. Muitas dessas meninas em breve estaro trazendo vida novas crianas condenadas ao desamparo e os meninos, possivelmente acabaro freqentando a "universidade do crime" que a priso. um crculo vicioso que, se no for cortado imediatamente por alguma iniciativa conjunta das famlias, da sociedade e dos governos, seguir assolando e comprometendo inexoravelmente boa parte de nossas novas geraes.

Jorge Andr Irion Jobim. Advogado de Santa Maria, RS

MES MENININHAS

Por: Jorge Andr Irion Jobim

Perfil do Autor

Fui msico durante mais de 30 anos. H aproximadamente 20 anos, sou advogado da rea do Direito de Famlia e eventualmente na rea criminal. Minhas ideia podem ser conhecidas nos blogs: http://jobhim.blogspot.com/ http://cronicasdavilanorte.blogspot.com/ (Artigonal SC #3374090)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/adolescentes-artigos/maes-menininhas-3374090.html

welcome to loan (http://www.yloan.com/) Powered by Discuz! 5.5.0