subject: DESILUSÃO NOS RELACIONAMENTOS HUMANOS [print this page] O que poderamos falar sobre esse tema to controverso quanto a desiluso nos relacionamentos humanos. Acordei pensando nisso, e resolvi escrever esse artigo.
Vejam se concordam comigo: a desiluso est intimamente ligada s expectativas no realizadas. Esperamos demais dos outros, esperamos demais de ns. E cria-se uma bola de neve de sentimentos conflituosos quando o que espervamos no se concretiza. Da, resulta o ressentimento, a mgoa, o dio por si mesmo, a crtica e a auto-crtica destrutiva. Essa das piores.
Dias atrs, me desiludi com um amigo, e passei a semana em torno do luto dessa amizade. Trabalhei meus sentimentos de perdo, e segui em frente. Como devemos fazer na vida.
Mas, ao que parece, nem tudo muito simples. O "amigo" reapareceu das trevas, com desculpas no muito consistentes, e eu, que sou uma pessoa nada rancorosa geneticamente falando, tive a pacincia de ouvir todas aquelas histrias para boi dormir. Moral do negcio: perdoei, mas no vou esquecer. Ainda preciso de tempo para "curar" as feridas do desapontamento e da desiluso.
Ns devemos ter expectativas sim, mas conosco. E de forma gentil se por um acaso no conseguirmos concretizar o tal plano como assim o determinamos. Nada de ficar nos ofendendo diante do espelho, ou usar frases do tipo: "...Mas voc estpida mesmo, garota"!
No precisamos de mais gente com os dedos apontados para ns. Portanto, na prxima desiluso que tiver, seja com amigo, namorado, me, pai, nada de ficar se criticando por ter feito "isso" e no "aquilo". Levanta a cabea, bota aquele salto, respira fundo e vai para o shopping bater umas pernas para relaxar. Mas com parcimnia, menina! E se meu comentrio brincalho no der certo com seu nimo, saiba que essa fase passa. Nada permanente na vida, nem nossas desiluses.