subject: Teoria ou prĂ¡tica? [print this page] Recentemente recebi um elogio de um cliente no primeiro dia de trabalho que fez refletir muito. No final do primeiro turno de trabalho, uma das scias de um escritrio de advocacia fora do RS me diz atentamente:
"Gustavo, permita-me elogiar sobre a tua forma de trabalho. Tu vieste aqui e em algumas horas conseguiste nos dar prticas, exemplos, orientaes que outros consultores que o escritrio teve no fizeram. Aqui somente trouxeram teorias e levaram muito tempo para chegar a algo prtico".
Por bvio no quero aqui vangloriar-me de um elogio. Quero trazer a reflexo sobre teoria e prtica.
A teoria fundamental para qualquer trabalho. No podemos esquecer que sem base terica no conseguimos sistematizar o conhecimento. Vejamos um exemplo comparativo entre teoria e prtica: Ao aprendermos a ler, aprendemos primeiro cada letra separadamente e depois aprendemos a formar palavras. Aqui est o nosso embasamento terico. Contudo, se no quisermos ser analfabetos funcionais, precisaremos aprender a interpretar as palavras, frases, sentenas que lemos. Ao interpretar, estamos aplicando os conhecimentos tericos na prtica.
Existem vrios exemplos de pessoas que atravs da prtica, fizeram a teoria. Est errado? Numa primeira anlise no. Uma prtica bem sucedida muito melhor que uma teoria ainda no testada.
E sendo bem prtico mesmo: Para que serve esta reflexo na prtica?
Para jamais nos afastarmos da prtica apenas pela teoria e ao mesmo tempo, sempre que estivermos fazendo algo prtico, possamos pensar na teoria como uma forma de melhorar o processo de trabalho.
Ler doutrinas, por exemplo, maravilhoso para constituir uma tese. Contudo, uma tese de nada adiantar se os tribunais j estiverem julgando este assunto contra o teu interesse. Parece assim que a advocacia no tem alternativa, no ?
Tem sim. Se aliar a teoria a prtica, a soluo existe. Se o advogado ler doutrinas e analisar o que est acontecendo na prtica, poder desenvolver uma tese para mudar o que na prtica j est sendo julgado, ou seja, ir atacar as razes dos julgados de maneira a demonstrar que determinado assunto deveria ser julgado de outra forma atravs do embasamento novo terico adquirido.
Em bom portugus: Teoria ou Prtica? A resposta simples: Ambos!