Quando cai o crepsculo os valorosos correm para os seios de suas guerreiras. Ali se aconchegam e se preparam para produzirem juntos os frutos da aurora. Acreditam que a unio e a multiplicao so coisas sublimes.
Com o ajuntamento de dois corpos, tudo se multiplicou... Ali comeou a nascer uma princesa, amada entre seus admiradores... Diziam-me que era a menor de todas! No acreditei quando a vi pela primeira vez. "To nanica e acolhendo gigantes!" Pensei comigo.
Confesso, no entendi. Contaram-me sobre seu nascimento, como se tornara a mais bela entre todas da regio, como enriquecer atravs de seus campos e de seus frutos dourados.
Falavam-me de uma terra pequena de pastos verdejantes. Onde seus filhos ou imigrantes se regozigam nos arredores dos inmeros pomares. Terra que mana leite e mel. Suas filhas so vicosas, seus frutos abundantes.
Conheci, anos, depois de seu nascimento, um de seus filhos. Que me disse:
Voc conhece minha morada?
No!
Sou da terra que tem o solo to fertil, que brota ouro.
Ouro?
Sim... A planta chamada cacau, vale ouro!
Ele era um homem valoroso, um trabalhador, forte como sua me. Sua paixo pela terra do cacau era invejvel. Carregava no peito o smbolo de sua amada cidade natal.
Tudo comeou com muita fora, luta coragem, de homens e mulheres guerreiros e guerreiras. Que marcharam para o alvo e construiram a cobiada do sul da Bahia. Disse-me ele, com muito nimo.
Hoje, seu ouro diminuiu um pouco, mas seu povo se orgulha em dizer: "sou fruto da cidade cujo seu maior tesouro a paz e o amor entre seus filhos."