subject: Marketing Pessoal e Comunicação Interpessoal [print this page] Um dos pressupostos mais importantes do marketing pessoal a nossa capacidade de interagir e de influenciar positivamente atravs da comunicao interpessoal.
A comunicao envolve muito mais do que apenas palavras. Na verdade, as palavras representam apenas uma pequena parte de nossa forma de expresso como pessoa. Estudos demonstram que numa apresentao diante de um grupo, 55% do impacto determinado por nossa linguagem corporal postura, gestos e contato visual -, 38% determinado pelo tom de nossa voz, e apenas 7% desse impacto tem a ver com o contedo de nossa apresentao (Mehrabian e Ferris, "Inference of attitudes from nonverbal comunication in two channels").
Claro que estas percentagens podem variar dependendo da situao, mas sem dvida alguma a linguagem corporal e o tom de nossa voz fazem imensa diferena no impacto e no significado do que dizemos. "No o que dizemos, mas como dizemos que faz a diferena".
Ao encontrarmos algum, geralmente, nos dirigimos a esta pessoa com um "como vai, tudo bem?". Este cumprimento poder ser interpretado pela pessoa como uma ameaa, um sinal de descaso, ou mesmo um agradvel reconhecimento pelo outro, dependendo da forma como usamos nosso tom de voz e nossa expresso corporal.
As palavras que utilizamos so o contedo de nossa mensagem, e a postura, gestos e tom de voz formam o contexto desta comunicao. Devemos, portanto, construir um contexto favorvel para que nossa mensagem possa influenciar positivamente o interlocutor. Isto poder ser obtido atravs de nossa sensibilidade, na observao cuidadosa do comportamento da outra pessoa, e na utilizao do feedback, como forma de ajustarmos nosso comportamento e torn-lo sintonizado com o comportamento verbal e no verbal de nosso interlocutor.
O objetivo obtermos uma empatia com quem estivermos nos comunicando, e utilizarmos nossa linguagem, nossa expresso corporal e nosso tom de voz de uma maneira sintonizada com a comunicao que estiver ocorrendo.
De uma maneira geral, deveramos, sempre que possvel, em nossa comunicao interpessoal observar os seguintes aspectos:
Criar empatia com as pessoas, seus sentimentos e pensamentos desde o primeiro momento da conversao;
Observar o tom de voz para adequ-lo maneira de ser da outra pessoa;
Utilizar uma postura corporal amigvel e coerente com a mensagem que estivermos passando;
Observar a reao das pessoas nossa comunicao e modificar a maneira de agir sempre que no estivermos obtendo um resultado satisfatrio.
Portanto, conclumos que, como parte de nosso marketing pessoal, devemos estar sempre atentos forma como nos comunicamos, desenvolvendo continuamente nossa capacidade de influenciar positivamente as pessoas, no apenas atravs de nossa condio pessoal e profissional, mas principalmente pela forma como interagimos com elas.
Ari Lima
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