subject: Lições da Mc Donald's na Gestão de Carreira [print this page] No ano de 1954, Ray Kroc, um annimo vendedor de mquinas de milk shakes, entra numa lanchonete em San Bernardino, Califrnia, EUA, para entregar aos irmos McDonald's, Dick e Mac, duas destas mquinas, e o mundo dos negcios nunca mais seria o mesmo. Ali comea uma revoluo na maneira de fazer negcios, que se espalharia por todos os continentes nas prximas dcadas, criando uma indstria bilionria.
Para melhor compreenso, necessrio entender o contexto em que se deu este encontro. Ray Kroc, aos 52 anos, estava vivendo uma pssima fase em seu negcio de vendas de Multimixers, e ansiava por encontrar novas oportunidades de negcios. Conheceu, ento, os irmos McDonald's e percebeu que eles haviam criado uma lanchonete "diferente", que fazia enorme sucesso naquela localidade pela qualidade dos servios, dos hambrgueres e na rapidez com que atendiam seus fregueses.
Ray Kroc logo entendeu que aquele modelo poderia ser expandido com sucesso para outras localidades, e convenceu os irmos McDonald's a lhe vender o direito de comercializar a marca e as idias daquele prottipo de lanchonete.
Assim, podemos extrair a primeira lio de sua trajetria de sucesso:
Lio nmero 1: Esteja atento s oportunidades de negcios.
As dificuldades de Ray Kroc eram enormes, pois ele estava praticamente falido, e somente uma grande dose de motivao poderia manter seu entusiasmo para levar avante o projeto de desenvolver a franquia daquele novo tipo de lanchonete.
Lio nmero 2: Capacidade de auto-motivao uma competncia essencial para o sucesso.
Como ele no tinha recursos para investir numa cadeia de lanchonetes, teve de utilizar o sistema de franquia, que nunca fora tentado antes neste tipo de comrcio varejista, portanto, foi uma inovao da parte de Ray Kroc utilizar esta forma de expanso para os negcios da McDonald's.
Lio nmero 3: Criatividade e inovao so competncias essenciais para gesto de um negcio de sucesso.
John F. Love, autor do livro "McDonald's A verdadeira histria do sucesso", (Editora Bertrand, 1987), nos apresenta um profundo relato da trajetria desta corporao bilionria desde sua fundao pelas mos do lendrio Ray Kroc, at a data da publicao do livro, quando a companhia j contava com 9.300 restaurantes em 42 pases, e tinha servido at aquele ano 55 bilhes de hambrgueres. A McDonald's a maior compradora de carne bovina dos EUA, e a maior proprietria mundial de imveis comerciais. Certamente, hoje estes nmeros so mais impressionantes ainda.
Ao entrevistar diretores da empresa que conviveram com Ray Kroc desde os primeiros tempos, John Love aponta algumas caractersticas do estilo deste empreendedor que nunca concluiu os estudos, abandonando-os no ensino secundrio.
Segundo Fred Turner, poca presidente da companhia, Ray Kroc tinha algumas caractersticas bastante acentuadas, que foram determinantes para o sucesso da empresa como um todo. Ele tinha uma enorme f e sonhava com o sucesso da empresa a longo prazo, chegando a aconselhar aos colaboradores: "concentrem-se em fazer um bom trabalho e no em ganhar dinheiro, pois, se trabalharem duro e gostarem de seu trabalho, os problemas de dinheiro se resolvero por si".
Lio nmero 4: Ter objetivos e acreditar em um sonho.
Outra caracterstica apontada no fundador da McDonald's era sua enorme capacidade de se comunicar. Tinha grande carisma, e quando fazia apresentaes para grupos de franqueados, clientes ou funcionrios deixava todos entusiasmados com o futuro da empresa.
Lio nmero 5: Desenvolva uma comunicao eficaz.
Por mais estranho que possa parecer, Ray Kroc s comeou a receber salrio da companhia aps sete anos de sua fundao, neste meio tempo vivia precariamente das vendas de mquinas de milk shakes. No entanto, era um homem bem humorado e passava sempre um ar de felicidade segundo seus colaboradores.
Lio nmero 6: Conserve o bom humor para manter voc e sua equipe motivados.
"Se uma corporao tem dois executivos que pensam da mesma maneira, um deles e desnecessrio". Foi com esta afirmao que Ray Kroc respondeu a uma pergunta feita por um assistente, durante uma apresentao, sobre a tolerncia s divergncias de opinies na empresa. Uma grande competncia que ele tinha era a capacidade de obter o melhor desempenho possvel das pessoas, bem como faz-las trabalhar em equipe.
Lio nmero 7: Obtenha o melhor das pessoas e trabalhe em equipe.
Uma das maiores dificuldades encontradas na McDonald's, nos primeiros tempos, foi conseguir que os novos franqueados mantivessem o mesmo padro de qualidade que a lanchonete prottipo, criada para servir de modelo. Haviam muitos franqueados que no respeitavam as normas e apresentavam padro de qualidade inferior. A persistncia de Ray Kroc em perseguir aquele padro de qualidade foi essencial para o sucesso e tornou-se a marca registrada da empresa.
Lio nmero 8: Seja persistente em seus propsitos, mantenha-se firme mesmo diante de adversidades, que no fim sero vencidas.
Um trao marcante na personalidade de Ray Kroc era sua flexibilidade como ser humano. Conseguia trabalhar com pessoas diferentes, personalidades diferentes, "humores" diferentes. Mantinha seu otimismo diante das dificuldades. Convivia com profissionais cuja personalidade e maneira de ser eram incompatveis com as suas, no entanto, sabia suportar estas diferenas, muitas vezes encontrando formas inusitadas de desabafar, para conseguir manter homens e mulheres competentes em sua organizao.
Lio nmero 9: Seja uma pessoa flexvel, para poder conviver com os opostos em uma organizao.
Finalmente, gostaria de destacar o otimismo e a capacidade de defender suas idias com emoo deste empreendedor, que conseguia com isto conquistar uma legio de seguidores. Ray Kroc tornou-se um lder carismtico por colocar paixo no seu trabalho.
Lio nmero 10: Desenvolva seu trabalho com otimismo, emoo e paixo, que assim obter xito.
O objetivo deste texto no foi contar a histria da McDonald's, cuja fama dispensa apresentaes em todo o mundo, nem resgatar o nome de seu fundador, Ray Kroc, como um modelo de executivo a ser seguido por profissionais que buscam o sucesso. Nosso objetivo foi extrair lies para a gesto de carreira da trajetria fantstica deste homem, que aos 52 anos de idade, em que muitos j esto pensando na aposentadoria, iniciou uma verdadeira epopia no mundo dos negcios e transformou uma idia brilhante em um negcio bilionrio.
Ari Lima
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