subject: FAUSTÃO E O ESCRITO NAS ESTRELAS [print this page] FAUSTO E O ESCRITO NAS ESTRELAS FAUSTO E O ESCRITO NAS ESTRELAS
A Rede Globo de Televiso tem se destacado positivamente quando da insero na sua programao aspectos de relevncia sobre a espiritualidade humana. Inclusive, algumas religies crists tem se manifestado contra a Doutrina esprita, alcunhando-a de "A Doutrina do Engano e da Mentira" como afirmou o pastor protestante RR Soares, em livro publicado por ele. A nossa interveno nessa matria tem conotao explicativa sobre alguns aspectos que foram debatidos no domingo, dia 12 de setembro do corrente ano. Estiveram presentes ao bate papo atores integrantes do elenco novelstico e um telogo que faz parte da emissora supracitada. Natalia Dill, que faz o personagem Viviane, Jaime Matarazzo, o Daniel e o ator Humberto Martins que interpreta Ricardo, o pai de Daniel.
Sobre o assunto do debate, o apresentador Fausto fez diversas indagaes sobre os personagens, bem como se os mesmos acreditavam em vida, aps a morte e reencarnao. Como o ser humano dotado de livre-arbtrio, eles dentro de suas ticas responderam as indagaes do apresentador. No nos cabe julgar aqui a crena alheia e nem nos atrevemos em perquirir a vida de quem quer que seja para interpretar seus pensamentos. Alis, a crena na existncia de Deus prpria do ser humano. Achamos at um dilogo bastante interessante e proveitoso, visto que mesmo interpretando algo bem complexo, os atores respondiam no seu modo de ver e crer as indagaes do apresentador. O ator Humberto Martins nos pareceu o mais seguro de todos em suas respostas, ao mesmo tempo em que se situava dentro do assunto debatido com vivncias acontecidas com ele no decorrer de sua existncia terrena.
Os outros mesmo sem reprocharem estavam que meios claudicantes em suas respostas. Alis, debater ou discutir espiritualidade no tarefa fcil, mesmo estando-se num "teatro de operaes" onde ela vivenciada e repassada ao pblico telespectador. Quando a mdia procura inovar adotando medidas diferenciadas, no existe to somente aquela percepo de audincia pura e sim dar fidelidade aos apreciadores ou crentes na vida aps a morte. Costumamos afirmar em nossos comentrios de que o maior enigma da vida a morte, bem como, o maior enigma da morte a vida. Elas caminham juntas desde o nascimento de qualquer ser, seja do mundo hominal ou animal. Terminada a seo de indagaes, Fausto pede a presena de um telogo para explicar o que seria Psicografia, Esprito e Vida aps a Morte e outros assuntos ligados espiritualidade.
Foi nesse momento que a Rede Globo acabou transformando um assunto de interesse geral em simples sonrisal. O telogo em aluso rodou, rodopiou e no acrescentou nada em suas "explicaes". Foi de encontro fsica quando deixou transparecer o impossvel, de que dois corpos estavam ocupando o mesmo lugar no espao. Falou que acreditava existir um corpo alm do seu, mas no soube explicar com detalhes. Quando se reportou a reencarnao transformou o giro em jirau. Devemos ter cincia de que a Reencarnao uma das crenas mais antigas que existe, at mesmo sobre o cristianismo que surgiria muito tempo depois. A maioria dos pases do Oriente so reencarnacionistas. O telogo em aluso demonstrou at ser desconhecedor da prpria Bblia.
Quando falava sobre o que pensavam os gregos sobre a reencarnao do Esprito num animal irracional no citou o porqu. (Metempsicose). A prpria cincia j desvendou esse mito, pois o Esprito evolui e no retrograda. Um esprito entrando num corpo humano para realizar uma psicografia coisa de nefito, pois os espritos se comunicam atravs do pensamento. Alm das psicografias, existem as psicofonias e as pneumotografias. No falou uma s vez em perispirito que o cientista e filosofo russo Alexander Aksakof chamou de corpo bioplasmtico. Alexandre Aksakof nasceu na Rssia, no seio de nobre famlia, cujos membros ocuparam sempre lugar de destaque na literatura e nas cincias.
Comeou seus estudos no Liceu Imperial de So Petersburgo - instituio da antiga lieza da Rssia - e uma vez concludos dedicou-se ao estudo da Filosofia e da Religio, tendo para isso que aprender o hebraico e o latim, visando um melhor entendimento da obra grandiosa de Emanuel Swedenborg. Em 1854, caindo em suas mos obra de Andrew Davis: "Revelaes da Natureza Divina", Aksakof abriu novos horizontes s suas aspiraes e tendncias intelectuais, reconhecendo um mundo espiritual de cuja realidade no mais duvidava. Para fazer um completo estudo fisiolgico e psicolgico do homem, matriculou-se em 1855 como estudante da Faculdade de Medicina de Moscou, onde ampliaria os seus conhecimentos de Fsica, Qumica e Matemtica, ao mesmo tempo em que acompanhava, passo a passo, o desenvolvimento esprita na Europa e na Amrica.
Para isso ele revolvia livrarias e pedia de qualquer lugar as obras que no se encontravam nas livrarias de sua terra. A partir de 1855 ele inicia a traduo para o russo de todas as obras de: Allan Kardec, Hare, Edmonds, Williams Crookes, Relatrio da Sociedade Dialtica de Londres e a fundao de peridicos como o "Psychische Studien", de Lpsia, uma das melhores revistas sobre Espiritismo. Existem inmeros cientistas que confirmaram a existncia de vida aps a morte e mesmo a comunicao atravs da Transcomunicao entre a vida material e espiritual. Yan Stevenson um cientista americano que dedicou mais de 30 anos de sua vida ao estudo da reencarnao comprovou mais de 2000 casos do fenmeno.
A obra de Aksakof no se restringiu apenas escrita. Criou adeptos entre pessoas de talento reconhecido, muitos deles cientistas, que, atravs de experincias feitas com mdiuns famosos como Dunglas Home, levou a Rssia a formar a primeira comisso de carter puramente cientfico para o estudo dos fenmenos espritas. Para essa comisso, Aksakof mandou vir da Frana e da Inglaterra os mdiuns que participariam das experincias. Como resultado, por haver fugido das condies pr-estabelecidas, tal comisso chegou a concluses errneas sobre o Espiritismo, saindo como relatrio conclusivo o livro "Dados para estabelecer um juzo sobre o Espiritismo", onde afirmava a falsidade dos fenmenos observados. Aksakof contestou a comisso com outro livro intitulado: "Um momento de preocupao cientfica".
A seguir, o valente russo voltou as suas baterias verbais contra o clebre "filsofo do inconsciente" Von Hartmann, publicando uma obra volumosa, a mais completa que se conhece sobre o assunto versado "Animismo e Espiritismo", que mais o fortaleceria como eminente cientista e pesquisador nato. Homem de brilhante posio social, ele consagrou-se durante 25 anos ao servio do Estado, alcanando vrios ttulos, tais como: conselheiro secreto do Czar, conselheiro da corte, conselheiro efetivo do Estado, e outros que no so mais que um prmio aos bons servios prestados por ele sua ptria. Verdadeiro sbio, raras vezes se acha reunidas tanta inteligncia, tanta erudio a um critrio imparcial.
Jamais se deixou arrastar pelos entusiasmos das suas convices; nunca perdeu a serenidade em seus juzos, e, no meio da sua f, to ardente e sincera, no esqueceu o raciocnio frio que lhe fez compreender quais podem ser as causas dos fenmenos que observava, o que o colocou acima dessa infinidade de fanticos que no estudando, no experimentando, e aceitam como bom tudo quanto se lhes querem fazer crer. (FEP) Polemista temvel e escritor delicado, os trabalhos de Aksakof levam a convico ao esprito; e tal sinceridade se v em suas obras que, lendo-as, sente-se a necessidade de crer nelas. Alie-se a isto um carter bondoso e uma vontade de ferro, que no se demove frente aos obstculos, assim como a uma paixo imensa pelo ideal que o leva a percorrer a Europa para fazer experincias, e ter-se- uma ideia superficial a respeito do investigador incansvel, dotado de uma alma varonil e de um talento primoroso.
Nunca permaneceu ocioso; seus artigos abundavam nos peridicos espritas, e no h pessoa medianamente ilustrada que no conhea alguma das suas clebres experincias com os mdiuns Home, Slade, d'Esperance, ou algum de seus estudos acerca de fantasmas e formas materializadas. Assim foi Aksakof, o maior de todos os soldados da grande Rssia, um soldado que combatia ideias, ideal com ideal, desonra com honra, preconceitos com dignidade. Crookes, aqui citado conseguiu medir as pulsaes de um esprito materializado de nome "Kate King" e inmeros casos que foram estudados ao longo da histria. Os fenmenos surgidos no EUA, e a confirmao no bero da civilizao humana (Frana), em 1857 com Allan Kardec.
Desconhecer a vida aps a morte desconhecer at a vida do Mestre Jesus quando em vida na companhia de Pedro, Joo e Thiago, conversou com os espritos de Elias e Moiss no Monte Tabor na transfigurao. Leiam Matheus e tirem suas concluses. (De acordo com o relato contido no Evangelho segundo Mateus, captulo 17, verso 2, consta que o rosto de Jesus resplandecia como o Sol, e a suas vestes tornaram-se brancas como a luz). No pode se admitir que uma Rede como a Globo deixe que um telogo nefito que nem mesmo conhecedor da Bblia venha estragar um trabalho to dignificante para a humanidade. Jesus no criou nenhuma religio e seus seguidores foram chamados de seguidores do caminho, aps a converso de Paulo que surgiram os cristos.
No fez a distino entre mediunidade e profetizao. Poderia ter citado o caso de Eldad e Meldad ao irem ao encontro de Moiss. De que a primeira psicografia que se tem conhecimento no mundo os Dez Mandamentos. As respostas devem ser repensadas e como sugesto faa um convite a um telogo esprita que tudo ser sanado. Pensem nisso!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA UBT- DA AVSPE- DA AOUVIRCE
Jornalista, Radialista,Gestor de Empresas(Administrao), Bacharel em Segurana Pblica, Acadmico de Letras, Membro da ACI(Associao Cearense de Imprensa)e da Associao De Ouvintes de Rdio(AOUVIR/CE) esprita por convico, gosto de escrever crnicas, poesias, contos, fao resenha de livros, comento, fao novelas de rdio e agora pretendo compor letras de msica, gosto de leituras e escrevo uma mdia de trs matrias dirias e j tenho mais de 1.000 publicadas.Lancei recentemente o livro;80 Anos da ACI(Associao Cearenses de Imprensa) e Detalhes sobre a Histria do Rdio no Cear, Brasil e no Mundo. (Artigonal SC #3326432)