subject: Estimulando a comunicação: a importância e aquisição da comunicação para crianças portadoras de Múltipla Deficiência (I) [print this page] Deficincia mltipla o termo usado para classificar a condio do individuo que portador de mais de uma deficincia associadas. Segundo a Poltica Nacional de Educao Especial do Ministrio da Educao (1994), mltipla deficincia "a associao, no mesmo individuo de duas ou mais deficincias primrias... com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e capacidade adaptativa." (p.15).
A mltipla deficincia pode se manifestar por combinaes entre deficincias fsica, intelectual e sensorial. Essas associaes trazem prejuzos sociais e educativos, j que muitas vezes, o indivduo ser privado de uma percepo integral do mundo que o rodeia e com isso ter poucas possibilidades de interagir com seu meio social.
O indivduo portador de mltipla deficincia ter seu comprometimento agravado, ou no, dependendo do grau de cada deficincia e da forma de suas associaes. Portanto o individuo que tiver em associao a deficincia sensorial, pode estar mais alienado de seu meio fsico e social que outro, cuja associao envolve deficincia fsica e intelectual. Segundo Nunes (2001), os sentidos da viso e audio, so os principais canais para se receber e interpretar informaes externas, sendo assim, quando h uma deficincia sensorial associada, o indivduo possui menos capacidade de interagir com o ambiente do qual participa.
O contato humano essencial para toda criana, estar com pessoas diferentes, crianas de mesma idade, menores ou maiores, estimula o conhecimento social e auxilia na formao da identidade infantil. Para Vygotsky, a criana precisa do "outro", seja ele adulto ou criana, para se perceber como individuo e se desenvolver social e intelectualmente. Imitar, observar, interagir e se divertir com outros, so elementos que conduzem naturalmente a criana a uma formao de pertencimento a seu grupo social.
Considerando-se o desenvolvimento de um beb sem deficincia, percebe-se que, por volta de dois anos este j capaz de interagir plenamente com seu meio social, utilizando sua capacidade sensorial e suas habilidades motoras e de locomoo. O beb com mltipla deficincia no possui as mesmas capacidades ou habilidades, porm, por meio da estimulao sensorial e precoce, podem-se obter bons resultados, no sentido de minimizar as limitaes e ampliar a autonomia.
Alm de habilidades motoras e sensoriais, para que haja interao social, necessrio que o beb aprenda uma forma de comunicao entendvel maioria, o que geralmente corresponde a lngua falada em seu grupo social. A comunicao, segundo Blaha (2001), possui funes, ou seja, razes para acontecer, entre elas esto a necessidade de dar e receber informaes, aceitar algo oferecido, ou no e compartilhar descobertas, experincias. Desde cedo a comunicao se estabelece, pois o beb capaz de perceber que suas reaes podem ser comunicativas para seus pais e pessoas mais prximas. Expresses faciais, que reconhece nos adultos, o choro, balbucios, gritos e sorrisos, tudo o que faz interpretado pelos adultos mais prximos, e assim lhe trazem alvio e aconchego. Atravs da comunicao, a criana pode adquirir maior independncia, diminuir frustraes, entender seu mundo e criar amizades. Por isso pode-se dizer que a comunicao, na infncia, a chave da aprendizagem.
Muitas vezes o portador de mltipla deficincia, no possui uma forma de perceber sinais comunicativos, seja por terem em associao a deficincia sensorial, seja por falta de oportunidades. Quando o adulto tende a sempre se antecipar, quanto s necessidades da criana, ele tira dela a oportunidade de "protestar" para pedir algo ou demonstrar incmodo, adquirir independncia, fazer escolhas e interagir com outros.
Para se estimular e desenvolver formas comunicativas, em portadores de mltipla deficincia, deve-se ter em conta quais so as reais capacidades e limitaes do indivduo, a necessidade que todo ser humano tem de se comunicar e a importncia desta para o desenvolvimento cognitivo e pessoal. Para compreender como isto ir ocorrer, necessrio conhecer como se d a comunicao.
A comunicao possui duas funes bsicas, a receptiva e a expressiva. A funo receptiva, diz respeito s informaes recebidas atravs da ateno dada a seus pares comunicativos. Para a criana portadora de mltipla deficincia, com deficincia sensorial ou intelectual (dependendo de seu grau de comprometimento), a recepo de informaes do meio fica impedida ou diminuda, pela falta de compreenso ou pela impossibilidade de ver, ouvir. Para que esta criana possa receber de forma mais completa as informaes de seu meio, ela precisara ser estimulada a perceber o significado dos objetos e toques que lhe so propostos.
Na funo expressiva, respondemos aos estmulos do nosso meio por interaes com pares comunicativos. Esta depende da primeira, j que no entendendo ou no recebendo de forma completa a informao a resposta dada ser incoerente ou incompleta. No caso da criana portadora de mltipla deficincia, a incapacidade de ouvir ou falar diminui tambm suas formas de expressar-se de forma entendvel ou convencional.
Dentre as estratgias mais usadas na estimulao da comunicao, ou respostas comunicativas, esto as antecipaes de acontecimentos, o uso de objetos de referncia e o sistema de calendrio.
Percebendo-se a grande importncia social e de aprendizagem que a comunicao possui para o ser humano, entende-se como imprescindvel a estimulao e o ensino de formas alternativas de comunicao aos portadores de mltipla deficincia.
Bibliografia:
ALSOP, Linda. Un Manual de Recursos para Compreender e Interactuar com Infantes, Parvulos y Nios Pr-escolares com sordoceguera. SKI*HI Institute Department of Communicative Disorders, Utah State University Logan.
BLAHA, Robbie. Calendrios, para estudintes com multiples discapacidades includo sordoceguera. Crdoba: ROTAGRAF, 2003.
CARVALHO, Erenice Natlia Soares de. Programa de Capacitao de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: Deficincia Mltipla, volumes I, II. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Especial, 2000.
NUNES, Clarisse. Aprendizagem Activa na criana com multideficiencia. Lisboa: Ministrio da Educao, Departamento da Educao Bsica, 2001.
SERPA, Ximena. Manual para pais de surdocegos e Mltiplos deficientes Sensoriais. So Paulo: Liotti Del Arcom, 2002.
Estimulando a comunicao: a importncia e aquisio da comunicao para crianas portadoras de Mltipla Deficincia (I)
Sou professora, guia-intrprete e intrprete de Libras. Estudo pedagogia, fao pesquisas na rea da comunicao alternativa e faltade linguagem. Hoje, trabalho no municpio de Guarapari. (Artigonal SC #3318593)