subject: SEO - Guia Completo de Otimização ON-PAGE [print this page] Ol amigos, estarei iniciando aqui uma srie de artigos chamada "Curso de SEO" para tentar abranger todo o fundamento de SEO necessrio, espero que ajude os iniciantes e possa servir de apoio aos experientes.
Como Construir Pginas Perfeitamente Otimizadas?
(SEO - Otimizao On-Page & Tagueamento Perfeito de Keywords)
Antes de tudo importante sempre ter em mente que o trabalho de SEO no traz respostas fceis, pois como sabemos um trabalho baseado no algoritmo dos mecanismos de busca (principalmente Google, Yahoo e Bing) os quais so guardados a sete chaves, assim o que podemos fazer estudar suas reaes e assim conseguirmos uma aproximao dos provveis fatores de rankeamento e seus respectivos pesos no momento de elaborar a estratgia. com base nesses fatores que seguem dicas preciosas para ajud-lo no seu trabalho de SEO.
A Otimizao de Pgina "Perfeita"
(para o exemplo abaixo baseado na keyword "chocolate donuts")
Tags HTML Head
Tag Title - o elemento On-Page mais importante, devendo conter o Keyword-Termo, de preferncia no inicio do ttulo. como o grfico abaixo sugere:
Sendo assim usar o Keyword-Termo no inicio do ttulo tem uma maior correlao com a melhores posies dos Mecanismos de Busca.
Meta Description - embora no seja usado nos fatores de "rankeamento" de qualquer um dos principais mecanismos de busca, a "meta description" importante para usar a Keyword-Termo devido ao negrito que ocorre no trecho visual dos resultados da pesquisa. Uma boa "Meta Description" tambm ajuda a aumentar a taxa de clique aumentando assim o trfego proveniente dos mecanismos de busca.
Meta Keywords - Apesar de suspeitar-se que o Yahoo ainda use a "Meta Keywords" para algum fim via de regra no tem valor algum para mecanismos de busca.
Meta Robots - Embora no seja necessrio, importante verificar que a "Meta Robots" no contenha nenhuma restrio aos mecanismo de busca sobre o contedo que voc deseja que seja indexado.
Rel = "canonical" - Devido a grande importncia desta tag em SEO para evitar contedo duplicado, Segue abaixo dois links de guias, um do Google e outro do SEOmoz para facilitar sua vida:
Canonical URL Tag - O mais importante avano nas prticas de SEO desde o Sitemaps
Outras Meta Tag's - Outras meta tag's como as oferecidas pela DCMI ou FGDC so interessantes, porm atualmente no oferecem nenhum benefcio para SEO nos principais mecanismos de busca, sendo assim, acrescentar uma complexidade desnecessria e aumentar o tamanho do arquivo invivel.
URL
Comprimento - Url's curtos aparecem em melhores posies nos resultados de pesquisa, e so mais propensos a serem copiados em outros sites e compartilhadas.
Keywords na URL - Quanto maior a proporo de Keyword's na URL melhor. Sendo assim "www.SITE.com.br/Keyword" melhor do que "www.SITE.com.br/Pasta/Subpasta/Keyword" sendo o mtodo mais recomendvel de otimizao (embora isso no traga tantos beneficios de rankeamento).
Subdomnios X Pginas - Apesar da ligeira vantagem dos subdomnios com Keyword, os mecanismos de busca se inclinam a atribuir maior popularidade as subpastas /pginas ao invs de subdomnios.
Separadores de Palavras - Os hfens ainda so a melhor opo, apesar das promessas de igualdade a todos os mtodos de separao, o hfen a escolha mais sensata. NOTA: Isso no se aplica a nomes de domnios, onde quase nunca recomendado a separao (exemplo: "sucodeuva.com.br" melhor que "suco-de-uva.com.br" )
Body Tags
Repetio de Keyword's - difcil saber ao certo a quantidade exata que uma keyword deve aparecer no corpo de uma pgina, porm exista uma regra que tem dado certo ao longo do tempo - "De 2 3 vezes em pginas pequenas e de 4 6 vezes em pginas grandes". As vantagens de se fugir dessa regra parecem to pequenas que no vale a pena arriscar.
Densidade de Keyword's - Um verdadeiro mito como componente algoritmico, no entanto ainda est na cabea de muiotos SEO's. Embora seja verdade que o uso de mais de um termo na keyword/frase possibilite melhoras no ranking, no duvidas de que este nunca foi item frmula pela os mecanismos medem a relevncia.
Variantes de Keyword's - A tempos existe a suspeita de que a variao de keywords influncia nos rankings de pesquisa, a teoria de que essas variantes ao longo de uma pgina pode ajudar com a otimizao do contedo, no entanto, no se esforce tanto. A recomendao de pelo menos uma ou duas variaantes no decorrer da pgina.
H1 Headline - Tem-se pensado na Tag H1 como tendo grande importncia na otimizao On-Page, porm recentes estudos tem provado que ela tem relao muito pequena com altas classificaes (quase zero na verdade). Enquanto esta uma prova convincente, apesar de seus efeito quase nulos para SEO, ainda assim recomendvel o uso adequado da Tag H1 como ttulo da pgina para fins de Semntica.
H2/H3/H4/Hx - Em termos SEO tem menor importncia que a H1, ainda assim recomendvel o uso correto de tais Tag's para atribuio de valor Semntico.
Atributo Alt - Surpreendentemente o "atributo alt" que a muito se pensava ter pouca correlao com SEO, provou ter forte relao com altas classificaes. Sendo assim, recomendamos o uso de uma imagem com keyword/frase no "atributo alt" da "Tag img".
Nome da Imagem - Uma vez que o trfego de imagem pode ser uma boa fonte de visitas, bem como para pesquisa natural, ento torna-se importante a otimizao do nome do arquivo de imagem, inserindo nele a keyword/frase escolhida para a pgina.
Bold / Strong - Utilizar negrito na Keyword parece carregar uma quantidade muito, muito pequena do peso de SEO, portanto a sugesto como boa prtica a utilizao de pelo menos uma vez na Keyword / Frase da pgina.
Itlico / Sublinhado - Mais uma vez para surpresa de muitos, utilizar Itlico / Sublinhado nas Keyword's parece ter uma leve correlao com posies mais elevadas no ranking, sendo mais relevante que Bold / Strong para rankeamento. Recomenda-se o uso nas Keyword's / Frases.
Internal Link Anchors - Ainda no foram feitos testes consistentes provando que os mecanismos de busca contam tais links em seus fatores de rankeamento, porm existem vrios sites que se beneficiam destas tcnicas, um bom exemplo a Wikipdia que tem as primeiras posies de milhares de Keyword's.
Comentrios HTML - Conforme teste parecem no influenciar nos fatores de rankeamento.
Links Internos & Arquitetura do Site
Click-Depth - recomendavel que quanto mais competitiva e desafiadora a Keyword / Frase, maior deve ser o empenho na Arquitetura do Site (o mesmo deve ser elaborada de tal forma que seja possvel chegar da Home em qualquer pgina com poucos cliques).
Nmero / Porcentagem de links internos - Quanto mais links tiverem s pginas, maior a possibilidade melhorar o posicionamento, principalmente para keywords concorridos, pois podem contribuir para aumentar o Nmero / Porcentagem de links de qualidade para uma pgina a qual se deseja otimizar.
Link's no Contedo X Link's Fixos - Pelo que se pode perceber parece que o Google e os outros mecanismos de buscas valorizam mais os link's que estejam no meio do texto (no estilo Wikipdia) do que em navegaes fixas. Ainda que link's fixos tenham seu valor, porm a melhor prtica inserir os link's no meio do contedo. No se esquea que o Google conta apenas o primeiro link do HTML para uma pgina.
Link no Menu Lateral e Rodap - Pesquisas recentes sugerem fortemente que link's no rodap tem pouca influncia no processo de SEO, link's laterais tem um pouco mais de relevancia (porm ainda bem pouco). Porm se voc est empregando estratgia de "Link's Fixos" para efeitos de SEO, a melhor opo seria atravs de link's acima do contedo.
Arquitetura da Pgina
Localizao das Keyword's - aconselhvel que as keyword's importantes estejam logo entre as primeiras palavras da pgina (entre as 50-100 primeiras palavras, quanto antes melhor). Os mecanismos de busca parecem ter uma preferncia para as pginas que utilizam suas keyword's mais acima da pgina do que as que utilizam mais abaixo.
Estrutura do Contedo - Alguns profissionais acreditam piamente que o Contedo bem Estruturado (Introduo, Corpo, Exemplos, Cocluso) so importantes para SEO, porm nos testes no foram constatados nenhum beneficio para melhores classificaes nos mecanismos de buscas.
Porque no obedecemos sempre todas essas regras?
simples. Na gigante demanda que gera a produo de contedo para Web, acabamos por esquecer, at mesmo ignoramos, por vezes intencionalmente desobedecemos as melhores prticas da Otimizao On-Page, embora seja muito importante, ainda assim apenas uma fatia de uma pizza muito maior:
Certamente vale a pena comear com a Otimizao O-Page, fazer o tagueamento correto das Keyword's, porm parece que o SEO On-Page aproxima-se da regra 80/20. Ou seja, faa 20% dos itens mais importantes (Ttulos, URLs, Link's Internos) conforme a lista, e voc ter realizado 80% (talvez mais) de todo o valor possvel da equao On-Page.
Melhores Prticas para se alcanar a 1 posio no Ranking
Embora no seja to surpreendente para profissionais de SEO experientes, a verdade que a Otimizao de Site On-Page no necessariamente ocupa o primeiro lugar na busca por melhores rankings. Na verdade, uma lista em ordem de prioridade mais condizente com esta realidade seria mais como:
1. Acessibilidade - Pginas que os mecanismos de busca no podem ver ou acessar no podem ser indexados, Sendo assim a rastreabilidade de uma pgina o primeiro item dessa lista.
2. Contedo - preciso ser convincente, ter material de alta qualidade que no s prende a ateno dos visitantes mais que tambm incentiva a compartilhar as informaes. A Viralidade do contedo possivelmente o fator mais importante na equao do ranking pois ele produzir uma maior taxa de converso do link.
3. On-Page - Incluir keyword's nos elementos On-Page mais importantes (Ttulos, URLs, Links Internos), isso j trar uma grande melhora para o desempenho de sua pgina.
5. Experincia do Usurio - A Usabilidade na Interface do Usurio, e a Experincia fornecida pelo site influncia grandemente nas citaes de links que por sua vez aumentam o trfego e por fim a converso.
6. Marketing - "Um Excelente Contedo no substitui um Excelente Marketing". Uma terrvel Maquina de Marketing ou uma Poderosa Campanha tem o poder de atrair muito mais links do que os contedos "merecem", e embora isso possa parecer injusto, um principio sobre o qual "ns" capitalistas temos funcionado nos ultmos 100 anos. Espalhar a Notcia muitas vezes to importante (ou mais) do que estar certo, ser honesto ou fornecer contedo de valor (basta olhar para o nosso cenrio poltico)
7. Avanada / Completa Otimizao On-Page - A aplicao de todos os itens On-Page Dethadas, certamente no intil, porm na prtica no agrega tanto valor quanto as outras prticas citadas acima.
isso ai meus amigos, espero que gostem deste excelente contedo basedo no artigo original do SEOmoz (Perfecting Keyword Targeting & On-Page Optimization).