subject: Review Mario Galaxy 2 [print this page] Ao infinito e ainda muito mais longe... Ao infinito e ainda muito mais longe...
Tudo comea num dia no Reino do Cogumelo. Mario mais uma vez convidado pela Princesa Cogumelo a participar do ?Star Festival? para curtir e celebrar a queda dos Star Bits. E como no podia ser diferente, Bowser se aproveita para atacar o castelo e raptar a princesa, no deixando Mario outra opo a no ser partir universo afora em busca da princesa com a ajuda das Lumas, seres parecidos com estrelas que do a Mario o poder de viajar pelas galxias.
Desta vez Mario no conta o apoio de Rosalina, a capit da nave-cometa utilizada em Super Mario Galaxy. Com um detalhe, nesse jogo assim que deixa o reino, Mario jogado em um pequeno planetide que na verdade uma nave espacial e como se no bastasse, assim que nosso heri assume o timo da nave ela completamente remodelada, tomando a forma do rosto de Mario. E assim comea o jogo, parando a cada planeta para coletar Power Stars, que funcionam como combustvel na Starship Mario. Jogos do mario so demais, principalmente o Mario galaxy 2!
fcil perceber que o enredo do jogo no passa de uma desculpa para tirar o mario de sua casa. Mas a verdade que por mais estranhal que seja a histria por trs do jogo, ela suficiente. A srie sempre foi assim e ainda no existem motivos fortes o suficiente para obrigar uma mudana.
Lanado cerca de 2 anos e meio depois da primeira verso, SMG2 inova muito pouco, mas muda alguns conceitos e acrescenta muita coisa nova, comeando pela organizao das fases. Aparentemente inspirado nos outros recentes ttulos de Mario, a Nintedo resolveu desistir de organizar as pequenas galxias em sistemas solares estranhos e passou agora a adotar o bom e velho sistema de mundos. Como antigamente, as fases agora so posicionadas em trilhas, e muitas vezes obrigatrio passar por uma para chegar a outra. A vantagem disso que o aprendizado do jogo fica mais facil e direcionada, sem contar que d um pouco mais de poder de escolha ao jogador.
Outra caracterstica nova de SMG2 que cada galxia agora passa a ter menos estrelas - uma mdia de 3 por fase, enquanto em Mario Galaxy tnhamos cerca de 5 ou 6. A reduo muito boa pois cria dinamismo ao jogo, que evolui muito mais rpido.
O simptico Yoshi foi outra tima cartada. Quando Mario est montado nele, a jogabilidade muda completamente. Apesar de no contar com a habilidade de arremessar ovos, o Yoshi possui muitas habilidades, entre elas comer os inimigos, encher-se de ar e voar, subir pelas paredes ao comer uma pimenta e outras mais. O Mario ganhou tambm novas habilidades, tais como transformar-se em rocha e rolar destruindo obstculos e inimigos, criar nuvens para servirem de plataformas e por a vai. O interessante que o jogo nunca pra de surpreender o jogador, cada fase tem um pequeno detalhe que seja de novidade.
Outro detalhe que vale mencionar so os chefes. Alm de Bowser e seu filho Bowser Jr., o jogador enfrentar criaturas como um besouro voador, um tatu com a retaguarda exposta, um cruzamento bizarro entre um minhocou e o deus-drago Shen Long e vrios outros bichos estranhos. Nenhum deles apresenta um nvel de desafio muito grande, verdade, mas isso no estraga a diverso.
Como era de se esperar, Super Mario Galaxy 2 timo. O jogo em todos os detalhes apresentam uma pequena melhora em comparao verso anterior, comeando com level design passando pelo gameplay e terminando com o grfico. Claro que tem pontos positivos e pontos negativos, mas a verdade que este um jogo indispensvel para qualquer um que tenha Wii e certamente um bom motivo para que quem no tenha, compre um.