subject: Preguiça Acadêmica [print this page] "Nada fazer o caminho certo para no ser ningum."
(Nathiel Hower)
Ela foi lanada em 1964 e teve sua primeira edio esgotada em apenas dez meses. Rapidamente tornou-se no apenas um objeto de desejo, mas um instrumento singular de apoio educacional. Nos anos 1970 e at meados dos oitenta, foi o melhor presente que pais poderiam conferir a seus filhos, muitas vezes adquirida com dificuldade mediante pagamento parcelado. Estou falando da Enciclopdia Barsa.
Lembro-me daquela coleo com 16 livros de capas vermelhas e letras douradas que me auxiliava nas tarefas escolares e abria as portas para um mundo surpreendente esperando para ser desvendado. O atlas geogrfico suscitou-me a curiosidade por pases, bandeiras, moedas e idiomas. E as pesquisas aos diversos verbetes estimulavam o prazer pela leitura e, por conseguinte, pela escrita, uma vez que os temas consultados tinham que ser relatados num caderno ou em atividade acadmica para ser entregue.
Com o advento da internet as enciclopdias caram em desuso. Hoje, um estudante no precisa mais folhear pginas a procura de uma informao. Basta acessar um site de busca para localizar o tema de seu interesse, muitas vezes com milhares de links relevantes. Depois, copiar e colar o texto, imprimindo-o e dando por encerrada a misso.
Neste processo, h muitas perdas. O prazer pela leitura se dissipa. Jornais, revistas e livros so proporcionalmente veculos menos utilizados. E o hbito da escrita tambm se esvai. Papel e caneta so substitudos por processadores de texto. A emoo e a personalidade presentes na caligrafia do lugar frieza dos bits e bytes.
Mas a facilidade de acesso informao tambm trouxe consigo um efeito colateral: os jovens esto ficando mais indolentes e apticos. Quase diariamente recebo mensagens de universitrios solicitando artigos, ensaios, grficos ou qualquer tipo de material que possa ajud-los em um trabalho acadmico ou na elaborao de sua monografia. H ocasies em que estes pedidos chegam de forma serena e consciente, deixando claro que minha eventual contribuio ser acessria, complementar atividade que desenvolvem.
Todavia, h circunstncias nas quais os pedidos que me visitam vo desde a definio de uma palavra que pode ser encontrada nos dicionrios (estes, tambm em desuso) at a mera transcrio, na ntegra, de uma tarefa proposta, incluindo data para entrega e regras para apresentao. Assim, o estudante encaminha as questes tal como lhe foram formuladas, esperando respostas prontas que possam eximi-lo do trabalho de pesquisar, ler, compilar, enfim, estudar.
Esta verdadeira febre assola tambm as chamadas comunidades virtuais. Quem participa de grupos ou fruns temticos de discusso, sabem o que estou dizendo. E, neste caso, a conduta se estende tambm a profissionais caa de planilhas, testes de avaliao, dinmicas de grupos, entre outros.
Informao e conhecimento devem ser compartilhados. Por isso, jamais deixo sem resposta um leitor, qualquer seja sua demanda. Mas vejo com preocupao este comodismo, s vezes travestido de oportunismo, porque me faz lembrar Confcio que dizia: "A preguia anda to devagar que a pobreza facilmente a alcana".
Tom Coelho educador, conferencista e escritor com artigos publicados por mais de 700 veculos da mdia em 15 pases. autor de "Sete Vidas Lies para construir seu equilbrio pessoal e profissional", pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros. Contatos atravs do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.br e www.setevidas.com.br. (Artigonal SC #3311841)