subject: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE NO CONTEXTO CONTEMPORANEO [print this page] INTRODUO INTRODUO
As novas praticas pedaggicas, buscam um entrosamento digno entre as disciplinas, fazendo com que todos busquem uma reflexo de igualdade dentro do currculo de acordo com os PCNs, e traar um novo caminho na procura das causas e efeitos do lidar com a formao deste individuo, descobrindo como os tpicos abordados em sala de aula influenciam na vida deste cidado, tendo com objetivo unicamente a melhoria das condies de vida deste diante da sociedade.
O estudo comungado das disciplinas busca conceitos bsicos e funcionais dentro do contexto da realidade do aluno, constatando a abrangncia e interao das partes envolvidas neste novo contexto educacional, tais questes no mundo contemporneo passa a ser de grande importncia para todas as reas do conhecimento. Acordar para toda esta abrangncia e interao de forma epistemolgica respeitando as diferenas e diferentes reas, como tambm a grande dificuldade do professor para lecion-la de forma contextualizada e eficaz, devendo este professor buscar novas maneiras e competncias para assim, comungar com o aluno no processo Ensino/Aprendizagem, o que tambm lhe trar dentro do universo das mltiplas inteligncias, uma gama de crescimento e engrandecimentos para toda a vida.
Assim sendo, chama-se as concordncias na aplicabilidade das variantes inseridas na prtica pedaggica, dentro das salas de aulas.
DESCUTINDO OS NVEIS PEDAGGICOS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DAS DISCIPLINAS
Tendo em vista toda essa abrangncia das prticas pedaggicas epistemologicamente nas diferentes reas do conhecimento e desenvolvimento do Ensino/Aprendizagem, na totalidade de suas disciplinas as quais constituem a grade curricular, todas sem exceo merecem igual ateno, visando uma aprendizagem, onde o aprendiz tenha a possibilidade de construir competncias vinculadas s mltiplas inteligncias, o que proporcionar inmeros conhecimentos para toda a vida. Perrenoud (1999, p.35) destaca que "toda competncia est fundamentalmente ligada a uma prtica social de certa complexidade. No a um gesto dado, mas sim a um conjunto de gestos, posturas e palavras inscritos na prtica que lhes confere sentido e continuidade".
Estabelecer como o Ensino/Aprendizagem deve ser trabalhado dentro de uma sala de aula, em toda a instituio escolar, ou melhor, em toda a vida do aluno, cada vez mais um grande desafio para os professores que lecionam essa disciplina.
As vrias formas encontradas para definir conceitos vinculados as diferentes disciplinas devem permear em trs nveis organizacional: Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e a mais recente Transdisciplinaridade. As discusses acerca desses temas no so novas (surgem no Brasil na dcada de 70), seja nas instituies de Ensino Fundamental, Mdio e tambm no meio acadmico. Essas discusses so bastante relevantes para enriquecer o Ensino/Aprendizagem de qualquer disciplina, tornando todas de relevncia importncia dentro da cadeia epistemolgica dos seguimentos educacionais nivelados, que est em discusso neste trabalho, implicando uma reflexo e um aprofundamento de estudo em cima destes temas em questo.
Para mostrar as diferenas conceituais da Multi, Inter e Transdisciplinaridade, nos propomos a colocar em debate essas definies terico-pedaggicas, relacionando-se com prticas no Ensino Fundamental e no Mdio, visto a necessidade que vem sendo sentida de integrar as outras disciplinas com realidade do Ensino/Aprendizagem. Discutindo a organizao fragmentada do conhecimento nas escolas, Manacorda (1991) e Almeida Filho (1997, p.36) abordam que "o conhecimento veiculado nas escolas vem sendo organizado de forma to estanque e fragmentado como a organizao do trabalho industrial que coloca o indivduo como objeto de ao parcial e obriga-o a constituir-se em um homem dividido, alienado, desumanizado. A realidade social e cientfica da modernidade marcada por esta fragmentao".
Ultimamente, em educao, muito se ouve falar em Multi, Inter e Transdisciplinaridade. Uma das questes que se coloca para discusso a das diferenas de fundo entre esses conceitos. preciso identificar, conceitualmente, analogias entre eles. A idia de integrao e de totalidade que aparentemente perpassa estes conceitos tem referenciais terico-filosficos diferentes e inconciliveis. A prtica do ensino dos professores sendo transdisciplinar, diferente da prtica de Ensino dos professores de forma interdisciplinar ou multidisciplinar e muito diferente da prtica dos professores de maneira puramente disciplinar.
MULTIDISCIPLINARIDADE
Designa-se a Multidisciplinaridade a integrao de vrios contedos inseridos na mesma disciplina, sem a preocupao de temas comuns, sempre vinculando algumas bibliografias, ensino e procedimentos condizentes com as tcnicas de ensino, no contexto da avaliao dos contedos. Nogueira (2001, p. 140) mostra que "no existe nenhuma relao entre as disciplinas, assim como todas estariam no mesmo nvel sem a prtica de um trabalho cooperativo". E Almeida, (1997, p. 86) acrescenta "Poder-se-ia dizer que na Multidisciplinaridade as pessoas, no caso as disciplinas do currculo escolar, estudam perto, mas no juntas. A idia aqui de justaposio".
Na Multidisciplinaridade recorre-se as mais variadas informaes de matrias para estudar a melhor maneira de envolvimento do aprendiz, sem a preocupao de interligar as disciplinas entre si.
Com isto, cada disciplina traz seu legado de informaes pertinentes ao seu campo do conhecimento, sem assim haver uma real implicao entre elas. Sendo esta forma de relao entre as disciplinas a menos eficaz, pois no remete a transferncia de conhecimentos para o alunato, respeitando assim as inteligncias mltiplas em relevncia no dialogo separadamente.
INTERDISCIPLINARIDADE
Na Interdisciplinaridade, essas discusses tomaram corpo nos anos setenta, propondo desde da uma integrao terica e prtica numa perspectiva da totalidade. Frigotto (1995 op.cit, p. 55) defende que a Interdisciplinaridade "uma necessidade relacionada realidade concreta, histrica e cultural, constituindo-se assim como um problema tico-poltico, econmico, cultural e epistemolgico".
Nesta pedagogia existe uma real cooperao e troca de informaes na sala de aula, aberto ao dilogo e ao planejamento. A fragmentao e compartimentaro das diferentes disciplinas no contaro mais, a questo problema levar unificao do conhecimento. " necessria uma coordenao que integre objetivos, atividades, procedimentos, atitudes, planejamentos e que proporcione o intercmbio, a troca, o dilogo, etc". (NOGUEIRA, op.cit. p. 143). Neste contexto as disciplinas interagem com conexes distintas, existindo uma coordenao. O professor levar em considerao todo o conhecimento adquirido pelo aluno durante sua vida.Na Interdisciplinaridade o Ensino/Aprendizagem proporciona de forma estruturada uma aprendizagem rica em sua estrutura conceituais compartilhando com varias outras disciplinas, restando ao aprendiz a realizao das snteses dos temas abordados.
TRANSDISCIPLINARIDADE
Este novo mtodo nada mais que uma pratica pedaggica recente vinculada aos mais variadas formas do pensamento epistmico, tratada pelo Edgar Morin. Esta nova relao ir mais alem no processo da elaborao do Ensino/Aprendizagem, onde no existem fronteiras vinculadas as reas do conhecimento, chegando assim, a um nvel bem elevado, podendo distinguir onde se inicia e termina cada disciplina.
Neste novo mtodo, percebe-se as relaes consistentes entre as disciplinas, e com isto vem a proporcionar ao aprendiz o enfrentamento no contexto globalizado do milnio, vislumbrando uma cultura que possibilitar as mais variadas formas de articulaes possveis, respeitando todo o conhecimentos que este adquiriu em toda sua vida.
Nogueira (op.cit. p. 145), coloca que "a finalidade a ser atingida comum a todas disciplinas e interdisciplinas". A Transdisciplinaridade insere-se na busca atual de um novo paradigma para as cincias da educao, buscando como referenciais tericos a teoria da complexidade, com a idia de rede, ou de comunicao entre os diferentes campos disciplinares.
Esse novo paradigma da complexidade e a Transdisciplinaridade implicam na reforma do pensamento dentro do processo de ensino/aprendizagem traz consigo causa/conseqncias existenciais, ticas e cvicas. Essa reforma do pensamento do Ensino/Aprendizagem das disciplinas, portanto, deve gerar-se este entendimento a partir do prprio professor e no do exterior, tambm contm uma necessidade social-chave, que colocada por Morin (op.cit., p. 34.) "formar cidados capazes de enfrentar os problemas de seu tempo". Edgar Morin destaca tambm (op.cit, p. 36.), "essa reforma deve comear no ensino dos professores", ou seja, no processo da sua formao, nas universidades.
Esta prtica exige uma nova postura daqueles que desenvolvem estudos cientficos e daqueles que trabalham com o processo de construo do conhecimento nas instituies de educao, propondo uma mudana de pensamento de todo o sistema educacional, uma reforma na educao e conseqentemente no Ensino/Aprendizagem de qualquer disciplina do currculo escolar. Portanto, h que se buscar construir outros referenciais que norteiem as prticas educativas, oportunizando aos estudantes atividades mais atraentes e contextualizadas.
A interdisciplinaridade pedaggica (transdisciplinar) caracteriza a atualizao em sala de aula da interdisciplinaridade didtica. a prtica que vem interferir e afetar a situao didtica interdisciplinar, atravs da gesto o que ocasiona os conflitos, as concepes e estado psicolgico o qual se encontra o aluno. Existindo uma complementaridade do professor neste entendimento entre pratica e didtica na ao interdisciplinar, sendo a funo da didtica mobilizar e fornecer conhecimentos que venham gerar e produzir elementos que permitam atravs da cognio o discurso gerador da aprendizagem , associando a linha de pensamento facilitando assim a aprendizagem dos contedos. Torna-se invivel transpirar os conhecimentos que caminham no leito escolar, partindo meramente de trabalhos, agindo de forma separatista das didticas efetuadas nesta,"querer ensinar os conhecimentos escolares segundo trabalhos disciplinares e proceder ao estabelecimento de uma separao entre as didticas [o que seria] contestar o funcionamento cognitivo da criana, seno de todo ser humano". (LENOIR, 2001, p.64).
No se trata tambm de fazer um amontoado ecltico de dados, porque "a funo da didtica conceber as situaes s quais os estudantes podero dar sentido, situaes que lhes permitiro agir e refletir sobre sua ao e sobre seus resultados." (idem, 2001, p. 63)
Ver-se que os contedos e as prticas didticas no se integram, eles se acumulam por justaposio, ignorando o saber enquanto construo histrica de um sujeito coletivo.
A superao da fragmentao da prtica da escola s se tornar possvel quando esta se tornar completa, onde o processo educacional entendido como conjunto de articulao e planos de ao tenham como finalidades os valores prvios e assumidos. A fora norteadora da inteno de se permitir organizar os objetivos da disciplina em ao no funcionamento da escola e para o aprendiz.
A relutncia dos professores em se engajar na educao interdisciplinar no apenas uma questo de no saber como, apesar da literatura abundante, ou da fora dos obstculos, apesar da multiplicidade de estratgias e modelos j provados. Ela tambm surge da socializao disciplinar, que leva os professores a acreditar que no esto fazendo o seu trabalho da maneira como foram treinados para faz-lo.(KLEIN, 2001, p.123).
Desta forma, acontece com o aprendiz, que so socializados aprendendo por uma viso tradicional. A desculpa que a instruo interdisciplinar no fornece aprendizados essenciais e negligencia o domnio dos contedos das disciplinas, no sendo uma educao "real".
A elaborao de currculos interdisciplinares no tarefa fcil, percebe-se o aprisionamento epistemolgico dos professores em saber dividirem este espao de suas disciplinas com as demais, dando uma conotao de ligao as demais disciplinas, tornando estas transcendentais, e nos perguntamos: como atingir este patamar? S vamos descobrir quando nos permitir um tempo adequado para encontramos os elos onde o aluno seja o ponto norte da aprendizagem, vinculando sua realidade ao mo0vimento da disciplina na sala de aula. Assim vamos enriquecer o quadro das disciplinas com um olhar externo bem amplo e fazer jus ao Ensino/Aprendizagem.
O entusiasmo do movimento pela interdisciplinaridade intervm no currculo com novos contedos, novas combinaes e novas formas de trabalh-los, para transformar o aluno, o cidado, a sociedade, e porque no o mundo.
A dicotomia interdisciplinar/disciplinar, acontece na elaborao de um projeto curricular global. Onde o aluno vai usar o conhecimento de uma nica disciplina para equacionar problemas nas demais disciplinas, servindo de complemento eficaz nesta resoluo. No atual contexto escolar, fica impossvel ver as fragmentaes isoladas e fechadas das disciplinas em seu bojo, dem o nome que quiser, mais a interao e atravs de seus eixos temticos tem no mundo contemporneo a obrigao do respeito e interao entre si, deixando esta participao seja plena por parte dos seus professores e observando a mudana que causa nos aprendizes, tornando-os capazes de externar seu ponto de vista mediante ao grande entendimento que este faz, quando no fala da disciplina isolada e sim constri um pensamento amplo, tendo mais liberdade frente sua linha de pensamento.
As reivindicaes por uma teoria impossvel para o entendimento do Interdisciplinar traz conflitos em seu entendimento, os professores lidam o tempo todo com complexos, incertezas, instabilidades, singularidades e conflitos de valores, precisando assim de uma epistemologia da prxis, que tenha como caracterstica do fazer e pensar reflexivo, estando a capacidade interdisciplinar no eixo central das condies e no fazer pedaggico. Toda mudana di , causa transtornos, mais este no no ser o pretexto, para nos afastarmos do cerne da questo que permeia a mudana na ao do professor diante a disciplina, que se busque uma soluo, diria que a atualidade tempo de pensar e aprender a aprender a conduzir.
H aqueles que sustentam o pensar reflexivo sendo a interdisciplinaridade o responsvel com respostas para a cincia humanas, sendo co responsvel pela sua maturidade existindo, como diz VEIGA-NETO (2005, p. 85): "se por um lado a pedagogia paga h mais de 100 anos um preo epistemologia, para, pelo outro lado, auferir o lucro de poder se movimentar impunemente' por outras reas do conhecimento".
CONSIDERAES FINAIS
A filosofia interdisciplinar propiciar a mxima explorao das potencialidades de cada cincia e, por qu no, de cada indivduo, agora com seu pensar autnomo, holstico, harmonioso e integrado, um saber total. Nascer uma raa rigorosa de cincias humanas para ler o mundo real e uma legio de cincias exatas que se decidiro por servios mais humanos.
Assim sendo, que tais aspiraes, venham a enaltecer os professores na busca do melhor entendimento na cumplicidade do ser pedaggico interdisciplinar, transcendendo sua prxis, para tornar o conhecimento encantado r aos olhos e ouvidos do aluno, resgatando neste a fome do eterno aprender. Para participar na construo deste novo cidado e aparent-lo ao mundo contemporneo com uma certa suavidade.
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INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE NO CONTEXTO CONTEMPORANEO