subject: A educação na área da educação [print this page] Tenho defendido, como sempre, com muita convico, todo o corpo docente; e quando digo todo, engloba as classes que trabalham com as mais diferentes idades. Mas, defender com viso em ngulo de 45 no conveniente e to pouco, justo.
Abrindo minha viso para um panorama de 180 deparei com um problema que se assemelha aos que encontramos em sala de aula; se trabalhamos com a educao, criticamos a falta dela e lutamos por um mundo mais educado, no mnimo precisamos e devemos, por obrigao,uma apresentaoeducada, diariamente,diante dele,
Como poder haver possibilidadeem dar continuidade educao familiar, dentro da escola, se os professores no esto preparados para receb-los com educao e, na verdade, nem sequer receber a outros colegas, pelo menos com um bom dia ou boa tarde?
A recepo aos colegas da classe demonstra o grau de educao que se encontra a escola. Jamais poderemos atingir algum objetivo, seja na informao instrucional ou seja na formao e transformao social se a educao no estiver inserida em sua prpria formao familiar.
Ouvi de meu av, quando criana, que nem mesmo um co deveria passar por algum, sem ser notado, portanto, no se deve negar cumprimento ao prximo, porm, nos dias de hoje, professores transitam pelos corredores das escolas exalando mau humor e falta de educao. Mas, como assim, pois, no somos ns os meio de campo da sociedade? No somos ns a linha mestra? No somos ns os semeadores?
Trabalhamos para a educao, na rea da educao, sem educao?
Uma lgrima est em meu corao, pois, se a falta de educao j atingiu grande parte dos mestres da educao, qual ser o futuro desta nao que,orgulhosa, se intitulavaa mais alegre egentilde todas? Interessante, bem poucos dentes sorridentes tenho visto.
Professora do Ensino Fundamental, trabalhou em escolas pblicas do Paran. Cursou a faculdade de artes e hoje dedica-se literatura e artes plsticas. (Artigonal SC #3310350)