subject: Uma Universidade na Pós-modernidade: com enfoque sistemico [print this page] Uma Universidade na Ps-modernidade: com enfoque sistemico.
Jorge Rocha Gonalves
j.rocha60@yahoo.com.br
Resumo: analise do ensaio publicado por RUTH A. Yllada Garcia, Publicao no Educere. Universidad de Los Andes. Julio-Setiembro, ao/vol.9, nmero 30. Merida, Venezuela. Pp. 359-394
O principal proposito dessa analise, vem demonstrar a viso Latino Americano, da universidade em nossos dias, apesar de discordar que vivemos na ps-modernidade, pois ainda estamos vivendo em uma sociedade desigual entre as pessoas humanas, onde muitas ainda passam sem uma refeio por dia.
Diante da universidade, existe a necessidade de uma aproximao em sua atividade acadmica, entre a pesquisa e a escola de educao basica, componente das pesquisas nas atividades da universidade e no retorna a escola, o resultado dessas atividades, onde a parte terica, venha a dirigir - se ao propsito de uma reforma no setor universitario, dentro de uma sociedade complexa e globalizada.
A formao dos profissionais, saindo de suas atividades acadmicas, onde esto caracterizados pelos modos modernos de pensar, promovendo uma caracterstica que hoje est em questionamento constante.
A Formao de um procedimento Heurstico e com uma viso terica de experincias trazidas da ou na vida acadmica, pesquisada, leva os estudantes a compreenderem a realidade da sociedade.
O principal cenrio que encontramos em nossa atividade a necessidade de contextualizar as atividades escritas e lidas, com as da vida, ofertando uma viso propria para um pesquisador.
A introduo da pesquisa vem estabelecer maior aproximao entre o ofertado na sala de aula, com o fenmeno estudado e apresentado no cotidiano.
Formar profissionais com modos modernos de pensar, promovendo um comportamento de questionamento constante na sociedade em que vivemos.
Impulsionando a ordem, a racionalidade, o pensamento universal, o pensamiento individual, a razo verdadeira, o progresso, a centralidade social, originando um tipo de pensamento nico do tipo causa-efeito e disciplinamento que estabelece o dominio da natureza convertendo desta forma, no pensar e atuar em uma verdade.
Com respeito a este modelo de trabalho intelectual, que se produz tambm, uma entusiasta defesa, trabalhando com posio do convencimento, para constituir um mundo sem uma produo mecnica, dentro de pensamentos no ambiente que vive na sociedade
Uma Universidade na Ps-modernidade: com enfoque sistemico
Sou professortcnicoda secretaria estadual de Educao de Pernambuco. se preparando para terminar o mestrado emCinciasda Educao e iniciar o doutorado. Gosto do trivial da vida, principalmente, no contato com a vida e a natureza, alm da leitura e escrita. (Artigonal SC #3297370)