subject: Fila para compra de máquinas para construção cívil [print this page] Minha Casa' provoca fila para compra de mquinas
18 de setembro de 2010 |
19h49 |
Tweet este Post
Fonte: Jornal da Tarde
A atividade do mercado imobilirio no Brasil est to aquecida que os fabricantes de mquinas e equipamentos usados na construo civil j tm fila de at quatro meses para entrega, dependendo do produto. Ao mesmo tempo em que comemoram resultados recordes, essas companhias apresentam demanda em nveis muito acima do esperado.
De acordo com a Terex Amrica Latina, fabricante de mquinas e equipamentos para construo e obras de infraestrutura em geral, a procura por manipuladores telescpicos (telehandler) uma espcie de empilhadeira usada no programa "Minha Casa, Minha Vida" tem sido to expressiva que h fila de dois meses para entrega. Na linha de plataformas areas, para trabalhos que podem atingir at 43 metros de altura, chega a quatro meses.
A empresa espera vender 400 manipuladores em 2010, o que representa 388% em relao ao ano anterior, quando foram vendidas 82 unidades. O manipulador um dos primeiros equipamentos que entram no canteiro de obra e o ltimo a sair, lembra Andr Godoy Freire, presidente da companhia. Esse tipo de equipamento serve em obras de trs ou quatro andares, posicionando e entregando materiais em diferentes alturas da construo.
A JCB do Brasil, que tambm fabrica manipuladores telescpicos, teve aumento de 35% nas vendas desse tipo de mquina em 2010. De acordo com Nei Hamilton, diretor de vendas da empresa, o programa habitacional do governo federal "Minha Casa, Minha Vida" o principal responsvel.
Na construo civil, os principais clientes dessas fabricantes so locadoras de equipamentos que atendem as incorporadoras. Entre as empresas que fazem a locao de equipamentos, a Mills Rental se diz confortvel em relao demanda. A empresa, porm, planeja investir R$ 300 milhes nos prximos trs anos em aquisies de equipamentos e abertura de filiais.
Para Freire, da Terex, em um canteiro de obra muito mais rentvel alugar os equipamentos e no ter despesas com manuteno. "Alm disso, o transporte dessas mquinas de um empreendimento para outro tambm teria impacto nas margens de lucro das construtoras."
Mas segundo Hamilton, da JCB, muitas construtoras que costumavam alugar as mquinas agora comeam a compr-las. Algumas das principais incorporadoras admitem que esto comprando maquinrio para diminuir a dependncia de fornecedores nas obras, mas no confirmam as filas ou atrasos. A MRV Engenharia confirma estar investindo na compra de equipamentos, no por falta de oferta, mas sim para maior ganho financeiro a longo prazo. A Living, subsidiria da Cyrela para o segmento econmico, tambm optou por comprar determinados equipamentos, como gruas. J a Rossi Residencial adquire parte das mquinas que usa no canteiro de obras. (Fabiana Holtz)